Jeremiah Bitsui em Entrevista | O protagonista de Drunktown’s Finest
Fresh From Sundance
Tal como noticiámos há algumas semanas, ao longo do mês de junho, o Sundance Channel, um canal exclusivo da NOS, está a exibir uma seleção de destacados filmes da edição 2014 do Sundance Film Festival. A promoção dá pelo nome de “Fresh From Sundance”.
O Sundance Film Festival, é a maior mostra anual de cinema independente nos Estados Unidos, revelando os novos trabalhos de realizadores americanos e internacionais. Muitos dos filmes do Festival são posteriormente estreados, em exclusivo, no Sundance Channel, como no caso de Drunktown’s Finest (16 de junho) e cujo protagonista Jeremiah Bitsui entrevistámos num exclusivo MHD.
Drunktown’s Finest – Estreia 16 junho
EUA (Argumento e Realização: Sydney Freeland) — é a história de três jovens nativos americanos – um rebelde à beira de ser pai, uma cristã devota e um transsexual promíscuo que crescem numa reserva. Em 2010, o realizador e argumentista Sydney Freeland conquistou uma bolsa de realização e uma bolsa de escrita do Sundance Institute. Elenco: Jeremiah Bitsui, Carmen Moore, Morningstar Angeline, Kiowa Gordon, Shauna Baker, Elizabeth Francis.
Entrevista a Jeremiah Bitsui
Que pode contar-nos sobre a sua personagem Luther Sickboy Maryboy em ‘Drunktown’s Finest’?
– A minha personagem, Sickboy, é um jovem nativo americano que está a tentar encontrar o seu caminho na vida e a sua própria identidade. Ele tem um passado marcado por uma família com um background de dependência (dependência do álcool e de outras substâncias) e está a tentar mudar de vida, porque a sua namorada está grávida. O meu personagem pode ser considerado um “bad boy”, mas na verdade, ele é um bom rapaz com um grande coração.
O que representou para si o sucesso alcançado por este filme no Sundance Film Festival?
– Participar no Sundance Film Festival foi uma experiência incrível. Na verdade, é um festival muito difícil, com muita concorrência. Tive a possibilidade de assistir a outros filmes internacionais e conhecer cineastas e atores de todo o mundo. O sucesso do filme no festival fez-me sentir muito feliz e orgulhoso. Partilhei cada momento com a minha família e amigos.
Como foi a experiência de trabalhar com a realizadora Sydney Freeland? Gostaria de voltar a trabalhar com ela no futuro?
– Sydney é uma jovem realizadora, mas já tinha experiência de dirigir atores anteriormente. Ela tornou o nosso trabalho diário muito mais simples e ela costumava falar todos os dias com o elenco para nos fazer sentir mais confortáveis e à vontade. Sydney deu-nos muita liberdade para desenvolvermos o nosso trabalho. Foi um grande prazer trabalhar com ela e estou ansioso por saber qual será o seu próximo projeto.
O Jeremiah também já trabalhou em diversas séries de televisão e é principalmente conhecido pelo seu trabalho como Victor na famosa série Breaking Bad. Quão importante foi esse papel para a sua carreira?
O papel de Victor em Breaking Bad foi uma experiência extraordinária. Adorei trabalhar com todo o elenco, produtores e realizadores. Foi a minha primeira experiência de trabalho real em TV, aprendi muito. Breaking Bad tem tido um incrível impacto internacional. Com a minha participação nesta série tão popular surgiram novas oportunidades profissionais.
Pode-nos dizer algo sobre seus próximos projetos?
– Estou a participar numa nova série televisiva intitulada Night Shif , de um dos produtores com quem trabalhei em Breaking Bad. Trata-se de um grupo de veteranos da Guerra do Afeganistão, que voltaram para casa em San Antonio e trabalham num serviço de urgência. Além disso, também estou a trabalhar no meu próximo filme, que será sobre o famoso boxeur Johnny Tapia, mas ainda não posso dar mais detalhes sobre ele.
Prepara-se de maneiras diferentes para os papéis no cinema e nas séries de TV?
– Preparo-me da mesma forma. Embora a maneira de trabalhar em televisão seja muito mais rápida, porque é necessário ter em conta os prazos da produção.
Se tivesse que escolher entre TV e cinema, o que escolheria?
– Anteriormente, eu só queria trabalhar em projetos de cinema. No entanto, depois de trabalhar para uma grande produção como Breaking Bad, passei a estar mais aberto para outras oportunidades e agora concentro-me mais na própria história quando escolho um projeto. Estou sempre disponível para novos projetos, seja para televisão ou cinema.
O Jeremiah é ator desde os 5 anos de idade. O que é que o faz continuar?
– Eu sempre quis ser um ator. Tive o meu primeiro papel num filme quando tinha apenas cinco anos. Esta primeira experiência fez-me querer continuar. Os meus pais sempre foram muito solidários e respeitaram a minha decisão.
Trabalhou com diretores de prestígio, como Oliver Stone, Clint Eastwood e Jim Sheridan. O que pode dizer-nos sobre eles?
– Trabalhar com todos esses cineastas experientes ajudou-me a aprender muito de uma forma profissional. Todos eles foram flexíveis a novas ideias e podem ser considerados um exemplo de profissionalismo.
Alguma vez pensou em tornar-se realizador?
– O importante é trabalhar no que se gosta e no que realmente nos motiva. Tenho muito orgulho em trabalhar numa indústria que adoro. Neste momento, quero continuar a trabalhar como ator e explorar novos personagens. No entanto, não excluo a possibilidade me tornar realizador no futuro. Na verdade, há alguns anos, estive prestes a inscrever-me num programa de formação em realização em Los Angeles.