Os 5 melhores livros de 2017, segundo Bill Gates
[tps_header]
O multimilionário e cofundador da Microsoft Bill Gates lê uma média de 50 livros por ano. No seu blogue, ele justifica o porquê do hábito:
Ler é a melhor maneira de satisfazer a minha curiosidade. Embora eu tenha sorte de conhecer muitas pessoas interessantes e visitar lugares fascinantes através do meu trabalho, ainda acho que os livros são a melhor maneira de explorar novos tópicos que interessam.
Gates listou e criticou os 5 melhores livros de 2017, dentro dos que leu. Eles são:
[/tps_header]
“THE BEST WE COULD DO”, de Thi Bui
“Uma bela banda desenhada baseada em memórias profundas. A obra define o significado de ser pai e, ao mesmo tempo, refugiado. A família da autora fugiu do Vietname em 1978. Depois de ela dar à luz sozinha, decidiu aprender mais sobre as experiências dos seus pais, crescendo num país desmembrado pelos ocupantes estrangeiros.”
“EVICTED: POVERTY AND PROFIT IN THE AMERICAN CITY”, de Matthew Desmond
“Se queres compreender bem como as questões que causam a pobreza estão interligadas, então tens de ler este livro sobre a crise dos despejos em Milwaukee. Matthew Desmons escreveu um relato brilhante de norte-americanos que vivem na penúria. Ele deu-me uma ideia de como é ser-se pobre neste país, mais do que qualquer coisa que já tinha lido antes.”
“BELIEVE ME: A MEMOIR OF LOVE, DEATH AND JAZZ CHICKENS”, de Eddie Izzard
“A história pessoal de Izzard é fascinante: ele sobreviveu a uma infância difícil e trabalhou incansavelmente para superar a sua falta de talento natural e se tornar uma estrela internacional. Se és um grande fã dele, como eu sou, vais adorar este livro. A sua escrita é muito semelhante à sua voz de palco, pelo que me encontrei a rir em voz alta diversas vezes enquanto o lia.”
“THE SIMPATHIZER”, de Viet Thanh Nguyen
“A maioria dos livros e filmes que conheci sobre a Guerra do Vietname concentraram-se na perspectiva americana. Este romance premiado de Nguyen oferece uma visão muito necessária sobre o que era ser vietnamita. Apesar de ser um tema escuro, “The Sympathizer” é uma história emocionante sobre um agente duplo e o problema que o aborda.”
“ENERGY AND CIVILIZATION: A HISTORY”, de Vaclav Smil
“Smil é um dos meus autores favoritos, e esta é a obra-prima dele. Ela explica como a nossa necessidade de energia moldou a história humana — desde a era das usinas de burro até a busca de energia renovável. Não é o livro mais fácil de ler. Todavia, no final, sentir-te-ás mais inteligente e informado sobre como a inovação energética altera o curso das civilizações.”