Comic Con Portugal 2014 | Stan Lee foi o “sonho” quase possível
A Magazine.HD esteve hoje presente na conferência de imprensa de apresentação da Comic Con Portugal, em Matosinhos. O evento, a decorrer no próximo fim de semana na Exponor, é o primeiro do género em Portugal e promete levar pelo menos 20.000 visitantes àquele espaço.
A Comic Con Portugal está a chegar e com ela chegam-nos também mais novidades que certamente não vai querer perder. A Magazine.HD esteve esta manhã na conferência de imprensa de apresentação do evento de celebração da cultura pop, no Cineteatro Constantino Nery, em Matosinhos, onde o coordenador da convenção, Paulo Cardoso, respondeu a diversas perguntas colocadas pelos jornalistas.
Antes demais, e com uma perspetiva de cerca de 20.000 visitantes ao longo dos 3 dias do evento, a Comic Con Portugal poderá bater essa meta, já que o número de bilhetes vendidos se aproxima desse valor. Em relação ao orçamento, o coordenador da convenção admitiu que era “astronómico”, mas não era direcionado apenas para um evento pontual. Paulo Cardoso acresentou também que o plano da organização é dar continuidade ao evento por mais quatro anos, ou seja, até 2018. Ficou também claro que o sucesso ou insucesso da edição de 2014 não condicionará as edições seguintes, todas elas a decorrerem no Porto e com cada vez um melhor cartaz.
Questionado sobre o porquê do Porto como cidade anfitriã do evento, Paulo Cardoso afirmou que o que pesou na decisão foi o facto de o Aeroporto Sá Carneiro ser considerado um um aeroporto low-cost e, fundamentalmente, pela proximidade da invicta com o forte mercado de BD em Espanha. A decisão de organizar a Comic Con Portugal para o início deste mês de dezembro e não numa outra data durante o Verão deveu-se à sobrecarga do mercado devido aos festivais de Verão que se realizam um pouco por todo o país.
Em relação às celebridades confirmadas no evento, Paulo Cardoso confessou que nunca pensou ter o cartaz que hoje foi apresentado visto ter sido difícil negociar a vinda de atrações internacionais para um evento que é pioneiro num país como Portugal. A explicação do conceito “Comic Con” foi uma barreira a ultrapassar também na conquista de parceiros, tendo a organização batido a “todas as portas” em busca de apoios. Entre a conversa, acabou por revelar que Stan Lee era o “sonho” da Comic Con Portugal para 2014, e por muito pouco não vai estar presente no evento no proximo fim de semana.
O cartaz internacional de Cinema e TV da Comic Con Portugal inclui nomes como Natalie Dormer (Game of Thrones, The Hunger Games), Paul Blackthorne (Arrow, Dumb and Dumber To), Morena Baccarin (Homeland, V, Gotham, Firefly), Seth Gilliam (The Walking Dead, Teen Wolf, The Wire), Clive Standen (Camelot, Vikings) e ainda os atores de “Da Vinci’s Demons” Tom Riley, Blake Ritson e Elliot Cowan. No entanto, Paulo Cardoso garante que o cartaz “só estará fechado no dia”, acrescentando como confirmações de última hora um painel sobre o filme da Disney/Marvel “Big Hero 6” (moderado por Mário Augusto e com a presença dos atores das dobragens portuguesas), bem como uma antestreia de uma série que será anunciada oportunamente.
Por fim, fica certeza de que a Comic Con Portugal é muito mais do que um evento de celebração da cultura pop: é também um evento solidário. 75% das receitas correspondentes às vendas dos Pack Experience (disponíveis para os atores Natalie Dormer, Morena Baccarin e Paul Blackthorne ) reverterão a favor da Associação “Um lugar Pró Joãozinho”.
A Magazine.HD é parceira oficial de comunicação da Comic Con Portugal e estaremos no evento para te contar todas as novidades. Sabe mais em: comic-con-portugal.com