TOP 100 – Os Melhores Jogos de Sempre! Do 100 ao 91…
[tps_header]
Já te perguntaste quais seriam os melhores jogos alguma fez já criados? E se te dizermos que temos uma lista com os 100 melhor?
[/tps_header]
Definir os 100 melhores jogos de sempre não é tarefa fácil. Mais difícil ainda é organizá-los. Nesta escolha tivemos em conta tudo o que compõe um jogo – gráficos, jogabilidade, som, enredo – mas também a inovação que apresentou, de que modo influenciou o género e a indústria, e claro, a visibilidade e o legado que nos deixou. Qualquer lista será sempre alvo de discussão, pois cada um terá as suas preferências. Nós tentámos olhar para os títulos de objetiva, deixar os nossos fanatismos de lado e criar a lista mais coerente possível. Para trás, porque 100 é um número demasiado pequeno para esta indústria, ficam jogos que nos marcaram mas que por um motivo ou outro, não tiveram hipótese de estar aqui presente. E agora, que comece a contagem decrescente dos melhores jogos de sempre!
100 – Dragon Quest VIII – The Journey of the Cursed King (PlayStation 2)
Lançado em 2005, foi um dos jogos do ano e um RPG que marcou a indústria, apesar de em Portugal não ter ganho visibilidade. Com gráficos que lembravam “Dragon Ball Z”, “Dragon Quest VIII” apresentou uma história rica, simples e que nos prendia até ao fim. O mundo era vasto e completo, cheio de personagens que nos ficaram na memória. A banda sonora era excelente, como sempre nesta série, e o jogo obrigava-nos a muitas horas de jogo! “Dragon Quest VIII” demonstrou que um bom RPG pode ser viciante, vasto, completo e divertido sem precisar de grande complexidade.
99 – Manic Miner (ZX Spectrum)
Lançado em 1983, “Manic Miner” revolucionou os jogos de plataformas que anos mais tarde o mundo venerou. Jogos como “Sonic” e “Super Mario Bros.” devem muito a este jogo onde a física de salto/gravidade e os solos que se mexiam a diferentes velocidades deixaram os fãs rendidos. Todos aqueles que perderam horas das suas vidas a verem este jogo ser carregado no Spectrum (frustrante quando dava erro) ainda se devem lembrar da sua música. Perfeito quando lançado, “Manic Miner” é o pai do jogos de plataformas.
98 – Heavy Rain (PlayStation 3)
O topo do drama interativo. “Heavy Rain” é um dos jogos mais marcantes da sua geração mas, curiosamente, um que ainda ninguém teve a coragem de imitar. A história profunda e perturbadora, uma banda sonora de luxo que evoluía a cada momento e gráficos que demonstravam o poder da PS3 tornavam este jogo como um dos melhores do ano.
Mas a diferença estava na jogabilidade (diferente e que nem sempre esteve ao nível do jogo) e dos resultados das nossas ações. O jogador era convidado a entrar no jogo, sentir o que as personagens sentiam e decidir, com resultados que iriam alterar para sempre a história. Um dos jogos mais inovadores e singulares, onde é impossível esquecer algumas decisões que nos levaram a um de vários finais possíveis, e alguns são impossíveis de esquecer.
97 – Panzer Dragoon Saga (Sega Saturn)
O melhor jogo da série e um dos melhores desta consola da Sega. Apesar do lugar que aqui ocupa, este será, muito provavelmente, o jogo mais valioso desta lista, e para isso basta ver os leilões onde este jogo entra. Com pouca tiragem e lançado numa fase em que a Saturn estava em declínio, hoje são muitos os colecionadores que tentam deitar as mãos a esta preciosidade de 4 cd’s. Rápido, graficamente no topo do que a consola podia oferecer, este foi um dos primeiros RPG a deixar uma sensação quase cinematográfica. Um jogo a não perder.
96 – Mortal Kombat (Arcada, SNES, Mega Drive)
Polémico e um êxito mundial, “Mortal Kombat” introduziu uma jogabilidade única no seu tempo, personagens que se tornaram míticas (por exemplo: Sub-Zero e Scorpion) e, claro, os fantásticos finishing moves. Deu origem a uma enorme saga de jogos e a uma série de filmes. É, em muitos aspetos, o pai no seu género, e que muitos tentaram imitar, quer fosse na violência, nas personagens, ou na jogabilidade. Liu Kang, wins!
95 – Overwatch (PC, PlayStation 4, Xbox One)
Um dos shooters mais viciantes dos últimos anos conta com um ritmo louco, personagens memoráveis e uma jogabilidade quase perfeita. Sendo claramente um jogo direcionado para o multiplayer, a comunidade respondeu em peso e os prémios foram aparecendo. “Overwatch” é um daqueles casos em que não é necessário um grande enredo ou gráficos para conquistar o seu espaço. A sua dinâmica e a forma como nos empurra a evoluir cada vez mais, aliam-se à diversão de forma única.
94 – Prince of Persia (PC)
Lançado em 1989 para PC, e mais tarde para consolas, “Prince of Persia” colocou meio mundo a tentar meter o jogo a funcionar nos primitivos PC’s domésticos. O sucesso foi enorme, o vício ainda maior, e tudo para salvar uma princesa com a ajuda de um príncipe do qual quase nenhum jogador recorda o nome. Mais tarde, a saga continuou e a própria Disney fez um filme. Para a história ficam os 60 minutos em que tínhamos de salvar a princesa do sultão Jaffar, o boss que só se mexia quando nós nos mexíamos, e claro, os saltos sobre afiados e perigosos picos.
93 – Inside (PC, PlayStation 4, Xbox One)
Um jogo único, uma obra prima na forma como gráficos contam uma história forte e madura, capaz de chocar e de explorar temas controversos, “Inside” é um brutal jogo de plataforma que não se retrai ao chocar o jogador. Pode parecer um simples jogo sem grandes gráficos e banda sonora quase inexistente, mas é mesmo muito mais do que isso. Um dos jogos mais memoráveis da sua geração.
92 – Star Fox 64 (Nintendo 64, iQue Player)
Um dos grandes clássicos dos videojogos e definitivamente parte dos 100 melhores, “Star Fox 64” foi o segundo jogo mais vendido de 1997. Um título para os amantes dos shooters com mapas brilhantemente construídos, repletos de acção e estratégia para horas de diversão e desafio.
91 – Street Fighter IV (PC, PlayStation 3, Xbox 360)
Numa das sagas com mais jogos lançados, “SF4” é provavelmente o melhor, e foi uma agradável surpresa. Graficamente apresentou excelentes movimentos, um design atrativo e cores que enchiam a televisão. A jogabilidade era simples e apelava à nossa criatividade, levando-nos a repetir o jogo várias vezes, sempre com prazer, sempre à procura de novos golpes. O multiplayer está perto da perfeição e não precisamos de muito para perceber que este é o jogo que os fãs sempre pediram. Agora é só escolherem a vossa personagem preferida!
Estes foram os primeiros 10 títulos da nossa lista de 100? Concordas com a lista até agora?
OS MELHORES JOGOS DE SEMPRE | 90 – 81
[tps_footer]
[/tps_footer]
Isto não mostra nada!!!
Cara Sofia, para mostrar… deve clicar, ou nas setas, ou onde indicado para iniciar o slideshow. Obg