Bill Hader e Kristen Wig em "Adventureland" (2009) |©Miramax Films

10 Comédias Perfeitas para Sessões de Cinema no Verão

[tps_header]

Verão, o pico da silly season. A época ociosa, em que apenas queremos estar de barriga para cima, a bebericar uma bebida à beira da piscina. Todas as férias merecem também algum entretenimento noturno, quem sabe um filme ao ar livre. Por isso, aqui ficam algumas sugestões para sessões de cinema adequadas às noites de verão.

Consideramos que certos géneros são inevitáveis quando pensamos sobre filmes para o verão. A comédia salta aqui à vista. Por isso, vamos aqui procurar as 10 comédias perfeitas para sessões de cinema na estação quente.

[/tps_header]

QUATRO AMIGAS E UM PAR DE CALÇAS (2005)

The Sisterhood of the Traveling Pants
“The Sisterhood of the Traveling Pants” (2005) |©Dungaree Productions, LLC.

“The Sisterhood of The Traveling Pants”, no original, é um verdadeiro clássico do cinema adolescente norte-americano. Uma história simples, direcionada para um público infando-juvenil, mas que nunca envelhece. Quatro melhores amigas: Lena (Alexis Bledel), Carmen (America Ferrara), Bridget (Blake Lively) e Tibby (Amber Tamblyn) podem até separar-se, cada uma indo de férias para uma localização distinta. Ainda assim, fica sempre algo. Neste caso, um par de calças de ganga, que viaja com todos os membros deste grupo.

Um bónus é ver estas atrizes, que viriam a destacar-se no campo da televisão. Ver Alexis Bledel no cinema, no momento em que interpretava Rory Gilmore, ver Blake Lively antes de “Gossip Girl” e America Ferrara antes de “Ugly Betty”. Em 2008, seguiu-se a sequela, que já não foi capaz de atingir o mesmo estatuto. Em parte comédia, em parte drama, são diversas as localizações belas que o par de calças acaba por visitar. Para um dia em que não nos apetece pensar ou fazer seja o que for.


O MAIS LOUCO VERÃO AMERICANO (2001)

Wet Hot American Summer (verão)
Paul Rudd e Zak Orth  em “Wet Hot American Summer” (2001)| ©Universal Pictures

1981. Campo Firewood. Último dia antes do regresso ao mundo real. “Wet Hot American Summer” não só representa na perfeição o ambiente dos anos 80, como nos remete para o mundo dos campos de férias e para as mais típicas aventuras da estação. Existe um concurso de talento, e muita trama cómica e romântica.

O filme tem ainda um elenco de sonho, que inclui Paul Rudd, Amy Poehler, Elizabeth Banks ou Bradley Cooper, entre outros, no “pico” da sua juventude. O sucesso da aventura inspirou, inclusive, um regresso ao mesmo universo no formato de série, lançado pela Netflix em 2015. O elenco original poderoso está de regresso, e os atores recuperam os seus papéis, 14 anos mais velhos mas com a narrativa situada antes da original de 2001. Vá-se adivinhar, quão louco é este verão! 


PAI PARA MIM…MÃE PARA TI…. (1998)

Filmes
“Pai para Mim, Mãe para Ti” (1998) |©Walt Disney Pictures

Consta que a versão original de “The Parent Trap”, de 1961, é a obra que mais merece ser considerada. Este conto clássico teve direito a esta mais recente versão protagonizada por Lindsay Lohan em 1998, com a qual cresci, mas deixo a nota de que esta se trata de uma sugestão dupla.

Lê Também:   20 Filmes para veres com a tua Mãe

A versão realizada por Nancy Meyers (“O que as Mulheres Querem,” “O Estagiário”) conta a história de duas irmãs gémeas, Annie e Hallie, ambas interpretadas por Lohan. Separadas à nascença, as irmãs tomam conhecimento uma da outra pela primeira vez no local de verão por excelência – o campo de férias. Aqui, combinam um plano alucinado: trocam de lugar e tentam juntar os pais. Pelo meio, momentos icónicos como aprender a furar a orelha com uma agulha. Um filme formativo, e que resulta particularmente bem junto de um público mais jovem.


 O VERÃO DA MINHA VIDA (2013)

O Verão da Minha Vida (2013)
“O Verão da Minha Vida” (2013) |© WWBSP LLC. All Rights Reserved.

“The Way Way Back”, no original, é um encantador conto de verão, uma comédia dramática para toda a família. Aqui, é-nos apresentado um dos papéis mais irónicos da carreira de Sam Rockwell. Conhecemos Duncan (Liam James), um miúdo pouco popular, que considera que o verão tem pouco para lhe oferecer. O namorado da mãe convida-o para a sua casa de praia, e a sua esperança é que receba algumas dicas para se tornar mais habilidoso com as miúdas.

Nesta viagem, encontra o parque aquático local, o “Water Wizz”, onde conhece Owen (Sam Rockwell), que o deixa trabalhar com ele e com cria um laço. Um verão de metamorfose, rumo ao auto aperfeiçoamento, e com muito sentido de comunidade. O filme vê-se complementado por um elenco de luxo, que inclui Toni Collette, Steve Carell, Allison Janney e Maya Rudolph. Razões para ver não faltam.


ADVENTURELAND (2009)

Adventureland
Jessie Eisenberg e Kristen Stewart em “Adventureland”(2009) |©Mixamax Films

“Adventureland” é mais um filme desta lista que nos transporta de volta para os anos 80, por alguma razão o apogeu de representação daquilo que é um verdadeiro verão, com o equilíbrio perfeito entre ócio e aventura. O filme protagonizado por Jesse Eisenberg, na altura em que a sua carreira se encontrava a escalar, coloca a acção em 1987, em mais um local sublime para a representação da estação quente. James Brennan, um estudante universitário, arranja um emprego no parque de diversões local, e descobre que este é perfeito para o preparar para o mundo real.

Esta aclamada comédia do realizador de “Superbad” conta ainda com Kristen Stewart e com um elenco de luxo constituído por Ryan Reynolds e por autênticos veteranos da comédia, como a parelha  Kristen Wiig/ Bill Hader, estrelas do programa “Saturday Night Live”.

Lê Também:   25 filmes a não perder neste Verão

Esta é uma comédia de verão inquestionável, mas também um romance leve e agradável, perfeito para múltiplas visualizações despreocupadas.


OS REIS DO VERÃO (2013)

Moises Arias, Gabriel Basso e Nick Robinson em “Os Reis do Verão” (2013) |©CBS Films

O badalado filme de verão é mais uma comédia dramática do que um filme de partir o côco a rir, mas conquista ainda assim um legítimo lugar nesta lista. Um exemplo perfeito daquilo que é um “coming of age tale”, um conto formativo. Temos aqui a história de três amigos adolescentes, que num ato de desafio e independência, decidem passar o seu verão a construir uma casa na floresta, onde sobrevivem dos frutos da terra.

O filme é guiado por Nick Robinson (“Mundo Jurássico”, “Com Amor, Simon”), “up and comer”, uma estrela em ascensão, na indústria de Hollywood.  Razões para dar uma oportunidade? Nick Offerman (“Parks and Recreation”)  também graceja o ecrã.


MOONRISE KINGDOM (2012)

“Moonrise Kingdom” (2012) |©Focus Features

Verdade seja dita, qual é o filme de Wes Anderson que não é perfeito para uma sessão de cinema num dia de calor? “Moonrise Kingdom” guia-nos uma vez mais, nesta lista, até ao reino dos campos de férias. Leva-nos para um mundo pitoresco e removido daquele em que vivemos, como é já costume com Wes.

Os miúdos do campo são perfeitos, e abraçam toda a estranheza inerente ao cenário onde se movem. É esta uma comédia, mas também uma aventura perfeita. Um dos meus momentos prediletos do filme sempre foi quando os seus dois protagonistas fogem numa aventura a dois, repleta de ecos gritantes de “Pedro, O Louco” (1965) de Jean-Luc Godard.

Lê Também:   30 Filmes de Verão para levar na Mala nas Férias

O filme do realizador norte-americano não pertence a este tempo, nem tão pouco a este mundo. E ainda bem. Os miúdos estão em primeiro plano nesta obra, e o elenco secundário é constituído pelos adultos, com um elenco de luxo bem à medida de um filme de Wes Anderson: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDomand e Tilda Swinton são alguns dos interpretes que gracejam o ecrã.


UM BELO PAR….DE PATINS (2008)

Um Belo Par...de Patins (no verão)
“Um Belo Par…de Patins” (2008) |©Universal Pictures

“Forgetting Sarah Marshall”, no original, foi a primeira comédia romântica realizada por Nicholas Stoller (“Espera Aí… Que Já Casamos”, “Má Vizinhança”), e contou com a produção de Judd Apatow. Um filme passado num resort no Hawai, local de férias por excelência e constituído por um elenco secundário de luxo, com personagens caricatas, interpretadas por gigantes da comédia norte-americana como Bill Hader, Jonah Hill, Paul Rudd ou Jack McBrayer.

A comédia é protagonizada por quatro astros do género: Kristen Bell, sempre em voga, Jason Segel, no seu auge na época de “How I Met Your Mother”, Russel Brand e Mila Kunis. Uma narrativa bastante simples e clássica, na qual um sujeito simpático e afável é traído pela sua namorada, uma estrela famosa. Apesar de linear, esta história está repleta de momentos aprazíveis, como o musical do Drácula ou um Jason Segel desnudado em agonia. O equilíbrio perfeito entre comédia e romance, num filme muito leve e que merece ser visto e revisto.


GREASE – BRILHANTINA (1978)

verão
Olivia Newton-John e John Travolta em “Grease” (1978) |©Paramount Pictures

“Grease” é um clássico inegável no género da comédia, do filme adolescente, do género musical. As suas músicas continuam a ser ouvidas, as suas imagens a ser reproduzidas e recriadas. O musical continua a ser readaptado ao teatro, a outros formatos, nunca saindo de moda. John Travolta e Olivia Newton-John viram-se cristalizados como Danny e Sandy. Um musical de 1978 situado no final dos anos 50. Um musical sobre adolescentes apaixonados e êxitos de verão.

Lê Também:   15 musicais bem ao estilo de Mamma Mia!

A praia, a escola, carros e muita, muita brilhantina. “Grease” não é propriamente uma comédia, pelo menos de forma intencional, mas é o filme perfeito de verão. “Summer Nights”, enfatizando o que aqui é falado, é um dos êxitos musicais mais marcantes da obra e que melhor resume o espírito deste romance de verão musicado.


JUVENTUDE INCONSCIENTE (1993)

Dazed and Confused Verão
“Juventude Inconsciente” (1993) | ©Gramercy Pictures

“Juventude Inconsciente”, ou no original “Dazed and Confused”, é um dos filmes mais emblemáticos da carreira do realizador Texano Richard Linklater. Lançado nos anos 90, o filme remete, contudo, a sua acção para um grupo de estudantes de liceu no último dia de escola, em Maio de 1976. No horizonte, as férias de verão e a promessa de liberdade.

Foi este um dos primeiros filmes a celebrizar Matthew McConaughey, aqui no papel de um jovem um pouco mais velho, mas que gosta de manter relações com estudantes de liceu, recordado os tempos áureos da sua vida. Um filme sobre excessos, sobre liberdade e sobre o que é ser jovem numa pequena povoação, procurando todas as oportunidades para conseguir alguma fonte diversificada para diversão.

Uma comédia bem intencionada, que explora o tempo do ponto de vista dos jovens, com toda a moleza que tal acepção implica. Um clássico do género, que embora datado, nunca perde a pertinência no que à sua visualização diz respeito.

E por aí, que outras comédias gostariam de ver acrescentadas a esta lista? 

[tps_footer]

Lê Também:   20 Blockbusters a não perder este Verão

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *