10 filmes que mostram Isabel II no pequeno e grande ecrã
Numa altura em que nos despedimos de Isabel II, a MHD presta a sua homenagem com uma galeria que mostra a Rainha no grande e pequeno ecrã.
Além de ser a Rainha com maior reinado da história do Reino Unido, Isabel II foi também uma figura muito importante na história dos séculos XX e XXI. Após 70 anos à frente da governação do país, a Soberana lidou com 15 primeiros-ministro britânicos, tendo conhecido os últimos cinco papas, bem como 14 presidentes norte-americanos e 9 portugueses. Com uma política revolucionária, a Monarca que celebrou o Jubileu de Platina em 2022 esteve na fila da frente em grandes eventos que marcaram o século passado, como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. No poder desde os 25 anos de idade, a Rainha adorada por todo o mundo partiu a 8 de setembro de 2022, com 96 anos de idade.
Ao longo do seu reinado, Isabel II fez com que todo o mundo se interessasse pela Família Real Britânica e na forma como a Soberana lidou com os vários escândalos que assolaram não só o país, mas também a sua própria família. Muitos desses acontecimentos deram origem a filmes e séries que procuravam dar uma nova visão do sucedido.
Em jeito de homenagem a Isabel II, a MHD preparou um portefólio com 10 filmes que mostram a figura da adorada Rainha no pequeno e grande ecrã, para que nunca esqueçamos os feitos alcançados pela Soberana.
THE CROWN (2016-presente)
Não podíamos começar esta galeria sem mencionar um dos maiores sucessos da Netflix, “The Crown“. A série nada mais é do que uma crónica da vida de Isabel II, acompanhando o seu longo reinado que durou 70 anos, o maior da história do Reino Unido. Para fazer uma retrospetiva dos vários momentos que marcaram o século XX e a vida da Família Real Britânica, foi necessário recorrer a três atrizes para interpretar a Rainha em diferentes fases da sua vida. Claire Foy foi então a primeira atriz a interpretar a Monarca, numa altura em que Isabel II era apenas uma jovem princesa, até ao momento em que subiu ao trono e deu os primeiros passos no seu reinado. Seguidamente, coube a Olivia Colman (na imagem) dar vida a uma Rainha muito mais amadurecida, que aprendeu a tomar as rédeas do país. Por fim, será Imelda Staunton a interpretar a Soberana numa idade mais avançada. A nova temporada de “The Crown” está agendada para novembro de 2022.
A RAINHA (2006)
Se existe alguém na história da atual Família Real Britânica tão adorada quanto a Rainha Isabel II, esse alguém é a Princesa Diana, muitas vezes apelidada de ‘Princesa do Povo’. Em 2006, Stephen Frears produziu a longa-metragem “A Rainha”, um filme que mostra o momento em que o povo britânico se viu obrigado a despedir-se da adora Princesa, enquanto a Monarca teve de lidar com o luto do país e da própria família, gerando mais uma crise marcante no Governo do Reino Unido. Helen Mirren foi a atriz que deu vida a Isabel II, num dos papéis mais marcantes da sua carreira.
CAI NA REAL, CORGI (2019)
Não é segredo para ninguém o quanto Isabel II era apaixonada pelos seus cães da raça Corgi. Muitas vezes a Rainha surgiu em público fazendo-se acompanhar pelos seus animais de estimação e essa lealdade entre a Soberana do Reino Unido e os seus caninos virou um filme de animação em 2019. Em “Cai na Real, Corgi”, o cão preferido de Isabel II desaparece e embarca numa série de aventuras até conseguir regressar ao Palácio de Buckingham, onde a sua adorada dona o espera numa aflição. Foi Julie Walters quem emprestou a sua voz à Rainha nesta divertida longa-metragem.
UMA NOITE FORA DO PALÁCIO (2015)
Com 96 anos de vida, Isabel II vivenciou muitos dos momentos mais marcantes dos séculos XX e XXI. Talvez um dos maiores tenha sido mesmo a Segunda Guerra Mundial, um período da história que a ainda Princesa experienciou enquanto mecânica e condutora de ambulâncias. Como tal, o dia em que os Aliados celebraram a vitória sobre o Regime Nazi foi explorado no filme “Uma Noite Fora do Palácio“, uma longa-metragem que mostra o momento em que a futura Rainha e Margaret, a sua irmã, ganham permissão para sair do Palácio e misturarem-se com a multidão britânica. Durante as comemorações entre o povo, muitos são os perigos enfrentados pelas jovens princesas, interpretadas por Sarah Gadon (Isabel II) e Bel Powley (Margaret).
O DISCURSO DO REI (2011)
Apesar de poucas pessoas se lembrarem de terem visto Jorge VI sentado no trono britânico, a verdade é que o pai de Isabel II foi Rei durante 16 anos, um tempo bem curto quando comparado com os 70 anos de reinado da sua filha. Contudo, ninguém contava que Jorge VI, o cognome do Principe Alberto, subisse ao poder, uma vez que era Eduardo VIII, o seu irmão mais velho, quem estava destinado a governar o país. Porém, o jovem Monarca apenas esteve à frente da Casa Real por uns meses, sendo forçado a abdicar do trono em favor de um casamento com Wallis Simpson. Assim, o pai de Isabel II tornou-se Rei contra todas as expectativas, mas o novo Monarca tinha um problema de fala, o que o obrigou a arranjar métodos para superar a sua gaguez. Este duro processo foi exposto em “O Discurso do Rei“, o filme em que surge a Princesa Isabel com apenas 10 anos de idade, interpretada por Freya Wilson.
PLAYHOUSE PRESENTS: WALKING THE DOGS (2012)
Isabel II é uma das figuras mais proeminentes da contemporaneidade e, certamente, ficará para sempre lembrada como um marco importante na história do Reino Unido e não só. Porém, uma pessoa tão importante como a Monarca britânica necessita de uma vigilância apertada que possa assegurar o seu bem-estar e segurança. Contudo, a segurança da Rainha também apresenta falhas e prova disso são os vários incidentes que decorreram ao longo dos seus 70 anos de reinado. Um dos mais proeminentes casos é o de Michael Fagan, um intruso que conseguiu invadir o Palácio de Buckingham e entrar no quarto de Isabel II, ficando cerca de 30 minutos à conversa com a Monarca até ser descoberto pelos seus seguranças. Este episódio foi relatado em “Playhouse Presents: Walking the Dogs”, tendo sido Emma Thompson a atriz selecionada para interpretar a Soberana.
OS SIMPSONS (2004)
Raras são as figuras de renome que não tiveram lugar no universo de “Os Simpsons” e Isabel II não é exceção. A Rainha de Inglaterra também teve o seu lugar na série animada mais famosa dos EUA ao surgir no episódio “Os Monólogos da Rainha”. Na animação, a família amarela decide viajar para terras de sua Majestade, com o objetivo de encontrar um ex-relacionamento de Abe Simpson, o patriarca do lar. Durante a viagem, Homer acaba por bater na carruagem oficial da Monarca, acabando por ser condenado por Isabel II.
SPENCER (2021)
Regressando à história da Princesa Diana, é preciso notar que Isabel II sempre se esforçou para manter a Família Real unida, apesar dos vários escândalos familiares pelos quais a Rainha teve de passar durante o seu reinado. Ainda antes de a Princesa do Povo falecer, já a Monarquia havia passado por um enorme escândalo aquando da separação de Lady Di e Carlos, o principe herdeiro. Em “Spencer“, é visível a luta enfrentada pela Princesa de Gales quando o seu casamento começou a perder fulgor, momento em que a jovem entrou numa depressão. No filme, é possível acompanhar a forma como a Rainha preparava as festividades natalícias, mostrando o último Natal de Spencer entre a Coroa Britânica.
MINIONS (2015)
Não foi só o universo amarelo de “Os Simpsons” que introduziu Isabel II como uma personagem de animação. Também os famosos “Minions” tiveram a audácia de fazer da Rainha de Inglaterra uma das figuras animadas entre o povo amarelo. Na longa-metragem, a vilã Scarlet Overkill ambiciona roubar a coroa da monarca do Reino Unido, fazendo com que esta perca o seu lugar no trono durante três dias. Apesar de ser um curto espaço de tempo, a Soberana é vista a beber álcool em pubs e a participar em duelos de braço-de-ferro com homens supostamente mais fortes.
THE WINDSORS (2016-presente)
Com a morte de Isabel II, é Carlos, o seu filho primogénito, quem irá ocupar o trono real do Reino Unido. Contudo, desde sempre que o futuro Rei se vê envolvido em escândalos, principalmente relacionados com a sua relação com Camila Bowles, com quem viria a casar em 2005. Também os seus filhos têm sido alvo das manchetes mais insinuosas, o que levou à produção de “The Windsors”, a série que faz uma sátira aos problemas enfrentados pela família da Monarca britânica. Desta vez, coube a Lucy Montgomery dar vida à Soberana dos países da Commonwealth.
Em que outras ocasiões te lembras de ver Isabel II representada no pequeno e grande ecrã?