10 Filmes a não perder até ao final deste ano nas salas de Cinema
Da nova obra-prima de Miyazaki a vários campeões de Cannes, os últimos dois meses do ano têm muito para oferecer aos cinéfilos portugueses.
Com o ano a chegar ao fim, já se pensam nas listas do melhor cinema de 2023 e outros afins. Contudo, esses últimos meses de novembro e dezembro têm muito a oferecer e certamente vão abalar os tops de muita gente. De facto, a variedade de oferta é tão grande que achámos bem apresentar uma lista de recomendações, tentando abranger uma grande variedade de títulos. Contam-se dramas e comédias, fantasias de Hollywood e animações intercontinentais, galardoados dos festivais europeus e cinema documental também. Independentemente dos gostos, haverá, com certeza, algo para ti, tal é a riqueza destas estreias.
Dito isso, antes de nos enveredarmos pela lista de dez filmes, há menções honrosas a fazer. Nomeadamente, destacamos a oferta da Netflix, cujo catálogo mais prestigiado vai passar nas salas nacionais antes de chegar ao streaming. Pensamos em “O Assassino” de David Fincher, onde Michael Fassbender protagoniza um exercício frio e formalista desse mestre realizador. Há ainda o “May December” com que Todd Haynes pôs a Croisette aos pulos de riso e sordidez, assim como “Maestro,” nova aposta de Bradley Cooper e grande candidato aos prémios mais importantes do cinema. À medida que a temporada dos galardões se desenrola na precipitação do Óscar, estes títulos da Netflix deverão estar em alta.
Portanto, sem mais demoras, aqui ficam dez recomendações de estreias a não perder em sala. Começamos por…
O RAPAZ E A GARÇA, Hayao Miyazaki
Estreia dia 9 de novembro, com distribuição da Outsider Films.
Sempre que Hayao Miyazaki anuncia a reforma, há que se receber a notícia com ceticismo. Afinal, todos os ‘últimos filmes’ do mestre japonês acabaram por ser seguidos por outras obras. De facto, depois de “O Rapaz e a Garça,” o fundador do Estúdio Ghibli já prepara novo projeto. Contudo, se fosse parar com este título, seria um final à medida para um dos maiores cineastas dos nossos dias. Esta desventura metafísica, além das constrições de tempo e espaço, medita sobre a mortalidade e o ato criativo. Em certa medida, é um dos trabalhos mais ardentemente pessoais do realizador, propondo uma visão fatalista, mas gloriosa, da sua arte.
SOBRE L’ADAMANT, Nicolas Philibert
Estreia dia 9 de novembro, com distribuição da Midas Filmes.
Quando Kristen Stewart foi anunciada como Presidente do Júri na Berlinale, muitos ficaram curiosos sobre quais seriam as escolhas da atriz que, na última década, se tem tornado convidada assídua dos maiores festivais do mundo. No fim, provou-se arrojada, selecionando um documentário meio esquecido entre os títulos mais sonantes da competição. Por essa razão, mas também pelas críticas maravilhosas, mal podemos esperar por “Sobre L’Adamant” de Nicolas Philibert, onde se exploram os pacientes e funcionários de uma clínica muito inortodoxa – é um barco em jeito de centro psiquiátrico, flutuando às margens do Sena.
O MESTRE JARDINEIRO, Paul Schrader
Estreia dia 16 de novembro, distribuição da NOS Audiovisuais.
Juntamente com “No Coração da Escuridão” e “The Card Counter: O Jogador,” a nova desventura de Paul Schrader completa uma trilogia temática. São todos filmes sobre homens em busca de redenção, figuras solitárias presas a rituais diarísticos por onde expressão interioridades que mantêm secretas na vida vulgar. Contudo, cada um tem as suas especificidades e tons. No caso deste “Mestre Jardineiro,” as políticas raciais da América são intersectadas por uma sinceridade a rebentar de dor, nomenclatura botânica e uma coleção de prestações calibradas para a estilização Bressoniana. Ou, se calhar, a comparação com uma Hollywood antiga e afetada seja mais certeira. Afinal, perante o desempenho afiado de Sigourney Weaver, parece que estamos a ver uma Joan Crawford renascida.
NAPOLEÃO, Ridley Scott
Estreia dia 23 de novembro, com distribuição da Big Picture.
Ridley Scott está de volta aos épicos históricos que tanto lhe deram fama. É certo que há muito mais na sua filmografia que estes trabalhos grandiosos. Contudo, quem não pensa no esplendor do “Duelo,” no sucesso de “Gladiador” ou na controvérsia do “Reino dos Céus” quando se refere ao realizador? Desta vez, ele aponta a câmara para a personagem napoleónica, examinando a conquista intercontinental e o romance com Josefina. Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby dão vida ao casal coroado, com uma equipa por trás cheia de nomes sonantes do ramo. Se for bem-sucedido, “Napoleão” pode ser um dos filmes a seguir nas corridas para os Óscares mais técnicos.
WISH: O PODER DOS DESEJOS, Fawn Veerasunthorn & Chris Buck
Estreia dia 23 de novembro, com distribuição da NOS.
A Walt Disney Company celebra 100 anos e, para marcar a ocasião, uma séria de projetos tem-se manifestado ao longo de 2023. Houve deslumbramento nos parques de diversão e curtas nostálgicas no Disney+, brinquedos e muito mais. Agora, no grande ecrã, é a vez de “Wish” cantar o fado de uma companhia ainda leal ao conto-de-fadas clássico. É claro que haverá alguma subversão e humor de mãos dadas com o primor visual e a expressão musical. Mal podemos esperar para ver nova inclusão no cânone animado deste estúdio onde os sonhos se tornam realidade, as estrelas concedem desejos e coração está sempre certo.
FALLEN LEAVES, Aki Kaurismäki
Estreia dia 30 de novembro, com distribuição da Midas Filmes.
O génio cineasta finlandês Auki Kaurismäki continua a deliciar espetadores com seus estudos de amor em tempos de austeridade e miséria. Seu mais recente trabalho faz ressurgir estruturas e temáticas Chaplinescas, com muita referência aos “Tempos Modernos.” Assim brilham estas “Fallen Leaves,” estas folhas caídas num outono amoroso por onde duas almas perdidas tentam encontrar a felicidade. Galardoado em Cannes e escolhido para representar a nação nos Óscares, este é, sem dúvida, um dos filmes do ano. Quem ame o romance no grande ecrã tem mesmo que ver esta última visão do grandioso Kaurismäki.
O SABOR DA VIDA, Tran Anh Hung
Estreia dia 30 de novembro, com distribuição da Cinemundo.
Aqui nos deparamos com outro candidato para o Óscar de Melhor Filme Internacional, desta vez escolhido por França. Foi uma seleção que, aliás, provocou muita polémica por suplantar o filme vencedor da Palma de Ouro. Contudo, além da controvérsia, este sonho gastronómico permanece brilhante, cheio de sabor e calor, cantando um hino ao amor e ao bom gosto. Tran Anh Hung começou a fazer cinema no Vietname, metamorfoseando-se na Europa sem perder uma apuração epicúria. Mal podemos esperar para que todos possam experienciar a delícia absoluta, o “Sabor da Vida.”
CERRAR LOS OJOS, Víctor Erice
Estreia dia 7 de dezembro, com distribuição da Nitrato.
Desde 1992 que Víctor Erice não estreava nova longa-metragem narrativa, deixando os cinemas de todo o mundo mais pobres. Este ano, a lenda viva regressa em força, com um trabalho elegíaco e misterioso. “Cerrar Los Ojos” é ruminação sobre o poder da sétima arte onde o desaparecimento de um ator serve como ponto de partida para toda uma viagem pelos recessos mais escondidos da memória, quer esta se manifeste invisível no pensamento ou em celuloide, projetada no grande ecrã. É um filme que cresce à medida que revela os seus segredos, culminando numa cena final de arrepiar. Se este é o ponto final para Eríce, trata-se de devastadora conclusão. Quando os créditos finais se revelam, é impossível resistir a vontade de aplaudir de pé.
WONKA, Paul King
Estreia dia 7 de dezembro, distribuição da Cinemundo.
O trailer dá-nos dúvidas, mas como podemos duvidar de Paul King? O realizador dos filmes “Paddington” já provou a todos os céticos que tem uma visão do cinema infantil capaz de transcender barreiras estéticas e intelectuais. Há estética brilhante em conjunto com sinceridade radical, uma habilidade imensa para conjugar o CGI mais moderno com truques antigos do cinema-teatro. “Wonka” promete levar essas qualidades ao êxtase máximo que os estúdios de Hollywood possibilitam. Com Timothée Chalamet e Hugh Grant nos papéis centrais e uma equipa estrondosa nos bastidores, esta será uma das grandes apostas da época natalícia.
DIAS PERFEITOS, Wim Wenders
Estreia dia 14 de dezembro, com distribuição da Alambique.
Para quem segue o cinema japonês, Kôji Yakusho será um nome bem conhecido. Essa estrela nipónica há muito que se afirma na indústria, mas os prémios internacionais permaneciam fora do seu alcance. Assim foi até estes “Dias Perfeitos,” nova obra-prima de Wim Wenders que valeu ao ator um galardão em Cannes. No filme, ele interpreta um homem das limpezas, cuja vida se desenrola perante uma câmara em busca da poesia do quotidiano. O que poderia ser banal tornar-se-á sublime nas mãos destes artistas. Antes de chegar às salas em estreia comercial, o título ainda tem passagem marcada no LEFFEST, onde algumas das antestreias mais excitantes do ano terão lugar.
Quais as estreias que mais te empolgam nos últimos dois meses do ano? Há algum título que acrescentarias a esta lista?