16º Festa do Cinema Francês em 18 cidades nacionais
Este ano, a Festa do Cinema Francês vai percorrer 18 cidades nacionais, entre 8 de outubro e 29 de novembro. Serão apresentados 60 filmes, dos quais 15 são primeiras obras e 41 são antestreias, sete delas mundiais, como “Mon roi”, de Maïwenn.
A Festa do Cinema Francês começa em Lisboa, com sessões na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e no cinema São Jorge. A sessão de abertura acontece com a apresentação de “Le dernier loup”, de Jean-Jacques Annaud, que este ano será o padrinho do evento.
Consulta também: Calendário | Festivais de Cinema 2015
O realizador Jacques Doillon também estará presente em Portugal, entre 10 e 17 de outubro, e será alvo de uma retrospetiva com oito filmes, entre eles “Mes séances de lutte” (2013) e “Ponette”(1996). Baya Kasmi, Laurent Larivière, Diastème, Emmanuel Barraux, Thomas Lilti são os restantes convidados desta edição do festival.
O programa conta com 60 filmes em exibição, dos quais 15 filmes são primeiras obras e 41 antestreias, sete delas mundiais. O universo da animação está em destaque este ano, com 10 títulos para apresentação. Além disso, estão previstas 40 sessões escolares no conjunto das 18 cidades.
Depois de Lisboa, a 16.ª edição da Festa do Cinema Francês vai passar por Braga, Almada, Portimão, Porto, Aveiro, Évora, Santarém, Coimbra, Leiria, Faro, Viana do Castelo, Setúbal, Beja, Caldas da Rainha, Guimarães, Seixal e São Pedro do Sul, respetivamente.
Na cidade das luzes eu quero estar na companhia da Amelie Polain, voar na Air France é o meu sonho tal como no cinema ouvir tararan!