Super Junior | Tudo o que precisas de saber
[tps_header]
Regressamos com mais um ‘Tudo o que Precisas de Saber’ de mais um dos grupos mais influentes da industria k-pop, os Super Junior!
Os Super Junior, também conhecidos como SJ ou SuJu, são um grupo sul coreano formado a 6 de Novembro de 2005, por Lee Soo-Man de SM Entertainment. Eles são conhecidos como “King of Hallyu Wave” por causa das suas contribuições ao espalhar k-pop pelo mundo.
[/tps_header]
O grupo teve 13 membros no alto da sua carreira. Mas o grupo originalmente estreou-se com 12 membros: Leeteuk, Heechul, Hangeng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Siwon, Donghae, Ryewook e Kibum. Kyuhyun juntou-se ao grupo em 2006.
História
No início do milénio, a SM Entertainment fez várias audições, incluindo a primeira na China, onde recrutaram Hankyung. Nesse mesmo ano, em Seul, Leeteuk, Yesung e Eunhyuk foram recrutados. Em 2001 foi quando Sungmin e Donghae juntaram-se à companhia. No ano seguinte, Heechul e Kangmin juntaram-se à companhia, tal como Kibum, que foi descoberto em Los Angeles. Siwon tornou-se um trainee em 2003 e Shindong em 2004. Ryewook tornou-se num trainee durante dois meses antes de estrear no grupo.
A maioria dos membros já tinha alguma experiência como atores, modelos e MCs. A ideia para o grupo era que pudesse haver alterações no grupo, com membros a juntar-se ao grupo para o manter jovem e versátil. Este conceito era novo no mercado k-pop.
A 6 de Novembro de 2005, o grupo estreou-se com o single “Twins (Knock Out)”, que veio do seu álbum de estreia “Twins” que só foi lançado em Dezembro.
Em Fevereiro do ano seguinte, Super Junior 05, ou seja a primeira geração do grupo, começou as promoções do segundo single do seu álbum, “Miracle”. Este single começou a chamar a atenção do mercado internacional. Depois dessas promoções, a companhia começou a seleccionar novos membros para a segunda geração do grupo, chegando mesmo a divulgar uma lista dos membros que poderiam sair do grupo. No entanto, este conceito foi abandonado depois de ter adicionado o 13º membro, Kyuhun. Aí o grupo começou a ser conhecido como Super Junior.
Com esta adição, o grupo lançou o single “U” em Maio, este single tornou-se numa das músicas mais populares desse ano na Coreia do Sul.
Em 2006, foram criado o primeiro sub-grupo. Com Super Junior-K.R.Y., com Kyuhyun, Ryeowook e Yesung, que o seu primeiro single foi “The One I Love” para o k-drama “Hyena”. No ano seguinte foi criado o segundo sub-grupo, Super Junior-T, um grupo de trot, basicamente uma versão da nossa música pimba, que incluiu Leeteuk, Heechul, Kangmin, Sungmin, Shindong e Eunhyuk. O seu primeiro single foi “Rokuko”.
O segundo álbum do grupo, “Don’t Don”, era para ter sido lançado em 2006, no entanto acabou por ser lançado em Setembro de 2007. Mas mesmo assim, foi um álbum com muito sucesso comercial embora tenha tido uma mistura de críticas.
Em 2008 foi criado outro sub-grupo, os Super Junior-M, que tinha como membros Hankyung, Siwon, Donghae, Kyuhyun, Ryewook, Henry e Zhou Mi. Embora no início tenha havido algum conflito entre os fãs e a companhia, mas os Super Junior-M foram o sub-grupo com mais sucesso. Com “Super Girl”, atingiram um enorme sucesso. Pouco tempo depois foi criado mais um sub-grupo, que consistiu dos membros de Super Junior-T mais Yesung, formando os Super Junior-H. Este grupo estreou-se com o EP “Cooking? Cooking!”.
Em Novembro, os Super Junior-T fez a sua estreia no Japão, com uma colaboração com o duo cómico Moeyan, e lançaram o single “ROCK&GO”, que fez um grande sucesso. O grupo fez a sua primeira digressão asiática neste ano com sucesso. Nessa altura foi lançado uma compilação dos singles “Twins/U” com a versão japonesa de “U” no mercado japonês, quebrando recordes.
Já em 2009, foi lançado o terceiro álbum do grupo “Sorry, Sorry”, com o single com o mesmo nome. O single foi um hit instantâneo, sendo agora uma das músicas lendárias do k-pop. Após o sucesso do álbum, o grupo seguiu para a sua segunda digressão asiática.
Embora o grupo tenha encontrado sucesso, o grupo foi assombrado com turbulências legais e mudanças nos membros, como por exemplo Kibum foi anunciado que iria participar na digressão mas acabou por não o fazer e anunciou que iria deixar o grupo temporariamente para trabalhar na sua carreira de ator. Em Outubro, Kangin foi acusado de conduzir embriagado e bateu num táxi com 3 passageiros, fugindo de seguida. Em Dezembro de 2009, Hankyung decidiu terminar o seu contrato com a SM Entertainment e Kangin anunciou uma pausa para cumprir o seu serviço militar.
Agora com 10 membros, o grupo lançou o seu quarto álbum “Bonamana”, em Maio de 2010. Embora não tenha tido o enorme sucesso de “Sorry Sorry” mas foi bem recebido. Para promover o álbum, o grupo fez a sua terceira digressão asiática. O grupo lançou a versão japonesa de “Bonamana” em Junho de 2011, no entanto este não foi considerado como a estreia do grupo no mercado japonês pela companhia.
Entre as paragens da digressão, o grupo também participou na digressão SM Town Live’10 World Tour em Los Angeles, Paris, Tóquio e Nova Iorque, ao lado de outros grupos da companhia. Esta foi a primeira vez que o grupo atuou fora da Ásia. Foi a partir daí, que o grupo ganhou um grande reconhecimento pelo mundo.
No final do ano de 2011, o grupo lançou “Mr. Simple”, com o single com o mesmo nome. No entanto, em Setembro, Heechul foi cumprir o seu serviço militar. A versão de “Mr. Simple” em japonês, que também não foi considerado como a estreia do grupo no país pela companhia.
O grupo, com os membros do sub-grupo Super Junior-M Zhou Mi e Henry, gravaram um single especial de Natal, “Santa U Are The One”. Também os membros Donghae e Eunhyuk colaboraram para o single digital “Oppa, Oppa”.
No início do ano de 2012, o grupo recebeu vários prémios nas principais prémios da música. E completaram com sucesso a sua quarta digressão mundial. Nesse mesmo ano, a SM Entertainment anunciou que Kangin iria juntar-se ao grupo para o sexto álbum do grupo “Sexy, Free & Single”, com o single com o mesmo nome. Pouco tempo depois saiu uma versão repackaged, “SPY”, que continha as novas músicas “SPY”, “Outsider”, “Only U” e “Haru”.
No Verão desse ano, foi lançado a versão japonesa de “Sexy, Free & Single” que teve um enorme sucesso no país.
Já em 2013, o grupo foi numa nova digressão mundial e em Novembro, Eunhyuk, Kangin, Siwon e Kyuhyun deram uma palestra na Universidade de Oxford sobre o grupo e a indústria.
Em 2014, Leeteuk e Heechul acabaram o seu serviço militar e juntaram-se ao grupo para o álbum “Mamacita”, que teve o single com o mesmo nome, e pouco tempo depois seguiram para uma nova digressão mundial.
No ano seguinte, Yeesung voltou para o grupo para participar no álbum especial “Devil”. Mas no Verão, Kibum, que estava em hiatus desde 2009, anunciou a sua saída do grupo e da companhia. No entanto, em Setembro, foi anunciado o álbum de comemoração do 10º aniversário do grupo, “Magic”, para agradecer aos fãs. Este foi o último álbum antes de Eunhyuk, Donghae e Siwon terem ido cumprir o seu serviço militar.
Com o 10º aniversário do grupo, a SM Entertainment anunciou que o grupo iria ter a sua própria agência, Label SJ. Embora seja uma afiliada da SM, trabalha em exclusivo para o grupo. Ryeowook e Kyuhyun foram os últimos membros a irem cumprir o seu serviço militar obrigatório.
Em 2017, e para celebrar o 12º aniversário do grupo, foi anunciado o novo álbum do grupo e também o reality show “SJ Returns”. O álbum, “Play, saiu em Novembro, tendo como single “Black Suit”. Embora Siwon tenha participado nas filmagens deste comeback, foi revelado que ele não iria participar nas promoções por causa de incidente fatal que envolveu o cão de família.
Já em Dezembro, lançaram o single “On and On” no Japão e começaram mais uma digressão. Em 2018, o grupo lançou a versão repackaged de “Play”, “Replay”. O single deste álbum foi “Lo Siento”, cantado em inglês, coreano e espanhol e teve a participação da cantora Leslie Grace.
Em Julho Ryeowook regressou do seu serviço militar que foi mostrado no reality show “Super TV”. E em Outubro, o grupo lançou um EP especial, “One More Time”, com o single com o mesmo nome que teve a participação com a banda mexicana Reik.
Em 2019, Kyuhyun terminou o seu serviço militar. Já Kangin voluntariamente deixou o grupo embora mantendo o seu contrato com a SM e Label SJ. Em Julho o grupo foi o primeiro a dar um concerto na Arabia Saudita. Em Outubro, o grupo lançou o seu nono álbum “Time Slip”. As promoções foram paradas por causa da morte de Sulli. O álbum teve como single “Super Clap”, mas durante as promoções Heechul não participou por causa de uma antiga lesão.
Em Janeiro deste ano, o grupo lançou um mini-álbum japonês, “I Think You”.
Membros
Leeteuk (Park Jung Soo)
Leeteuk é o líder, vocalista e rapper do grupo. Ele nasceu a 1 de Julho de 1983, em Seul.
Ele tornou-se num trainee quando tinha apenas 13 anos. Ele faz parte dos sub-grupos Super Junior-T e Super Junior-H. Se alguma o grupo se separar, ele quer tornar-se num produtor.
Em 2012, ele participou no programa “We Got Married”, onde fez par com a atriz Kang Sora.
Heechul (Kim Hee Chul)
Heechul é um dos vocalistas e rappers do grupo. Ele nasceu a 10 de Julho de 1983, em Hoengseong.
Ele fez parte de um grupo chamado “4 Season” com Kangin, Yunho (TVXQ) e Jaejoong (ex-TVXQ). A 10 de Agosto de 2006, ele sofreu um acidente quando regressava a Seul depois do funeral do pai de Lee Dong Hae. Ele agora tem pinos de metal na perna, que faz com que ele ainda tenha dores e não pode dançar muito.
Heechul participou na versão internacional de “We Got Married” onde fez par com a taiwanesa Puff Guo. Ele apresentou o programa “Weekly Idol” com Defconn enquanto Hyeongdon esteve doente. Também foi o principal apresentador de “Lipstick Prince”. Atualmente ele faz parte do elenco do programa “Knowing Bros/Ask Us Anything”.
Ele faz parte do sub-grupo Super Junior-T.
No início deste ano foi anunciado que ele está numa relação com Momo das Twice.
Yesung (Kim Jong Hoon)
Yesung é um dos principais vocalistas do grupo. Ele nasceu a 24 de Agosto de 1984, em Seul.
O seu nome foi legalmente mudado de Kim Jong Woon para Kim Jong Hoon pela a sua mãe. Se ele reformar-se do grupo, ele quer tornar-se num homem de negócios.
Yesung faz parte dos sub-grupos Super Junior – K.R.Y. e Super Junior-H.
Shindong (Shin Dong Hee)
Shindong é um dos rappers e dançarinos do grupo. Ele nasceu a 28 de Setembro de 1985, em Mungyeong.
Ele é o coreografo do grupo. Em 2007, ele teve num acidente com Leeteuk, Enhyuk e Kyuhyun, mas não sofreu muitas mazelas. Ele faz parte dos sub-grupos Super Junior -T e Super Junior-H.
Sungmin (Lee Sung Min)
Sungmin é um dos principais vocalistas e dançarinos do grupo. Ele nasceu a 1 de Janeiro de 1986, em Ilsan.
O seus amigos mais próximos durante o período de treino foram Junsun (ex-TVXQ) e Eunhyuk. Ele casou-se com a atriz de musicais Kim Sa Eun em 2014.
Depois de ter cumprido o seu serviço militar, muitos fãs coreanos estavam contra a sua presença no comeback do grupo, por isso ele não tem participado em comebacks do grupo.
Sungmin faz parte dos sub-grupos Super Juniot-T, Super Junior-H e Super Junior-M.
Eunhyuk (Lee Hyuk Jae)
Eunhyuk é um dos principais rappers, vocalista e principal dançarino do grupo. Ele nasceu a 4 de Abril de 1986, em Neunggok.
O seu melhor amigo é Junsu (ex-TVXQ), eles são amigos de infância. Ele contribuiu nas letras de várias músicas do grupo.
Ele teve um escândalo com IU, quando ela acidentalmente postou uma fotografia onde ela aparecia em pijama e ele em tronco nu no Twitter, mas as duas companhias negaram que os dois namoravam.
Eunhyuk foi um dos treinadores do programa “Under 19”. Ele faz parte dos sub-grupos Super Junior-T, Super Junior-H, Super Junior-M e Donghae&Eunhyuk.
Siwon (Choi Si Won)
Siwon é um dos vocalistas, o visual e o centro do grupo. Ele nasceu a 7 de Abril de 1986, em Seul.
Ele é o filho do dono da segunda maior cadeia de supermercados na Coreia do Sul. Ele participou na versão chinesa de “We Got Married”, “We Are In Love”, onde fez par com a modelo Liu Wen.
Siwon participou em muitas k-dramas como: “Precious Family” (2004), “18,29” (2005), “Spring Waltz” (2006), “Hyangdan” (2007), “Oh! My Lady” (2010), “Athena: Goddess of War” (2010), “Glamorous Challenge” (2011), “Poseidon” (2011), “The Lord of Dramas” (2012), “The Man in the Mask” (2015), “She Was Pretty” (2015) e “Revolutionary Love” (2015).
Ele não fez parte das promoções de “Black Suit” porque o cão da sua família mordeu uma vizinha e ela acabou por morrer. Ele faz parte do sub-grupo Super Junior-M.
Donghae (Lee Dong Hae)
Donghae é um dos principais vocalistas, dançarinos e rapper do grupo. Ele nasceu a 15 de Outubro de 1986, em Mokpo.
Ele e Yunho dos TVXQ são da mesma cidade. Ele é próximo de Suho dos EXO e Minho dos SHINee.
Donghae faz parte dos sub-grupos Super Junior-M e Donghae&Eunhyuk.
Ryeowook (Kim Ryeo Wook)
Ryewook é o principal vocalista do grupo. Ele nasceu a 21 de Junho de 1987 em Incheon.
Ele preocupa-se bastante quando algum dos membros está doente. Ele faz parte dos sub-grupos Super Junior-K.R.Y. e Super Junior-M.
Kyuhyun (Cho Kyu Hyun)
Kyuhyun é um dos vocalistas e maknae do grupo. Ele nasceu a 3 de Fevereiro de 1988 em Nowon.
Em 2015, ele participou no programa “Exciting India” com Changmin dos TVXQ, Minho dos SHINee, Jonghyun dos CNBLUE, Sunggyu dos Infinite e Suho dos EXO. Ele também participou no programa “King of Masked Singer” onde foi rei durante 5 semanas consecutivas.
Em 2007, Kyuhyun esteve num acidente. Leeteuk, Shindong, Eunhyun, os managers e ele estavam no mesmo carro. As lesões de Eunhyuk e Shindong não foram graves, Leeteuk precisou de pontos, mas o estado de saúde de Kyuhyun era grave, disseram que havia só 30% de probabilidades de sobreviver.
Kyuhyun faz parte dos sub-grupos Super Junior-K.R.Y. e Super Junior-M.
Super Junior – M
Zhoumi (Zhou Mi)
Zhoumi é o vocalista e rapper do grupo. Ele nasceu a 19 de Abril de 1986 em Wuhan, na China.
Ele é um grande fã de moda e foi visto muitas vezes a ir às compras com Key dos SHINee.
Antes mesmo de se juntar à SM, ele já era bem conhecido na China. Ele fez a sua estreia a solo na Coreia do Sul em 2014.
Ex-Membros
O grupo já tem vários ex-membros. Como Kangin (Kim YoungWoon), que teve vários problemas com a lei, tendo sido apanhado duas vezes a conduzir embriagado e por ter sido apanhado numa rixa. Ele anunciou a sua saída em 2019.
Também temos Henry, que é canadiano mas com origens chineses e taiwanesas. que acabou por sair do grupo e da companhia em 2018 depois de 10 anos e estabeleceu a sua própria agência. Ele participou no programa “We Go Married” onde fez par com Kim Yewon. Ele também é muito amigo de Amber das f(x).
Hangeng era um dos membros dos Super Junior-M e um dos membros chineses. Em 2018, ele anunciou a sua relação com a atriz Celina Jade, com quem acabou por casar.
E por fim temos Kibum, que nasceu em Seul mas mudou-se para a California com 10 anos. Ele era o ‘poster boy’ do grupo.
Já fazes parte do fandom? És um ELF?
[tps_footer]
[/tps_footer]