Óscares 2023 | Há novas mudanças na cerimónia
As mudanças no anúncio de vencedores não convenceram, houve escândalo no pouco e as audiências fracassaram. Será que os próximos Óscares vão ser diferentes?
Foi no início de 2022 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciava mudanças para a sua 94ª edição; os Óscares iriam ter uma cerimónia mais curta, oito categorias seriam galardoadas fora das câmaras, e até se esperava algum “agitar das águas” com a escolha de três anfitriãs. O resultado prático e real? Negativo.
Enquanto que o modo de apresentação não foi alvo de críticas, sendo apenas algo de mera curiosidade por parte do público, as mudanças no anúncio de vencedores dos Óscares de 8 categorias não caíram em boas graças. Além dos cinéfilos mais fiéis não terem gostado, também a comunidade em geral manifestou desagrado nesta escolha da Academia, impulsionada pela ABC (que procurava maiores audiências).
Agora, nem um ano passado da cerimónia, Bill Kramer, CEO da Academia, anuncia que haverá reversão desta decisão e já para a 95ª edição dos Óscares. Com uma emissão de novo na ABC, a cerimónia dos prémios do cinema irá consagrar novamente vencedores de 23 categorias em direto. Assim, as categorias anteriormente ‘renegadas’ – Melhor Curta Metragem Documental, Melhor Edição, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Curta-Metragem Animada, Melhor Curta-Metragem de Imagem Real e Melhor Som – voltam a fazer parte do leque de consagrados em palco do Dolby Theatre.
Para Kramer, voltar atrás na decisão é um passo lógico para o reconhecimento dos que estão na indústria. Em entrevista à Variety, o CEO confirmou que a Academia tem o “compromisso de ter um programa que celebra os artistas, a arte e a ciência e a natureza colaborativa de fazer filmes”. Afinal de contas, essa é a missão da Academia e para ele apenas faz sentido celebrar todas essas componentes em conjunto.
A 95ª edição dos Óscares da Academia terá lugar a 12 de março de 2023 e já tem anfitrião escolhido. Jimmy Kimmel, conhecido apresentador de um talk-show, regressa pela terceira vez ao lugar de apresentador da maior cerimónia de prémios de Hollywood.
Costumas acompanhar os Óscares? O que pensas que faz falta à cerimónia?