Prémios BAFTA com alterações pioneiras na próxima edição
Os prémios BAFTA promovem o melhor da televisão, cinema e videojogos. A próxima edição tem alterações pioneiras.
Sumário:
- Fundado em 1947, os BAFTA são considerados os prémios britânicos equivalentes ao Óscar;
- Os prémios promovem o melhor que foi feito em várias áreas – cinema, televisão e videojogos;
- A partir do próximo ano há mais duas categorias e o sistema de votação vai mudar.
A British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) é uma organização britânica independente que promove e premeia as melhores produções de cinema, televisão e videogames. Fundada em 1947 como a British Film Academy por um grupo de notáveis cineastas britânicos, incluindo David Lean, Alexander Korda, Carol Reed e Charles Laughton, a organização tinha como objetivo reconhecer e celebrar o talento na indústria cinematográfica. Em 1958, fundiu-se com a Guild of Television Producers and Directors para formar a Society of Film and Television Arts, que mais tarde se tornou a BAFTA em 1976.
O principal evento da BAFTA, o British Academy Film Awards, é realizado anualmente desde 1949 e é amplamente considerado o equivalente britânico dos Óscares. A cerimónia concentrava-se exclusivamente no cinema, mas, com o tempo, expandiu-se para incluir outras áreas de entretenimento. Em 1998, a BAFTA começou a premiar os melhores trabalhos em videojogos, reconhecendo a crescente importância dessa indústria. Agora há mais alterações pioneiras que visam também a mudança do sistema de votos.
A próxima edição vai ter grandes novidades
A BAFTA anunciou várias mudanças importantes para os prémios na categoria de Cinema em 2025, incluindo a introdução de uma nova categoria e um sistema de pontos para determinar a elegibilidade dos filmes britânicos.
A partir do próximo ano, os prémios BAFTA incluirão uma categoria para o Melhor Filme Infantil e Familiar, a primeira nova categoria em cinco anos. Este prémio visa celebrar os melhores filmes que atraem audiências de várias gerações e destacar as contribuições criativas do setor infantil.
Outra mudança significativa é a introdução de um sistema de pontos para determinar a elegibilidade de filmes para o prémio de melhor filme britânico. Este sistema considerará critérios como a nacionalidade dos candidatos, os principais responsáveis dos departamentos, o elenco, informações sobre coproduções, o teste cultural do BFI, cenário, material de origem e o novo Crédito Fiscal para Filmes Independentes.
Também há algumas regras a serem extintas
Além disso, os júris de nomeação introduzidos durante a revisão dos BAFTA em 2020 serão eliminados nas categorias de realização e interpretação. O comissão de realização dos BAFTA passará a ser responsável pela pré-seleção e nomeações nesta categoria. As pré-seleções serão reduzidas de 16 para um máximo de 11.
As categorias de interpretação (melhor ator e atriz principal e secundário) também sofrerão alterações, com as nomeações a serem decididas inteiramente pela comissão de interpretação dos BAFTA.
Por fim, foram expandidos os requisitos para a elegibilidade na categoria de Melhor Filme, que agora exige exibição em pelo menos 50 ecrãs no Reino Unido durante sete dias. A definição do que qualifica um documentário também foi ajustada, e a votação para esta categoria será feita por um júri e por todos os votantes dos BAFTA.
Consideras as mudanças relevelantes?