Óscares 2025 | Todas as curiosidades sobre a estatueta dourada mais cobiçada de Hollywood
A estatueta dourada dos Óscares é o prémio mais cobiçado da indústria do cinema, mas será que sabes tudo sobre esta escultura?
A 11 de maio de 1927 foi fundada a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (mais conhecida apenas por Academia), uma instituição com sede na Califórnia. O principal intuito de Louis B. Mayer, dono da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM Studios), e fundador da Academia, era criar uma organização não sindicalista que melhorasse a indústria do cinema. Nessa altura, a Academia dedicava-se exclusivamente a Atores, Realizadores, Produtores, Escritores e Técnicos de cinema.
Mais tarde, o comité da Academia, decidiu que a instituição deveria começar a atribuir prémios de mérito para reconhecer o que de melhor se faz no cinema. Nasciam assim, em 1929, os Óscares, a mais prestigiada premiação da indústria que se torna uma verdadeira ambição para todos os profissionais do cinema. Mas afinal, quem criou a estatueta dourada? Quanto pesa este prémio?
George Stanley foi o responsável pela criação da estatueta dos Óscares
Quando decidiram criar os Prémios da Academia, Cedric Gibbons, também ele um dos fundadores da organização, ficou responsável pela criação da estatueta. Como tal, Gibbons fez o design que permanece até aos dias de hoje – um cavaleiro em pé a segurar uma espada, com um rolo de cinema por baixo. Curiosamente, este rolo tem cinco divisões, fazendo uma alusão aos cinco ramos da Academia (Atores, Realizadores, Produtores, Escritores e Técnicos de cinema).
Após o design de Gibbons, escolheram o escultor George Stanley para fazer a estatueta dourada. Apesar de o artista ter sempre mencionado que não teve qualquer modelo para a criação dos Óscares, a verdade é que muitos afirmam que Emilio Fernández, um figurante mexicano, teria pousado nu para o escultor.
Assim, a estatueta dourada dos Óscares pesam 3,8 kg e possuem pouco menos de 35 cm, sendo feita em bronze maciço. Posteriormente, é banhada em ouro de 24 quilates. Mas quanto tempo é necessário para criar todos os Óscares de cada edição? Por norma, a Academia começa a produzir as estátuas a partir de janeiro. tudo começa com uma impressão em 3D que permite fazer um molde em cera. Depois disso, o produto é mergulhado em areia sílica para criar uma casaca que é enchida com o bronze. Curiosamente, quando os vencedores dos Óscares recebem o seu prémio em palco, este não possui ainda o seu nome, sendo as placas colocadas mais tarde durante a cerimónia.
Mas porque damos o nome de “Óscares” às estatuetas douradas da Academia? Muitas são as respostas possíveis para esta pergunta, mas existem duas que são mais populares. Primeiramente, a bibliotecária Margaret Herrick quando viu o prémio disse que este se parecia com o seu tio Oscar. Por outro lado, há quem diga que a atriz Bette Davis teria achado a escultura parecia com seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson.
Que outras curiosidades sabemos sobre a estatueta dourada?
A primeira cerimónia dos Óscares aconteceu em 1929, sendo Emil Jannings o primeiro ator a receber este prémio. Desde então, foram já entregues mais de três mil estatuetas douradas. Até hoje, Walt Disney mantém-se como o detentor do maior número de estátuas, tendo recebido o prémio em 26 ocasiões diferentes. Apesar de este ser o prémio mais cobiçado de toda a indústria cinematográfica, três pessoas já recusaram receber o galardão. Dudley Nichols recusou o Óscar de Melhor Argumento por “O Denunciante”, de 1935; já George C. Scott não aceitou o Óscar de Melhor Ator pela sua participação em “Patton”. Da mesma forma, também Marlon Brando recusou aceitar o Óscar de Melhor Ator pelo filme “O Padrinho“, em 1972.
Apesar de a estatueta dourada dos Óscares ser feita de bronze maciço, durante a Segunda Guerra Mundial este material tornou-se escasso, o que levou à criação de uma escultura em gesso pintada de dourado. Após o conflito armado, a Academia convidou todos os premiados a trocarem a estátua pela versão original.
É verdade que o design da estatueta dourada permaneceu inalterável até aos dias de hoje. Porém, houve algumas ocasiões em que a Academia atribui prémios especiais. O primeiro foi entregue a Edgar Bergen, um ventríloquo que costumava atuar com o seu boneco Charlie McCarthy. O ator recebeu uma estatueta em madeira com uma boca móvel. Mais tarde, Walt Disney venceu um Óscar pelo filme “Branca de Neve e os Sete Anões”. Curiosamente, a estátua incluía sete miniaturas em ilusão aos anões do filme de animação.
Já sabias todas estas curiosidades sobre a estatueta dourada? Quais os teus filmes preferidos para os Óscares deste ano?