© iama_sing via Shutterstock, ID 2027011271

Óscares 2025 | Todas as curiosidades sobre a estatueta dourada mais cobiçada de Hollywood

A estatueta dourada dos Óscares é o prémio mais cobiçado da indústria do cinema, mas será que sabes tudo sobre esta escultura?

A 11 de maio de 1927 foi fundada a Academy of Motion Picture Arts and Sciences (mais conhecida apenas por Academia), uma instituição com sede na Califórnia. O principal intuito de Louis B. Mayer, dono da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM Studios), e fundador da Academia, era criar uma organização não sindicalista que melhorasse a indústria do cinema. Nessa altura, a Academia dedicava-se exclusivamente a Atores, Realizadores, Produtores, Escritores e Técnicos de cinema.

Mais tarde, o comité da Academia, decidiu que a instituição deveria começar a atribuir prémios de mérito para reconhecer o que de melhor se faz no cinema. Nasciam assim, em 1929, os Óscares, a mais prestigiada premiação da indústria que se torna uma verdadeira ambição para todos os profissionais do cinema. Mas afinal, quem criou a estatueta dourada? Quanto pesa este prémio?

 

Lê Também:   Óscares: Os melhores vencedores de sempre, segundo o IMDB

George Stanley foi o responsável pela criação da estatueta dos Óscares

Óscar | Academia de Cinema de Hollywood
© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com (ID: 675634225)

Quando decidiram criar os Prémios da Academia, Cedric Gibbons, também ele um dos fundadores da organização, ficou responsável pela criação da estatueta. Como tal, Gibbons fez o design que permanece até aos dias de hoje – um cavaleiro em pé a segurar uma espada, com um rolo de cinema por baixo. Curiosamente, este rolo tem cinco divisões, fazendo uma alusão aos cinco ramos da Academia (Atores, Realizadores, Produtores, Escritores e Técnicos de cinema).

Após o design de Gibbons, escolheram o escultor George Stanley para fazer a estatueta dourada. Apesar de o artista ter sempre mencionado que não teve qualquer modelo para a criação dos Óscares, a verdade é que muitos afirmam que Emilio Fernández, um figurante mexicano, teria pousado nu para o escultor.

Assim, a estatueta dourada dos Óscares pesam 3,8 kg e possuem pouco menos de 35 cm, sendo feita em bronze maciço. Posteriormente, é banhada em ouro de 24 quilates. Mas quanto tempo é necessário para criar todos os Óscares de cada edição? Por norma, a Academia começa a produzir as estátuas a partir de janeiro. tudo começa com uma impressão em 3D que permite fazer um molde em cera. Depois disso, o produto é mergulhado em areia sílica para criar uma casaca que é enchida com o bronze. Curiosamente, quando os vencedores dos Óscares recebem o seu prémio em palco, este não possui ainda o seu nome, sendo as placas colocadas mais tarde durante a cerimónia.

Mas porque damos o nome de “Óscares” às estatuetas douradas da Academia? Muitas são as respostas possíveis para esta pergunta, mas existem duas que são mais populares. Primeiramente, a bibliotecária Margaret Herrick quando viu o prémio disse que este se parecia com o seu tio Oscar. Por outro lado, há quem diga que a atriz Bette Davis teria achado a escultura parecia com seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson.

 

Lê Também:   Estes são os piores filmes de sempre a vencer um Óscar

Que outras curiosidades sabemos sobre a estatueta dourada?

Marlon Brando
O Padrinho | © 1972 Paramount Pictures

A primeira cerimónia dos Óscares aconteceu em 1929, sendo Emil Jannings o primeiro ator a receber este prémio. Desde então, foram já entregues mais de três mil estatuetas douradas. Até hoje, Walt Disney mantém-se como o detentor do maior número de estátuas, tendo recebido o prémio em 26 ocasiões diferentes. Apesar de este ser o prémio mais cobiçado de toda a indústria cinematográfica, três pessoas já recusaram receber o galardão. Dudley Nichols recusou o Óscar de Melhor Argumento por “O Denunciante”, de 1935; já George C. Scott não aceitou o Óscar de Melhor Ator pela sua participação em “Patton”. Da mesma forma, também Marlon Brando recusou aceitar o Óscar de Melhor Ator pelo filme “O Padrinho“, em 1972.

Apesar de a estatueta dourada dos Óscares ser feita de bronze maciço, durante a Segunda Guerra Mundial este material tornou-se escasso, o que levou à criação de uma escultura em gesso pintada de dourado. Após o conflito armado, a Academia convidou todos os premiados a trocarem a estátua pela versão original.

É verdade que o design da estatueta dourada permaneceu inalterável até aos dias de hoje. Porém, houve algumas ocasiões em que a Academia atribui prémios especiais. O primeiro foi entregue a Edgar Bergen, um ventríloquo que costumava atuar com o seu boneco Charlie McCarthy. O ator recebeu uma estatueta em madeira com uma boca móvel. Mais tarde, Walt Disney venceu um Óscar pelo filme “Branca de Neve e os Sete Anões”. Curiosamente, a estátua incluía sete miniaturas em ilusão aos anões do filme de animação.

Já sabias todas estas curiosidades sobre a estatueta dourada? Quais os teus filmes preferidos para os Óscares deste ano?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *