Festival de Cannes 2025 anuncia programação incluindo filmes de Paul Mescal e Scarlett Johansson
O Festival de Cannes 2025 está a chegar e já conhecemos a programação, que inclui, assim, os novos filmes de Josh O’Connor e Paul Mescal.
Todos os anos há uma grande expectativa quanto ao Festival de Cinema de Cannes. Em primeiro lugar, por ser um evento onde se celebra o cinema, ao mais alto nível. Com festa, luxo e grandes filmes. Mas também por ser quase uma premonição (embora que demasiado cedo) para os Óscares do ano seguinte.
Relembramos que “Anora”, de Sean Baker, venceu a Palma de Ouro no festival, em 2024, e veio a vencer o Óscar de Melhor Filme, em 2025. Assim, tudo está em aberto e já falta pouco para começar a competição.
O Festival de Cannes acontece na Riviera Francesa entre os dias 13 e 24 de maio. Nesse sentido, foi neste dia, 10 de Abril, que foi anunciada a programação do Festival deste ano, incluindo os filmes dentro da competição e outras grandes estreias mundiais.
Os destaques em competição no Festival de Cannes 2025
Avizinha-se então um grande ano de filmes, começando no segundo trimestre de 2023. Alguns dos mais esperados ganham agora estreia para o Festival de Cannes e entram ainda em competição. Outros ficam de fora, mas podem ser anunciados mais nomes, até 13 de maio.
Em competição, destacamos seis filmes aguardados. Primeiramente, Wes Anderson regressa com o seu estilo característico, com “The Phoenician Scheme”. O filme conta com Scarlett Johansson, Bill Murray, Benicio del Toro, Tom Hanks, Michael Cera, Benedict Cumberbatch e Willem Dafoe. Portanto, um elenco feito de caras desconhecidas.
Em seguida, Ari Aster, conhecido pelos seus filmes de terror “Hereditary” e “Midsommar”, também vai a competição, com “Eddington”. O filme tem um fantástico elenco, contando com Joaquin Phoenix, Emma Stone, Pedro Pascal e Austin Butler.
Após o divertido “Hit Man”, Richard Linklater traz o seu “Nouvelle Vague” para competição, com Zoey Deutch. A trama acompanha, então, os bastidores do filme “Acossado”. Além disso, o Brasil volta a estar em festa com o anúncio de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Wagner Moura é a estrela do filme.
Por fim, falamos de dois filmes com o popular Josh O’Connor como protagonista. “The Mastermind”, de Kelly Reichardt, e “The History of Sound”, de Oliver Hermanus, romance em que partilha tela com Paul Mescal.
Nesse sentido, estes são todos os filmes em competição:
- “After” (Oliver Laxe)
- “Alpha” (Julia Ducournau)
- “A Simple Accident” (Jafar Panahi)
- “Dossier 137” (Dominik Moll)
- “The Phoenician Scheme” (Wes Anderson)
- “O Agente Secreto” (Kleber Mendonça Filho)
- “Nouvelle Vague” (Richard Linklater)
- “Partir un jour” (Amélie Bonnin)
- “Eddington” (Ari Aster)
- “Fuori” (Mario Martone)
- “Renoir” (Chie Hayakawa)
- “Romeria” (Carla Simon)
- “Sentimal Value” (Joachim Trier)
- “Sound of Falling” (Mascha Schilinski)
- “The Eagles of the Republic” (Tarik Saleh)
- “The History of Sound” (Olivier Hermanus)
- “The Mastermind” (Kelly Reichardt)
- “Two Prosecutors” (Sergei Loznitsa)
- “The Youngest Daughter” (Hafsia Herzi)
- “Young Mothers” (Luc and Jean-Pierre Dardenne)
Fora de Competição
Definitivamente, as estreias em competição trazem tanto entusiasmo quanto as grandes premieres que vão passar pelo Grand Théâtre Lumière em Cannes. Neste campo o grande destaque vai, então, para a estreia do último filme da saga “Missão: Impossível”.
Conforme o nome indica, “The Final Reckoning” é o último capítulo da famosa saga de espionagem. Assim, o realizador Christopher McQuarrie e a estrela Tom Cruise marcam presença no festival.
Dessa forma, estes são todos os filmes fora de competição:
- “Highest 2 Lowest” (Spike Lee)
- “Mission: Impossible: The Final Reckoning” (Christopher McQuarrie)
- “The Coming of the Future” (Cedric Klapisch)
- “The Richest Woman in the World” (Thierry Klifa)
- “Vie Privée” (Rebecca Zlotowski)
Un Certain Regard
Em síntese, Un Certain Regard é, também, uma competição dentro do Festival de Cannes, paralela à competição oficial. Assim, esta secção premia filmes que contam histórias de uma maneira não tradicional. Ou seja, filmes e realizadores visionários.
Nesse sentido, estão em competição oito filmes com realizadores de primeira viagem, incluindo a famosa Scarlett Johansson. A atriz estreia-se, então, na realização com “Eleanor The Great”, com June Squibb, Jessica Hecht e Chiwetel Ejiofor. Por fim, o ator Harris Dickinson também estreia o seu primeiro filme como realizador, “Hurchin”, com Frank Dillan.
Deste modo, estes são todos os filmes na competição Un Certain Regard:
- “Aisha Can’t Fly Away Anymore” (Morad Mostafa)
- “A Pale View of Hills” (Kei Ishikawa)
- “Eleanor the Great” (Scarlett Johansson)
- “Heads or Tails?” (Alessio Rigo de Righi, Matteo Zoppis)
- “Homebound” (Neeraj Ghaywan)
- “L’inconnu de la Grande Arche” (Stephane Demoustier)
- “Meteors” (Hubert Charuel)
- “My Father’s Shadow” (Akinola Davies Jr.)
- “Once Upon a Time in Gaza” (Arab Nasser, Tarzan Nasser)
- “Pillion” (Harry Lighton)
- “The Plague” (Charlie Polinger)
- “The Mysterious Gaze of the Flamingo” (Diego Céspedes)
- “Urchin” (Harris Dickinson)
Sendo assim, se fosses ao Festival de Cannes 2025, qual destes filmes mais gostavas de ver?