WhatsApp recebe finalmente a funcionalidade em falta
O WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade de tradução automática que funciona sem internet e promete revolucionar as tuas conversas.
O WhatsApp está a testar uma funcionalidade que promete facilitar (e muito!) a vida de quem conversa com pessoas que falam outras línguas. A nova ferramenta de tradução já começou a chegar a alguns utilizadores Android que fazem parte do programa beta, e tudo indica que poderá ficar disponível em breve para todos.
De acordo com informações avançadas pelo portal especializado WABetaInfo, a novidade está incluída na versão 2.25.12.25 do WhatsApp para Android. Por enquanto, só alguns sortudos têm acesso, mas a expansão para mais utilizadores deve acontecer já nas próximas semanas.
Esta nova funcionalidade permite traduzir mensagens de conversas privadas, de grupos e até atualizações de canais. O melhor de tudo isto é que tudo acontece diretamente no teu telemóvel, sem que precises de estar sequer ligado à Internet. Basta teres o pacote de idiomas certo instalado.
Como funciona a nova funcionalidade do WhatsApp?
Os idiomas atualmente disponíveis incluem português, espanhol, árabe, hindi e russo (mais irão ficar disponíveis no futuro!). Podes escolher o idioma que queres traduzir nas definições de cada chat, seja uma conversa com um amigo ou um grupo cheio de memes.
No caso de preferires controlar tudo à tua maneira, podes optar pela tradução manual. Para isso, só tens de tocar em “Traduzir” numa mensagem específica. Mas se quiseres que o WhatsApp trate de tudo sozinho, então o que tens de fazer é ativa a tradução automática no ecrã de informações do chat. É tudo muito simples e eficaz.
Como tudo é feito diretamente no dispositivo (sem nuvens envolvidas!), é natural que numa fase inicial existam algumas imprecisões nas traduções. Ainda assim, os utilizadores podem enviar feedback à Meta para ajudar a melhorar os resultados. O melhor é que o podes fazer sem comprometer a privacidade: o conteúdo das mensagens não é partilhado com ninguém.
Concordas que esta funcionalidade fazia falta ao WhatsApp? Há mais alguma ferramenta que aches que deva ser introduzida?