© Cinemundo

After | O fenómeno literário que está a conquistar o grande ecrã

“After”, o fenómeno literário de Anna Todd, promete ser um sucesso mundial ao nível de “Crepúsculo” ou “50 Sombras de Grey” com a nova adaptação para o grande ecrã.

Com mais de 10 milhões de livros vendidos e mais de 1,5 mil milhões de leituras na plataforma online Wattpad, a série literária “After” é um fenómeno literário icónico da nova geração. A adaptação para o grande ecrã chega hoje, dia 11 de abril, aos cinemas mundiais. Até agora, o respetivo tour de promoção do filme tem provocado uma adesão massiva por parte dos fãs, que têm acorrido aos milhares a cada encontro com o elenco, incluindo em Portugal, onde a estreia é assegurada pela Cinemundo.

“After” é o título de uma série de cinco romances escritos por Anna Todd, publicados a partir de 2015 em Portugal. Os seus romances foram precursores do novo género de ficção “New Adult”, com protagonistas entre os 18 e os 30 anos, mas com um espectro de público potencial mais vasto. Este fenómeno literário tem sido frequentemente comparado com “Crepúsculo” e ainda com “50 Sombras de Gray”, com o qual partilha um outro dado essencial — ambos começaram como ficção escrita por fãs.

A história gira à volta de Tessa, uma jovem recém-chegada à universidade, e da sua relação progressivamente mais intensa com o rebelde Hardin, que vai mudar a sua vida para sempre. Tessa é estudiosa e sente a pressão em não desiludir as expectativas da mãe, com quem sempre viveu após o abandono do pai. Hardin é filho de uma família rica com quem tem uma relação conflituosa; é o rebelde mais popular da faculdade, mas tem uma paixão por livros que o distancia dos demais. À partida, eles não têm nada em comum, só que a antipatia inicial não esconde uma tensão sexual latente que se vai transformar em amor. A relação encontra vários obstáculos pelo caminho, sendo certo que a vida dos dois não voltará ao que era antes.

Lê Também:   Livros a não perder | Seleção de abril 2019 by MHD

Anna Todd, escritora de 30 anos, é a responsável principal por todo o fenómeno que se gerou em torno de “After”. A escritora cresceu na pequena cidade norte-americana de Dayton, no Ohio, serviu à mesa na Waffle House, trabalhou no balcão de cosmética da Ulta Beauty e casou cedo com o namorado de liceu que seguiu a carreira militar. Sem grande empatia com as outras mulheres da base em que o marido estava colocado, Todd passou cada vez mais tempo ao computador, a ler fan-fiction, isto é, a ficção escrita por fãs com personagens de sagas como “Harry Potter” ou “Crepúsculo” ou de bandas como os Hanson ou os One Direction.

Da leitura para a escrita foi um salto rápido, e foi precisamente a banda britânica One Direction a servir de catalisador. Usando o pseudónimo imaginator1D, Todd começou a escrever histórias no seu telemóvel em 2013, em que transfigurou Harry Styles num aluno da universidade de Washington State, e foi publicando um capítulo quase todos os dias no Wattpad, uma comunidade na internet que permite aos escritores publicarem as suas obras e que dezenas de milhões de leitores as possam apreciar, servindo em simultâneo como rede social e plataforma de publicação. A adesão dos leitores foi absolutamente fulgurante, com um milhão de leituras logo nos primeiros dois meses. À medida que ia escrevendo mais capítulos, o fenómeno ia crescendo, de tal forma que a editora Simon & Schuster pagou cerca de 500 mil dólares pela publicação dos quatro livros da saga. Os volumes foram publicados entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, a que se seguiu uma prequela intitulada, “Before”. Foi então necessário trocar o nome do protagonista de Harry Styles para Hardin Scott, de forma a evitar qualquer potencial processo legal. De lá a cá, os livros já foram traduzidos para cerca de 30 idiomas.

Lê Também:   Os livros que celebram as mulheres em 365 dias

Uma semana depois de ter assinado o contrato com a editora, Todd assinou contrato para uma adaptação ao cinema, num filme que chega hoje ao público. Realizada por Jenny Gage, a película tem como protagonistas Josephine Langford e Hero Fiennes-Tiffin. A atriz já participou em séries como “Wolf Creek” e é irmã mais nova de Katherine Langford, popularizada pela série “13 Reasons Why”. Em relação ao protagonista masculino, o ator brilhou aos 11 anos em “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”, no papel da versão ainda criança do vilão Voldemort. O elenco ainda integra Selma Blair como mãe de Tess, Peter Gallagher como pai de Hardin e Jennifer Beals como madrasta do rapaz

A expectativa em redor da estreia tem sido gigantesca, como tem sido comprovado pelas intensas reacções por parte dos fãs na tour “After”, com a qual Anna Todd e os dois protagonistas têm percorrido vários países, com manifestações de muitos milhares de fãs pelas ruas e espaços por onde os seus ídolos têm passado. Em Portugal, a 27 de março, a afluência também foi massiva, com fãs a pernoitarem à porta do Centro Comercial Colombo para terem acesso a autógrafos dados pessoalmente pelas estrelas e algumas centenas de admiradores vindos de todo o país (incluindo Madeira e Açores) a marcarem presença durante o dia para entrarem em contacto com o trio e verem o filme em primeira mão. Um verdadeiro fenómeno popular, à imagem de “Crepúsculo” ou “50 Sombras de Grey”.

TRAILER | ENTRA NO MUNDO APAIXONANTE DE AFTER

Preparado para versão cinematográfica de “After”?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *