Fernanda Torres (Óscares) © A.M.P.A.S. / Trae Patton

Ainda Estou Aqui, de Fernanda Torres, faz história nos Óscares 2025

“Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, conquistou o público mundial. O filme fez história para o Brasil nos Óscares 2025.

Fernanda Torres, protagonista de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, fez história no final do ano passado ao tornar-se na primeira atriz brasileira a vencer um Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama). A sua performance também valeu-lhe uma nomeação aos Óscares 2025.

Aquando da nomeação, a atriz descreveu a nomeação como um momento “histórico”, expressando o seu orgulho e gratidão ao realizador Walter Salles, à equipa do filme e à própria Eunice Paiva. No entanto o filme fez história para o cinema brasileiro nos Óscares 2025.

Lê Também:
Ainda Estou Aqui: Como o filme com Fernanda Torres se tornou um dos filmes favoritos aos Óscares 2025?

Ainda Estou Aqui entrou na história do cinema brasileiro

Ainda Estou Aqui
© TIFF

“Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de Marcelo Paiva e realizado por Walter Salles, entrou para a história ao vencer o primeiro Óscar do Brasil, na categoria de Melhor Filme Internacional. A obra, que narra a vida de Eunice Paiva durante a ditadura militar, reafirma o talento brasileiro no panorama cinematográfico global. No seu discurso, o realizador brasileiro destacou que a premiação não foi apenas para o filme, mas para a cultura brasileira, incluindo a literatura e a música.

Além disso o cineasta sublinhou que a produção foi vista por cinco milhões de brasileiros e conseguiu ultrapassar divisões políticas. Para ele, a fragilidade da democracia no mundo torna a história do filme ainda mais relevante. “O filme é sobre perda, resistência e luta contra a injustiça”, afirmou.

A autenticidade da narrativa foi reforçada com o uso de película 35mm e Super 8, recriando a atmosfera dos anos 70 sem efeitos digitais. Walter Salles enfatizou ainda a importância do jornalismo, da literatura e do cinema na preservação da memória histórica. “Vivemos num momento em que a memória está a ser apagada como um projeto de poder. O que fazemos pode lutar contra esse esquecimento.”

Além disso, relembrado o fim de semana de estreia em Portugal, o filme foi o mais visto, com mais de 37 mil espectadores, segundo dados do ICA. Até ao momento, o filme foi visto por mais de 280 mil pessoas, sendo o filme mais visto em 2025.

Viste a cerimónia ao vivo? Já viste o filme?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *