Alien: Romulus | Afinal, qual o significado do misterioso líquido preto?
Alien está aqui para ficar e “Romulus” já domina as bilheteiras e vários temas de conversa, em particular com aquele misterioso líquido preto. [O artigo contém spoilers para “Alien: Romulus”]
Sumário:
- “Alien: Romulus” estreou na passada semana e já se tornou o líder das bilheteiras tanto em Portugal como no resto do mundo;
- O novo filme é realizado por Fede Alvarez e aprofunda o mundo criado por Ridley Scott, fazendo novas revelações sobre os planos da Weyland-Yutani;
- Um dos grandes objetivos da empresa que atormentou Ripley durante anos é angariar uma amostra de um líquido preto capaz de transformar ADN de forma exponencial.
A exploração espacial e a colonização são dois temas recorrentes na saga Alien criada por Ridley Scott, Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Porém, tópicos como a criação e evolução, ganharam força com as subsequentes sequelas e prequelas, em particular com “Prometheus” e a introdução dos Engineers. O primeiro filme da saga chegou ao grande ecrã em 1979 e surpreendeu tudo e todos, não só pela sua direção de arte impressionante e por performances cativantes, mas também pelo mundo que criou.
O sucesso de Alien
A saga revelou-se um verdadeiro sucesso, tendo angariado não só o favor da crítica, mas também das audiências mundiais, angariando mais de 100 milhões de dólares com o primeiro filme, que teve um custo de produção de apenas 11 milhões. Entretanto o universo dos Xenomorphs tem vindo a expandir-se de forma gradual, com 6 outros filmes já estreados, incluindo o mais recente capítulo, “Romulus“, realizado por Fede Alvarez e protagonizado por Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu.
Os Engineers e o líquido preto
Durante os violentos eventos a bordo da estação espacial Renaissance, Rook um android membro do grupo de cientistas da estação espacial, pede aos jovens protagonistas para salvar um frasco com um líquido preto, permitindo que sobreviva à destruição da estação espacial e que alcance a Weyland-Yutani, a empresa responsável pelas expedições testemunhadas ao longo dos filmes, e que ao longo dos anos tem feito grandes esforços para assumir o controlo de um exemplar de Xenomorph.
Rook, explica aos jovens protagonistas que este líquido é a carga mais importante a bordo da estação espacial, sendo aquilo que a Weyland-Yutani mais deseja obter, revelando-se muito mais importante do que qualquer Xenomorph. Onde já vimos este Goo? Esta não é a primeira aparição deste líquido nos filmes, tendo sido introduzido em “Prometheus“, o filme de 2012 protagonizado por Michael Fassbender e que deu a conhecer as origens destes Aliens. Na longa-metragem, Peter Weyland (Guy Pearce) organiza uma expedição com o objetivo de encontrar o criador da humanidade em busca de uma cura para a morte, encontrando os Engineers e levando à descoberta do líquido preto. Nessa expedição, David (Fassbender), utiliza amostras deste líquido para criar um novo organismo.
O que é este Goo? Este líquido preto tem um papel importante no terceiro ato de “Romulus”, sendo responsável por transformar o feto de Kay numa criatura que mistura o ADN humano com o dos Engineers e Xenomorphs. Desta forma, o black goo, tem a capacidade de transformar organismos, aperfeiçoando-os de forma a que se tornem criaturas letais e resistentes à morte. No final de “Romulus”, Rain segue o exemplo de Ripley nos filmes originais e expulsa o hibrido da nave espacial deixando-o à deriva no espaço.
Já tiveste oportunidade de ver o novo filme? O que pensas das grandes revelações?