Annabelle vs. Chucky | © NOS Audiovisuais

Annabelle vs. Chucky | Qual é o boneco mais pavoroso?

[tps_header]

Com qual boneco assombrado preferias passar a próxima noite? O duelo Annabelle vs Chucky ajuda-te a escolher e a descobrires o destino que te espera!

Alguma vez te questionaste qual é o boneco mais assustador, perigoso e macabro do cinema? Por um lado, temos a querida e demoníaca Annabelle, a encarnação do mal disfarçada que se alimenta do pavor das suas vítimas. Por outro lado, temos o criativo e pervertido Chucky, um boneco possuído por um mestre vodu, capaz de tudo pela sua demanda por violência e diversão mórbida. Sem mais demoras, qual é o boneco de que deves fugir a sete pés? (Alerta spoilers)

[/tps_header]

1. A ORIGEM DO BONECO

Annabelle vs Chucky
Annabelle vs Chucky | © NOS Audiovisuais

Chucky — Antes de ser um boneco, esta entidade não passava de um homem serial killer e praticante de vodu, de nome Charles Lee Ray, conhecido como o Estrangulador de Lakeshore. Enquanto fugia da polícia, Charles escondeu-se numa loja de bonecos, onde foi mortalmente ferido por um tiro desferido pelo detetive Mike Norris. Com as suas últimas forças, Charles jurou vingança, transferindo a sua alma para um boneco Good Guy, através de um poderoso ritual vodu. De seguida, a mãe Karen Barclay compra o boneco possuído para o aniversário do seu filho, Andy. Pouco depois, a babysitter da criança é assassinada e o detetive Mike Noris vem tentar a sua sorte com o caso.

Annabelle — É baseada numa boneca verdadeira, que aparentemente está assombrada. Nos filmes, a sua origem é extremamente trágica. Quando Annabelle, de 7 anos, morre num acidente de carro, os seus pais, que faziam bonecas, concordam em transferir um espírito desconhecido para a boneca da sua falecida Annabelle em troca de se poderem despedir da filha. Entretanto, o casal acolhe um grupo de órfaõs que tinha ficado desalojado, proporcionando a situação ideal para Annabelle revelar a sua aura obscura. A boneca tenta possuir uma das crianças, Janice.

Ambos são baseados em bonecos assombrados verdadeiros, na ‘vida real’, contudo, a história de Chucky é indubitavelmente menos assustadora do que a de Annabelle. A título de exemplo, enquanto Chucky não chega realmente a matar alguém, a história real de Annabelle fala de um demónio que, através de diversos atos, matou pelo menos uma pessoa. Em última análise, enquanto Chucky apresenta uma origem sombria, Anabelle possui um começo aterrorizador, especialmente se tivermos em conta que ela é, de facto, um demónio (ao passo que Chucky começou por ser um homem demente).

Annabelle vs Chucky — Annabelle conquista a primeira ronda! (1 a 0)


2. HABILIDADES & CAPACIDADES ASSOMBROSAS

HABILIDADES & CAPACIDADES ASSOMBROSAS
HABILIDADES & CAPACIDADES ASSOMBROSAS | © NOS Audiovisuais

Chucky — Altamente resistente aos ataques que lhe disferem, como a tiros, derretimento, esfaqueamento e esborrachamento. Além disso, Chucky é conhecido por ser um mestre a esconder-se e por ser bastante hábil com diversos utensílios (apesar do seu preferido ser a faca de cozinha), fazendo deles armas mortíferas e, por vezes, também divertidas. Para esta entidade, a morte não é uma opção, e prova disso é quando se destrói um boneco (ele é capaz de aparecer noutro!). Como se isso não fosse suficiente, a certo ponto ele aprendeu a assombrar mais do que um boneco ao mesmo tempo (e, através de complexos rituais vodus, também é capaz de possuir as suas vítimas!). Consegues imaginar o terror que é um Chucky? Então nem queiras sofrer com o pandemónio de vários (ou com o que vai acontecer em “O Boneco Diabólico Filme“)!

Annabelle — Possui diversas habilidades demoníacas, desde as mais constrangedoras às mais letais. Não só consegue manipular objetos em seu redor (imaginas o que é um rádio se ligar do nada, ou uma porta se abrir… espontaneamente?!), como também entrar na mente das suas vítimas, enlouquecendo-as. Paralelamente, também é sabido que Annabelle tem elevada resistência e força física, atirando pessoas vários metros no ar… Em suma, se esta boneca te começar a atormentar, a tua hipótese de sobrevivência é positivamente muito baixa.

Analisando as duas entidades, pouco importaria quantos bonecos o Chucky conseguisse possuir duma só vez, tendo em conta que a Annabelle podia dominar tudo o que a envolvesse, literalmente! Contudo, os desenvolvimentos do novo filme do Chucky, “O Boneco Diabólico”, alteram totalmente a perceção que temos dele até ao momento. Agora, ele também parece ser capaz de controlar os electrodomésticos, telemóveis, carros e provavelmente muito mais! Como tal, esta ronda pertence ao Chucky, que consegue manipular múltiplas coisas, é impossível de matar e, sobretudo, de conter.

Annabelle vs Chucky — Chucky conquista a segunda ronda! (1 a 1)


3. PERSONALIDADE DO BONECO

PERSONALIDADE DO BONECO
PERSONALIDADE DO BONECO | © NOS Audiovisuais

Chucky — Tendo uma origem humana, é normal que Chucky retenha vários traços da personalidade de Charles Lee Ray. A título de exemplo, temos os seus surtos de raiva e o seu caráter sádico, irritadiço, de humor negro e com uma gargalhada de arrepiar. Além do mais, Chucky é reconhecido pelas suas expressões faciais horripilantes, em grande parte devido à sua parecença com as manifestações mais maliciosas do rosto humano.

Annabelle — Esta é uma ronda que pode ser especialmente difícil para um demónio como Annabelle, uma vez que ela parece desprovida de uma personalidade própria, assemelhando-se apenas à encarnação do puro mal, conquistando uma alma de cada vez. A boneca não fala e pouco se move, além de não possuir alguma expressão facial além da que apresenta (ao contrário de Chucky).

Claramente, Chucky merece vencer esta ronda, com a sua personalidade retorcida e dilacerante, capaz de enlouquecer de medo as suas vítimas.

Annabelle vs Chucky — Chucky conquista a terceira ronda! (1 a 2)


4. CAPACIDADE DE APAVORAR A ALMA MAIS CORAJOSA

CAPACIDADE DE APAVORAR A ALMA MAIS CORAJOSA
CAPACIDADE DE APAVORAR A ALMA MAIS CORAJOSA | © NOS Audiovisuais

Chucky — Praticamente vive numa aura de pavor, desde as suas falas assustadoras até aos seus atos horrorosos e macabros. Quando mais tarde, no decorrer da saga, Chucky aparece com a cara dilacerada, a sua personagem ainda gera mais medo (especialmente para as vítimas mais assustadiças e que se surpreendem facilmente com um dos seus saltos).

Annabelle — Enquanto o Chucky suscita um medo mais físico, o demónio que reside dentro de Annabelle opta por um pavor psicológico. Sendo a encarnação do próprio mal, as suas habilidades diabólicas e de ilusão não encontram rival. Tanto te pode aparecer à frente agora, como surgir pelas tuas costas daqui a menos de um segundo (ela é super-rápida, todavia, não é capaz de se teletransportar)!

Esta é, provavelmente, a ronda mais difícil de selecionar o vencedor. Por um lado, Annabelle não tem capacidades tão realistas ou exclusivas como Chucky e, como tal, pode não provocar um medo tão profundo aos seus bravos espectadores. Por outro lado, enquanto podias passar a vida a fugir do Chucky, é impossível conseguires escapar de um demónio, por mais rápido que sejas, e o medo de ela estar sempre um passo à tua frente pode mesmo levar-te à loucura. Desta forma, após devida ponderação, Annabelle conquista esta ronda!

Annabelle vs Chucky — Annabelle conquista a quarta ronda! (2 a 2)


5. NÚMERO DE MORTES

NÚMERO DE MORTES
NÚMERO DE MORTES | © NOS Audiovisuais

Chucky — Como se já não fosse suficiente ser uma autêntica máquina assassina, ele ainda tem a capacidade de ser criativo com cada uma das suas mortes. Também é de salientar que a sua habilidade de possuir vários bonecos pode ser bastante proveitosa para aumentar o número de assassínios. Os seus homicídios são brutais, violentos e engenhosos, resultando num total de 50 ao longo de 8 filmes (total de 6,25 assassinatos por filme!)

Annabelle — Optando por manipular a mente, esta boneca ataca tipicamente a sua vítima, uma de cada vez. Embora possa levar a um sofrimento superior em relação ao Chucky, com todas as suas manipulações e ilusões psicológicas, tem um vagar mortífero inferior, com apenas 5 mortes nos 2 primeiros filmes (total de 2,5 assassinatos por filme!).

Comparando os bonecos, Chucky vence por mais de do dobro de mortes por filme. Embora esta ronda lhe pertença, aguardamos a contagem das mortes de “Annabelle 3: O Regresso a Casa” e “O Boneco Diabólico” para reavaliar a situação.

Annabelle vs Chucky — Chucky conquista a quinta ronda! (2 a 3)


6. BOX OFFICE — QUEM TEM O MAIOR PÚBLICO?

BOX OFFICE — QUEM TEM O MAIOR PÚBLICO
BOX OFFICE — QUEM TEM O MAIOR PÚBLICO | © NOS Audiovisuais

Chucky — O filme com maior bilheteira de Chucky foi “Chucky, O Boneco Diabólico” de 1988, com mais de 39 milhões de euros. Claro que o “O Boneco Diabólico” de 2019 ainda mal estreou em Portugal e em um punhado de outros países e já tem uma box office de 33 milhões de euros, pelo que é provável que supere a bilheteira do filme de 1988 muito em breve. Em média, este assassino de sangue frio rende 35 milhões de euros por longa-metragem e, até hoje, coletou cerca de 187 milhões de euros com 6 filmes.

Annabelle — O filme com maior bilheteira de Annabelle foi “Annabelle 2: A Criação do Mal“, com cerca de 271 milhões de euros. Em média, este demónio rende 208 milhões de euros por longa-metragem. Até hoje, coletou cerca de 623 milhões de euros ao longo de 3 filmes (“The Nun” e “Conjuring” 1 e 2 não são contabilizados para o efeito).

Esta ronda é 100% dedicada a Annabelle, que apresenta uma box office praticamente muitíssmo superior à do Chucky! É uma evidência considerável de que o público tem um carinho especial por entidades demoníacas, enigmáticas e que se aproveitam da mente das suas vítimas. Desta forma, Annabelle é o boneco que mais pessoas consegue afetar e induzir a vir conhecê-la ao cinema.

Annabelle vs Chucky — Annabelle conquista a sexta ronda! (3 a 3)


7. FRAQUEZAS DO BONECO — BATALHA FINAL

FRAQUEZAS DO BONECO — BATALHA FINAL
FRAQUEZAS DO BONECO — BATALHA FINAL | © NOS Audiovisuais

Chucky — Consegue possuir qualquer boneco, com uma persistência inabalável e tenebrosa. Apesar disso, pode ser temporariamente impossibilitado com a destruição do(s) bonecos que está a possuir, demorando-se até encontrar um novo corpo.

Annabelle — Estima o seu corpo de boneco (altamente resistente, ainda que não seja indestrutível), por não conseguir mudar-se para outro boneco, caso algo corra para o torto (ao contrário de Chucky). Além disso, o demónio de Annabelle tem aversão pela Bíblia e por tudo o que esta envolve, como os objetos sagrados e a fé verdadeira, que devem ser capazes de a levar de volta para o inferno ou, pelo menos, de a aprisionar mais uma temporada.

Chucky é indubitavelmente o vencedor da sétima ronda e última ronda, uma vez que não pode ser destruído. Apesar de Annabelle provir de um horror mais profundo, o próprio mal, não é indestrutível nem inquebrável e, assim sendo, num confronto só ela poderia ser derrotada. Além disso, Annabelle será tão mais forte quanto o medo do seu oponente e, como sabemos, Chucky é uma mente doentia e não tem qualquer razão para sentir medo, ele é literalmente imortal. Contudo, esta boneca pode ser capaz de se aproveitar do desejo de violência de Chucky que, embora não a fortaleça tanto quanto o poder do medo, talvez seja o suficiente para ela conseguir fazer-lhe frente. Em contrapartida, Chucky pode deparar-se com o problema em conseguir ver-se livre do demónio, pois este não é uma das suas típicas vítimas que morre com facadas ou ataques surpresas, uma vez que Annabelle está ciente de tudo o que a envolve.

No final de contas, quem venceria o confronto cara a cara? Por um lado, Chucky não pode ser derrotado e tem uma imaginação doentia, que lhe podea trazer novas ideias para tentar derrotar Annabelle (como os objetos sagrados, por exemplo). Por outro lado, Annabelle é um demónio super-resistente, poderosa e que não pode ser surpreendida, todavia, não é muito criativa ou aparentemente inteligente.

Annabelle vs Chucky — Chucky conquista a sétima ronda! (3 a 4)

Chucky é o grande vencedor do título do boneco mais pavoroso!

Também seria possível que Chucky se casasse com Annabelle, sendo os dois entidades super-poderosas e, deste modo, produzir uma descendência capaz de destruir a Humanidade. Em última estância, nós é que perderíamos esta batalha!

Se tivesses que escolher um boneco para passar a noite, quem escolherias?

[tps_footer]

Lê Também:   Conjuring | 15 factos sobre os filmes do universo

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *