Annie Awards 2023 consagram Pinóquio e Ice Merchants
“Pinóquio” foi o favorito dos Annie Awards 2023 mas este ano os vencedores são ainda mais especiais com a consagração da obra portuguesa, “Ice Merchants”.
Se nesta 50ª edição dos Annie Awards 2023 vai ficar na memória o regresso de uma obra em stop motion que cativou o público, para o nosso panorama fica marcado pelo reconhecimento a uma produção de animação portuguesa. Os prémios, considerados os Óscares da Animação a nível internacional, já atribuíram os galardões do ano neste fim-de-semana e revelam claros favoritos dentro do género.
Na lista de nomeados destacava-se “Pinóquio de Guillermo del Toro“, o filme em stop-motion original Netflix e que voltou a trazer uma visão da marioneta de madeira ao público em geral. O filme saiu vitorioso e no total, das 9 nomeações, arrecadou 5 prémios no final da noite. No entanto, outros favoritos posicionaram-se como “Marcel the Shell with Shoes On” e o orgulho nacional, “Ice Merchants“.
O filme português, de João Gonzalez, que também está na corrida para Melhor Curta Metragem nos Óscares 2023, tem sido um claro favorito da crítica internacional. Consagrado nesta 50ª edição, este prémio coloca o cineasta um passo mais perto dos Óscares e marca um novo feito na história do cinema português, que até agora nunca havia marcado presença deste modo na temporada de prémios de cinema.
VENCEDORES DOS ANNIE AWARDS 2023
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
- “Pinóquio de Guillermo del Toro” (Netflix Presents A Double Dare You! Film / A Shadowmachine Production in association with The Jim Henson Company) VENCEDOR
- “O Gato das Botas: O Último Desejo” (DreamWorks Animation”)
- “O Monstro Marinho” (Netflix)
- “Turning Red” (Pixar Animation Studios)
- “Wendell & Wild” (Netflix Presents A Monkeypaw Production / A Gotham Group Production)
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO INDEPENDENTE
- “Charlotte” (January Films, Ltd., Balthazar Productions, and Walking the Dog )
- “Inu-Oh” (Science SARU)
- “Little Nicholas, Happy As Can Be” (On Classics (Mediawan) / Bidibul Productions)
- “Marcel the Shell with Shoes On” (Marcel the Movie LLC) VENCEDOR
- “My Father’s Dragon” (Cartoon Saloon for Netflix)
MELHOR REALIZADOR
- Domee Shi, por “Turning Red”
- Guillermo del Toro e Mark Gustafson, por “Pinóquio de Guillermo del Toro” VENCEDOR
- Dean Fleischer Camp, Kirsten Lepore e Stephen Chiodo, por “Marcel the Shell with Shoes On”
- Nora Twomey, por “My Father’s Dragon”
- Henry Selick, por “Wendell & Wild”
MELHOR ARGUMENTO
- Domee Shi e Julia Cho, por “Turning Red”
- Jason Loftus, por “Eternal Spring”
- Akiko Nogi, por “Inu-Oh”
- Dean Fleischer Camp, Jenny Slate, Nick Paley e Elisabeth Holm, por “Marcel the Shell with Shoes On” VENCEDOR
MELHOR INTERPRETAÇÃO
- David Bradley, por “Pinóquio de Guillermo del Toro”
- Gregory Mann, por “Pinóquio de Guillermo del Toro”
- Jenny Slate, por “Marcel the Shell with Shoes On” VENCEDORA
- Wagner Moura, por “O Gato das Botas: O Último Desejo”
- Zaris-Angel Hator, por “O Monstro Marinho”
MELHORES EFEITOS ANIMADOS
- “Avatar: O Caminho da Água” VENCEDOR
- “Buzz: Lightyear“
- “Pinóquio de Guillermo del Toro”
- “Mínimos 2: A Ascensão de Gru“
- “O Monstro Marinho”
MELHOR ANIMAÇÃO DE PERSONAGEM
- Teresa Falcone, por “Turning Red”
- Eric Anderson, por “Turning Red”
- Tucker Barrie, por “Pinóquio de Guillermo del Toro” VENCEDOR
- Jorge Capote, por “Os Mauzões”
- Min Hong, por “Os Mauzões”
MELHOR MÚSICA
- Ludwig Göransson, Billie Eilish e Finneas O’Connell, por “Turning Red”
- Alexandre Desplat, Roeban Katz, Guillermo del Toro, Patrick McHale, por “Pinóquio de Guillermo del Toro” VENCEDOR
- Dan Wool, por “Mad God”
- Daniel Pemberton, por “Os Mauzões”
- Mark Mancina, Nell Benjamin e Laurence O’Keefe, por “O Monstro Marinho”
MELHOR DESIGN DE PERSONAGEM
- Massimiliano Narciso, por “Luck”
- Jesús Alonso Iglesias, por “O Gato das Botas: O Último Desejo”
- Ida Hem, por “Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles: The Movie”
- Taylor Krahenbuhl, por “Os Mauzões” VENCEDOR
- Pablo Lobato, por “Wendell & Wild”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- Curt Enderle, Guy Davis, por “Pinóquio de Guillermo del Toro” VENCEDOR
- Phil Tippett, por “Mad God”
- Nate Wragg, Joseph Feinsilver, Claire Keane, Wayne Tsay, Naveen Selvanathan, por “O Gato das Botas: Último Desejo”
- Luc Desmarchelier, Floriane Marchix, por “Os Mauzões”
- Matthias Lechner, Jung Woonyoung, por “O Monstro Marinho”
MELHOR STORYBOARD
- Nima Azarba, por “Minímos 2: A Ascensão de Gru”
- Dave Feiss, por “Minímos 2: A Ascensão de Gru”
- Anthony Holden, por “O Gato das Botas: Último Desejo” VENCEDOR
- Jeff Snow, por “Estranho Mundo”
- Javier Ledesma Barbolla, por “Estranho Mundo”
MELHOR EDITORIAL
- “Buzz Lightyear”
- “Turning Read”
- “Pinóquio de Guillermo del Toro”
- “O Gato das Botas: O Último Desejo” VENCEDOR
- “O Monstro Marinho”
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
- “Amok” (Boddah)
- “Black Side” (The Hive Studio, in co-production with FlipBook Studio)
- “Ice Merchants” (COLA Animation production & Wild Stream) VENCEDOR
- “Love, Dad” (13ka, in co-production with FAMU & nutprodukcia)
- “The Flying Sailor” (National Film Board of Canada)
MELHOR FILME ESTUDANTE
- “Au revoir Jérôme !”, de Adam Sillard, Gabrielle Selnet & Chloé Farr
- “Birdsong”, de Michelle Cheng
- “Synchronie Passagère, de Julia Le Bras-Juarez
- “The Most Boring Granny in the Whole World”, de Damaris Zielke
- “The Soloists”, de Mehrnaz Abdollahinia, Feben Elias Woldehawariat, Razahk Issaka, Celeste Jamneck & Yi Liu VENCEDOR
Quantos filmes de animação é que viste neste passado ano de 2022?