De Last Night in Soho a Bruxa (ambos Netflix), ranking dos filmes de terror de Anya Taylor-Joy
De “Split” a “The Menu”, eis os melhores filmes de terror de Anya Taylor-Joy.
Anya Taylor Joy está a viver a sua época de ouro em Hollywood. É considerada uma das atrizes mais promissoras da sua geração. As suas feições distinguem-na e o seu range de emoções e personagens são o que a torna especial. Só este ano, já teve presença em dois grandes filmes, “Dune: Parte 2” e “Furiosa: Uma Saga Mad Max”.
Já passou por séries muito famosas, como “Peaky Blinders” ou “The Queen’s Gambit”, onde foi protagonista, mas o que a popularizou foram mesmo os filmes de terror. Aos vinte e oito anos e com uma carreira de quase dez, Anya Taylor-Joy já atuou em seis filmes do género. A equipa MHD já viu estes seis filmes assustadores e juntou-se para consagrar o melhor filme de terror da atriz do momento. A concorrer estavam “The Witch”, “Split”, “Morgan”, “Marrowbone”, “Last Night in Soho”, e “The Menu”.
Que filmes ficaram nos lugares mais baixos do pódio?
Na escolha da equipa MHD, “Last Night in Soho” leva a medalha de bronze. Estreou em 2021 e foi realizado por Edgar Wright, que já tem na sua caderneta de filmes o popular “Baby Driver”. Neste murder mistery, uma aspirante a designer apaixonada pelos anos 1960 viaja misteriosamente no tempo até esta época, onde conhece Sandie, a personagem de Anya Taylor-Joy, uma cantora. No entanto, durante as suas viagens, começa a descobrir que o glamour da época que tanto gosta, esconde segredos sombrios. “Last Night in Soho” está disponível na Netflix.
O segundo filme mais votado foi o mais recente filme de terror de Anya Taylor-Joy, “The Menu”. Em 2022, o realizador Mark Mylod apresentou “The Menu” ao mundo. Um filme de terror muito original, com um um distinto tom satírico e um humor muito negro. Anya Taylor-Joy é a protagonista, Margot, que é convidada por um amigo para ir a uma experiência exclusiva de degustação num famoso restaurante. À medida que a noite progride, começa a ficar claro para a protagonista que o renomado chef do restaurante tem uma série de eventos sinistros planeados para punir os seus convidados. Margot não deveria estar ali e agora tem de encontrar uma estratégia para sobreviver. “The Menu” está disponível na Disney+.
Qual é a prestação de Anya Taylor-Joy que merece o primeiro lugar?
O filme mais escolhido entre a equipa foi o primeiro filme de sempre de Anya Taylor-Joy, “The Witch”, “A Bruxa” na versão portuguesa. O filme realizado por Robert Eggers faz parte da holy trinity dos filmes de terror da produtora independente A24, a que se juntam “Midsommar” e “Hereditary”. Todos eles têm o mesmo estilo de terror psicológico, com menos ação, mais atenção à estética, menos jumpscares e mais tempo para deixar o espectador refletir sobre os temas abordados.
“The Witch” passa-se nos anos 1600 e segue uma família profundamente religiosa que é forçada a deixar a sua comunidade e refugiar-se numa quinta rodeada pela floresta. O desaparecimento do mais novo dos seus cinco filhos marca o início de uma série de eventos que acaba por despoletar uma histeria religiosa entre a família, que culpa a filha mais velha, a personagem interpretada por Anya Taylor-Joy, de bruxaria. O filme usa as figuras das bruxas e do diabo para deixar o espectador refletir sobre o poder que a igreja e a fé tinham sobre a população na época e as consequências devastadoras que isso poderia trazer.
Depois da sua fantástica prestação como a protagonista do filme, foi sempre a subir para Anya Taylor-Joy na escada de Hollywood, mas a estreia de “The Witch” foi polémica. O filme só gerou quarenta milhões em bilheteira em todo o mundo e dividiu o público, entre os que gostam e não gostam deste tipo de terror. Ainda assim, ao longo dos anos tem vindo a tornar-se num clássico de culto do género, com uma aprovação de 91% no agregador de críticas Rotten Tomatoes. “The Witch” está disponível para ver na Netflix.
Qual destes é o teu filme de terror favorito de Anya Taylor-Joy?