© Alones via Shutterstock, ID 2536939495

Apagão geral deixa Portugal e Espanha sem eletricidade

Quando pensavas que a segunda não podia ficar pior, eis que o universo provou o contrário. Esta manhã sofremos um apagão que rapidamente se confirmou ser a nível nacional. Contudo, o problema parece estar alastrado a outros países e serviços. [em atualização]

Por aqui, as chamadas telefónicas estiveram impossibilitadas durante alguns minutos. Agora conseguimos mas há relatos de outras pessoas com o mesmo problema.

Nas redes sociais, diversas pessoas tanto em Portugal como em Espanha reclamaram da quebra na luz ao mesmo tempo, mas ainda não se sabe a causa do apagão.

Continuaremos a acompanhar a situação. Esta falta de luz está afetar não apenas o consumidor “normal” como hospitais e outros serviços importantes. Geradores estão a salvar o dia, literalmente, mas tudo dependerá de quão longo for o corte.

[12h06] E-REDES confirma interrupção

Segundo a E-REDES, a interrupção deve-se a um problema na rede elétrica europeia. O apagão está a afetar países como a França, Itália, Alemanha, Holanda e Filândia. No comunicado, partilhado pela SAPO24, lê-se: “Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva”.

Assim, espera-se que a luz regresse ainda hoje mas não existe estimativa se o processo demorará muito ou pouco. Ficam também diversas dúvidas quanto à causa deste corte inesperado.

[12h12] Pessoas presas no metro de Madrid e Lisboa

O Alerta News 24 alerta a população espanhola para o perigo deste apagão. Com os semáforos sem eletricidade, muitos acidentes já se começam a registar. Contudo, o problema não pára aqui. A falta de luz está a afetar os sistemas de metro. A mesma plataforma relata que há pessoas presas no metro de Madrid.

O mesmo problema está a acontecer no Metro de Lisboa. Segundo o Observador, o Metro está a fazer “o ponto de situação e um levantamento de quantas pessoas estão retidas”.

[12h19] De Militares convocados à falta de declarações oficiais

Os problemas a nível Europeu continuam a ser relatados. O Alerta News 24 refere quebras na luz na Grécia, por exemplo. Já em Portugal, o Observador tentou contactar o Ministério da Administração Interna, questionando-o sobre esta situação alarmante. No entanto, este “não tem nenhuma declaração oficial”.

Lê Também:
5 filmes inesquecíveis semelhantes ao apagão de Portugal e Espanha

A Sapo24 relatava ainda que existem “militares a ser convocados para os quartéis”, mas esta informação não foi confirmada oficialmente. Os movimentos podem ser uma precaução, uma vez que, esta quebra a nível europeu (e não explicada), está a deixar alguma da população em pânico. Os militares podem ser outra ajuda para controlar o trânsito, por exemplo.

A realidade é que uma quebra deste nível pode ser facilmente explicada por algum tipo de ataque militar. A falta de eletricidade deixa a população sem acesso a informação atual, bem como serviços fundamentais.



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *