BEAST IFF ’22 | Os vencedores da 5ª edição
A lista completa dos filmes vencedores do BEAST IFF 2022 já está disponível. Descobre todos os premiados.
Os melhores filmes da 5ª edição do BEAST International Film Festival já foram anunciados e a MHD dá-te agora a conhecer aquelas que foram as obras premiadas. Este ano, o evento invadiu os grandes ecrãs do Porto com uma seleção diversificada do cinema da Europa do Leste, centrada em 70 produções, e atribuiu um prémio e uma menção honrosa para cada categoria.
Desde a sua criação, o BEAST IFF atribui três prémios para Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Experimental. Emilia Mazik, Francisco Vaz, Andrei Dascalescu, Milan Simanek e Catarina de Sousa foram as personalidades que compuseram o júri da edição de 2022. Abaixo podes conhecer os filmes preferidos dos jurados e as suas respetivas sinopses. Os filmes vencedores apresentam a declaração dos jurados.
SECÇÃO EAST WAVE | MELHOR FILME DE FICÇÃO
Menção Honrosa do Júri: “ALBA VULVA“, Dorka Vermes, (Hungria)
Edina é uma intelectual de meia idade cuja longa relação com a namorada acabou recentemente mas Edina ainda não consegui processar a separação. Ela vai a um salão de beleza para uma depilação íntima completa. Durante o tratamento, entra em contacto com as suas memórias reprimidas e o seu sofrimento interior. Baseado na história de Nancy Jo Cullen.
East Wave Award: “DAD’S SNEAKERS“, Olha Zhurba (Ucrânia)
Uma abordagem detalhada e refrescante a uma história coming-of-age que explora a noção de família, combinada com uma magnífica realização e visuais deslumbrantes. O filme destacou-se pela sua cativante narrativa e uma representação incisiva da luta emocional do protagonista. Uma obra multifacetada e profundamente comovente, que revela um talento extraordinário.
EAST DOC | MELHOR DOCUMENTÁRIO
Menção Honrosa do Júri: “ONLY THE WIND“, Zofia Kowalewska (Polónia)
Zdzisław, com 92 anos, e a sua neta, com 25 anos, partem numa viagem de 5000 quilómetros para uma aldeia remota no Cazaquistão. Para ele, isto marca o regresso ao local onde foi exilado pelos soviéticos durante a 2º Guerra Mundial. Depois de 70 anos, viaja mais uma vez à terra da sua infância, à procura do seu primeiro amor, que foi forçado a deixar para trás. A sua neta é o seu apoio durante esta viagem difícil enquanto, ao mesmo tempo, descobre a realidade por detrás das histórias de embalar que ouvia enquanto criança.
East Doc Award: “PENSION DAY“, Liis Lepik (Estónia)
Pelo seu olhar sobre o tédio, e pela dinâmica que nos permitimos quando sentimos que perdemos o sentido da vida, e a sociedade já não se importa. Com uma realização e escrita que não tenta apelar às emoções fáceis, capaz de mostrar sentido de humor sem frivolidade.
EXPERIMENTAL EAST
Menção Honrosa do Júri: “BEFORE THE FALL THERE WAS NO FALL. EPISODE 2: SURFACES“, Anna Dasovic (Países Baixos)
“Episode 02: Surfaces” retrata murais e desenhos de Capacetes Azuis Holandeses na ‘Área Segura da ONU Srebrenica’ na Bósnia e Herzegovina 25 anos depois. Como é que as mãos dos soldados holandeses tocaram as superfícies do complexo militar em que residiam em Srebrenica? O que nos podem estas marcas dizer sobre a doutrina militar masculina holandesa, concetualizada pelos seus soldados nas paredes de Srebrenica? Como percebemos estas imagens na presença dos mortos?
Experimental East Award: “MON CHÉRI SOVIETIQUE“, Karol Radziszewski (Polónia)
Um filme corajoso e subversivo, que usa o humor para descrever um mundo entre o comunismo e o capitalismo, desconstruindo a figura do soldado soviético. Um arquivo reprimido e desconfortável, que estava certamente destinado à destruição, mas que aqui é perpetuado como um documento importante para a memória queer.
Fãs de cinema da Europa do Leste desse lado?