© PHLD Luca via Shutterstock.com, ID 2328040287

Esta banda é a maior rival de sempre dos Beatles

O sucesso dos Beatles é indiscutível, mas como todas as bandas, os quatro de Liverpool também têm um rival que perdura até aos dias de hoje.

Mais do que uma banda, os Beatles são um fenómeno. Foi na década de sessenta que o grupo musical se apresentou ao público, surgindo no auge da era do rock do Reino Unido. Consequentemente, a banda tornou-se uma das mais bem sucedidas do século passado e atraiu milhares de fãs. Mas nada podia prever que o sucesso de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr daria origem a um fenómeno que ficou conhecido como ‘Beatlemania’.

Em pouco tempo, o pequeno grupo originário de Liverpool tornou-se conhecido a nível mundial e, onde quer que os Beatles fossem, acabavam sempre por ficar cercados por milhares de adolescentes em êxtase. Em outubro de 1963, a banda apresentou-se num programa de televisão para cantar apenas duas canções, mas tiveram mais de quinze milhões de audiências. Ao abandonar o estúdio, quase foram esmagados pela multidão, o que gerou notícias em todo o mundo. Nascia assim a ‘Beatlemania’.

Mesmo depois de os membros dos Beatles decidirem seguir com as suas carreiras a solo, o fenómeno nunca parou e, até hoje, a banda continua a ser uma das mais adoradas por todas as gerações. Mas será que o sucesso dos Beatles foi tão grande que nunca encontrou rival?

 

Lê Também:   Esta é a canção mais ouvida de sempre dos Beatles

Os Rolling Stones são os maiores rivais dos Beatles desde sempre

A década de sessenta ficou marcada pelo surgimento de vários fenómenos musicais. The Who, Led Zeppelin e Pink Floyd são apenas alguns exemplos. Mas apenas uma banda pode ser comparada ao sucesso dos Beatles. Falamos de Rolling Stones, o grupo constituído atualmente por Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood. Desde a sua origem até aos dias de hoje, as duas bandas continuam a ser as maiores rivais e a batalha parece não ter fim.

No início, os dois grupos eram amigos e os seus membros mantinham uma amizade que os levava a partilhar músicas e letras. Mas, rapidamente, a imprensa viu uma oportunidade para criar uma rivalidade entre as bandas e, assim, conseguir vender mais notícias. No entanto, as semelhanças entre as duas são imensas, não fosse a sua origem a mesma, o Reino Unido.

Para começar, tanto os membros dos Beatles como os dos Rolling Stones começaram como uma banda que se inspirava no rock norte-americano, fundindo as suas músicas preferidas com as letras que escreviam. No entanto, mais tarde, ambas foram além-fronteiras e começaram a criar os maiores sucessos a nível mundial. Se os Beatles passaram a dominar os tops musicais, apenas os Rolling Stones tinham capacidade para os destronar.

E, essa rivalidade dura até hoje. Com mais de oitenta anos de idade, os membros ainda vivos de cada banda ainda conseguem esgotar estádios gigantes em todo o mundo. O mais curioso ainda é o facto de em 2025, mais de cinco décadas após o fim do grupo, os Beatles ganharam um Grammy de Melhor Performance de Rock. Ao mesmo tempo, exatamente no mesmo ano, também os Rolling Stones venceram o Grammy de Melhor Álbum de Rock. Ironia ou não, este último projeto da banda de Mick Jagger conta com a participação do próprio Paul McCartney.

Lê Também:   Este é o cantor com a maior amplitude vocal, segundo estudo

Quais os maiores sucessos dos Rolling Stones?

Talvez a única diferença que exista entre os Beatles e os Rolling Stones seja mesmo o facto de estes últimos ainda continuarem juntos como um grupo, o que faz deles um das bandas mais duradouras de sempre. Mas, há uma coisa que sempre se notou. Os Beatles sempre se destacaram em estúdio, convencendo todas as fãs com as suas vozes, enquanto os Rolling Stones contagiavam todos com a sua presença em palco. Uma energia que ainda hoje perdura em Mick Jagger.

No ano em que os Beatles lançavam “Help!”, os Rolling Stones entravam para os tops com “(I Can’t Get No) Satisfaction” e “Get Off of My Cloud”, afirmando-se como uma banda de sucesso. Mas muitas outras vitórias se seguiram com o lançamento de canções que ainda hoje fazem parte do nosso imaginário. Falamos de “Gimme Shelter”, “Start me Up” e “Paint It, Black”, entre muitas outras.

És fã dos Beatles? És fã dos Rolling Stones? Qual a tua banda britânica preferida? 




Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *