"Bestia" de Hugo Covarrubias ©2022 BESTIA

Bestia, em análise

O horror histórico e psicológico ganha destaque com “Bestia”, um dos fortes candidatos a vencer o Óscar 2022 para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Bestia” faz-nos crescer um arrepio na pele à medida que a história se vai desenrolando. Indo às escuras para o filme, nem sabendo à partida do que se trata, exponencia a vivência da visualização, num suspense que dura praticamente o tempo inteiro da curta-metragem.

Hugo Covarrubias leva-nos numa viagem de horror com uma animação stop-motion terrifica, acompanhada da perfeita banda sonora, tudo junto resultando numa experiência marcante e numa curta de animação digna de nota.

Lê Também:   Óscares 2022 | Os nomeados aos prémios da Academia

Depois de “El almohadón de pluma” em 2007 e de “La noche boca arriba” de 2012, Hugo Covarrubias realiza “Bestia” a sua terceira curta de animação, desta vez baseada em fatos verídicos. O projeto nasce da intenção de abordar a história do Chile de forma menos convencional, mas crua e sombria. Covarrubias juntou-se assim a Martín Erazo para escreverem o argumento. Inicialmente, a ideia era fazer uma série animada, mas optou-se mais tarde por se focar apenas numa história e realizá-la numa curta-metragem.

A animação, a cargo de Covarrubias e Matías Delgado, dedicou-se a uma técnica de stop-motion, onde o design da protagonista, pretendendo transmitir inexpressividade e frieza da personagem, baseou-se na estética das bonecas de porcelana. Para contrastar com o brilho da cerâmica os cenários e decorações foram feitos com diferentes papéis opacos.

Bestia
“Bestia” de Hugo Covarrubias ©2022 BESTIA

A curta foi produzida pela Trébol 3 com Tevo Díaz como produtor executivo. Não se pode ainda deixar de referir os nomes de Ángela Acuña e Camilo Salinas responsáveis pela música, que nesta animação sem diálogos ganha uma dimensão particularmente relevante e que contribuiu para criar todo o ambiente de “Bestia”.

A personagem principal do filme é inspirada em Íngrid Olderöck, major de polícia e agente da DINA (Dirección de Inteligencia Naciona) durante a ditadura militar chilena, responsável por violações de direitos humanos naquele período. Segundo Covarrubias, o objetivo do filme não é uma biografia de Olderöck, mas “uma visita à sua vida secreta, à sua relação com o seu cão, aos seus medos e frustrações, que são, em última análise, a radiografia de um país fraturado, uma país que está cheio de feridas que ainda não estão nem perto de cicatrizar”.

“Bestia” de Hugo Covarrubias ©2022 BESTIA

Um dos grandes favoritos ao Óscar 2022 para Melhor Curta-Metragem de Animação estreou em França, a 14 de Junho de 2021, onde foi exibido no Annecy International Animation Film Festival de 2021, competiu na seção de curtas-metragens e ganhou o Festival Connexion Award. Desde aí já participou em mais de 20 festivais, entre os quais o ANIMA – Córdoba International Animation Festival, o Berlin Interfilm Festival e o Curtas Vila do Conde 2021. Entre todas estas presenças a animação foi arrecadando 14 prémios e mais 7 nomeações.

No filme vemos Íngrid a atuar como um robô, num Estado autoritário que tenta não deixar espaço para pensar. Mas o pensamento é impossível de paralisar, escapando entre sonhos, divagações e muitos remorsos. As rachas na anormal normalidade da protagonista quebram a ilusão do funcionamento do país, expondo todas as atrocidades, quer profissionais, quer familiares. É especialmente forte a cena da bala, o apagador final, que tenta limpar toda uma vida, tanto o bom como o mau.

Bestia
“Bestia” de Hugo Covarrubias ©2022 BESTIA

Terá “Bestia” de Hugo Covarrubias hipóteses ao Óscar? Muitos indicam-no como o favorito ao prémio tão cobiçado, e caso ganhe será bem merecido.

TRAILER | A FRATURA MACABRA DE UMA MENTE E DE UM PAÍS!

Qual a tua curta-metragem de animação favorita das nomeadas aos Óscares?  

Bestia, em análise
Bestia

Movie title: Bestia

Movie description: Baseado em fatos reais, "Bestia" explora a vida de uma agente da polícia secreta durante a ditadura militar no Chile. Seu relacionamento com o cachorro, o corpo, os medos e as frustrações revelam uma sombria fratura na sua mente e no seu país.

Date published: 14 de June de 2021

Country: Chile

Duration: 15 minutos

Director(s): Hugo Covarrubias

Genre: Animação, Curta, Histórico

  • Emanuel Candeias - 86
86

CONCLUSÃO

A vida de Íngrid em terror animado é uma experiência macabra e marcante que analisa um país fraturado e remorsos profundos. Hugo Covarrubias consegue em “Bestia” uma obra-prima que tem tanto de relevante como de arrepiante.

Pros

  • Radiografia da ditadura militar chilena;
  • Animação stop-motion;
  • Música.

Cons

  • O sentimento de incómodo que fica após vermos o filme.
Sending
User Review
0 (0 votes)


Também do teu Interesse:


About The Author


Leave a Reply