É demasiado tarde para comprar Bitcoin?
Nos últimos meses temos visto uma grande aceitação de Bitcoin por parte de governos e grandes empresas.
Nos últimos meses temos visto uma grande aceitação de Bitcoin por parte de governos e grandes empresas, levando a que criptomoeda esteja neste momento num efeito horizontal com os seus valores entre os 80 mil e 90 mil dólares. Numa fase em que os mercados estão a descer devido a incertezas macro económicas e políticas, Bitcoin tem estado minimamente estável, tendo em conta o seu histórico de volatilidade.
A questão é a seguinte, se Bitcoin conseguiu criar zonas de suporte a rondar os 79 mil, então é demasiado tarde para se comprar?
Que outros países irão comprar Bitcoin?
Em primeiro lugar, nada nos garante que as zonas de suporte não serão quebradas, mas mesmo não explorando essa parte, podemos simplesmente olhar para o futuro e tentarmos especular.
A adoção de Bitcoin irá criar, em teoria, porque nunca temos certezas de nada em investimentos, níveis de suporte mais altos, e é essa adoção que se espera a longo prazo, principalmente com governos a comprarem e a não venderem tão cedo, o que aumentará a escassez do ativo.
Claro que nós, “pessoas normais” que queremos investir um pouco, podemos comprar Bitcoin (mesmo que seja apenas uma pequena fracção) e esperamos que suba de valor ao longo do tempo. Já aqui falámos antes na MagazineHD sobre outras formas de se ter Bitcoin sem a comprarmos. Um conceito que certamente será usado no futuro em larga escala é o conceito de cashback, em que ao usarmos um cartão, quando compramos algo recebemos uma percentagem de volta no cartão. O cartão WhiteBIT Nova é um desses exemplos, em que, por exemplo, se subscrevermos Netflix ou Disney+, se usarmos este cartão, recebemos 10% de volta em Bitcoin.
O conceito de cashback é importante, principalmente porque não teremos de gastar nada a mais para o ter, apenas usar o cartão. Estamos a falar de despesas que iremos ter, independentemente do cashback… outra parte interessante é que o cashback pode ser, não só se subscrições, mas também restaurantes, veterinários, electrónica, hipermercados, etc… (com percentagens de retorno diferente) agora imaginem o dinheiro que gastam anualmente com tudo isto e pensem no que poderão ter em Bitcoin na vossa carteira no fim de um ano. Não será muito, certamente não vos fará ricos, mas é uma forma grátis de se ter este ativo.
A aposta na MicroStrategy
Quem tem estado nas bocas do mundo é Michael Saylor, o dono da MicroStrategy que tem, com uma frequência quase semanal, comprado muita Bitcoin, tendo neste momento mais do que o Governo Americano. Já estamos a falar de milhares de milhões de dólares e muitos questionam se Saylor não estará a condenar a sua empresa a um ativo demasiado volátil para se ter nos cofres da empresa. Uma coisa é certa, para além da valorização de Bitcoin nos últimos meses, também a própria MicroStrategy viu o seu valor em bolsa aumentar bastante quando se percebeu que a compra seria frequente e agressiva.
Voltando à questão principal, é tarde? Na verdade os mercados acreditam que não. E a estes juntam-se fundos, empresas e governos que estão a comprar, acreditando que a Bitcoin poderá atingir valores gigantescos nos próximos anos, principalmente porque as moedas convencionais que usamos diariamente continuarão a ter inflação ao longo dos anos. O risco é alto e é impossível definir quanto tempo demorará Bitcoin a atingir valores ainda mais impressionantes, ou se sequer lá chegará.
A corrida à Bitcoin
No entanto, é interessante ver como a adoção tem evoluído, começando principalmente por pequenos nichos, desde programadores, jogadores de videojogos, etc… até aos poucos aparecerem os fundos de investimentos, grandes empresas e agora os governos… Estaremos perante uma adoção ao nível do ouro? Não se sabe e o resultado é imprevisível, mas com ETFs de Bitcoin a baterem recordes de adoção, muitos apostam que estamos apenas no início e que daqui a uns anos Bitcoin valerá muito mais. Como sempre, investimento anda de mãos dadas com ricos e incertezas…
Mas, para aprofundares o conhecimento neste assunto, vê o vídeo a seguir para percebemos melhor a estratégia de Saylor e os motivos que o levam a acreditar que terá um grande retorno com uma grande valorização de Bitcoin.
Video| Ainda vale a pena investir em Bitcoin?
Vais investir?