Brendan Fraser considera este filme um “marco” na sua carreira
Depois de um longo período afastado dos holofotes, Brendan Fraser subiu ao topo com a vitória nos Óscares com “The Whale”. Mas há um filme que o ator acredita ser mais importante na sua carreira.
Sumário:
- Brendan Fraser protagonizou alguns dos filmes mais conhecidos do início dos anos 2000 – “A Múmia” (1999), “George – O Rei da Selva” (1997) e “Viagem ao Centro da Terra” (2008);
- Com vários problemas e um caso de assédio sexual de que foi vítima, Brendan Fraser enfrentou um longo período de depressão;
- “The Whale” trouxe de volta o ator norte-americano à ribalta mas foi “The Quiet American” que marcou a sua carreira;
Brendan Fraser ganhou destaque em Hollywood durante a década de 1990 e no início dos anos 2000. O ator alcançou notoriedade com a comédia “Encino Man” (“O Rapaz da Pedra Lascada”, 1992), onde interpretou um homem das cavernas descongelado nos dias atuais. Seguiram-se papéis em filmes como “School Ties” (“Laços de Honra”, 1992) e “With Honors” (“A Escola da Vida”, 1994), que consolidaram a sua reputação.
Mas o grande sucesso veio com “George – o Rei da Selva” (1997), uma comédia de ação que foi um grande êxito de bilheteira. No entanto, foi com a trilogia de “A Múmia” (1999, 2001 e 2008) que Brendan Fraser se tornou numa verdadeira estrela de Hollywood. Apesar do sucesso inicial, sua carreira sofreu uma queda no final dos anos 2000 devido a vários problemas pessoais e profissionais, incluindo lesões decorrentes das filmagens de cenas de ação. Mas tudo mudou, com chegada da sua performance em “The Whale” (“A Baleia”), de Darren Aronofsky.
A sua performance foi aclamada entre quase todos os meios especializados, resultando em vários prémios, incluindo a vitória nos Óscares na categoria de Melhor Ator. Este reconhecimento não só marcou o seu retorno triunfante à ribalta, carinhosamente apelidado de Brendaissance”, mas também o solidificou como um ator versátil e resiliente. Ainda assim há outro filme que o ator considera um marco na sua carreira.
Um marco na sua carreira
“É um bom filme, um bom filme mesmo antes de espelhar os acontecimentos políticos da altura. Será um bom filme daqui a dez ou 20 anos, quando, esperemos, as pessoas ainda o estarão a ver. É um marco na minha carreira e, sem dúvida, também na do Michael [Caine]. Ainda não foi revelado, mas sinto que é muito importante”, disse Brendan Fraser numa entrevista com a BBC sobre “The Quiet American“, também conhecido como “O Americano Tranquilo”.
“The Quiet American” (2002) é um filme dramático, realizado por Phillip Noyce e baseado no romance homónimo de Graham Greene. O filme passa-se no Vietname durante os anos 50, no período da Primeira Guerra da Indochina. A história foca-se num triângulo amoroso e envolve vários temas como a política e o colonialismo.
Brendan Fraser é Alden Pyle, um jovem norte-americano que se apaixona por Phuong (Do Thi Hai Yen) mas esta já está comprometida com Thomas Fowler (Michael Caine), um experiente jornalista britânico.
Um dos filmes mais bem classificados do ator
O filme obteve 87% de classificação no Rotten Tomatoes. Barbara Ellen, do Times (UK), escreve, “’The Quiet American’ é um pequeno filme encantador, que quase não transpira enquanto dança a sua terrível dança de amor e necessidade ao som de agitação política, ambiguidade moral e subterfúgio”.
Já viste este filme?