Depois do sucesso de Brutalista nos Óscares há mais um filme a usar esta fantástica técnica
Novo filme de Margot Robbie utiliza o formato VistaVision, que levou ao sucesso de “Brutalista” nos Óscares 2025
Recentemente, surgiram, nas redes sociais, fotos de Margot Robbie vestida de noiva a gravar o seu novo filme “Wuthering Heights”. Nessas fotos, é possível ver, pelo cameraman, que o filme está a ser gravado no formato VistaVision.
“O Brutalista”, de Brady Corbet, foi o primeiro filme, em mais de sessenta anos, a filmar neste formato. Antes deste, o último filme em VistaVision foi “One-Eyed Jacks”, com Marlon Brando, em 1961.
Para quem não conhece este termo, VistaVision é, então, uma variante da película de 35 mm, criada pelos engenheiros da Paramount Pictures em 1954. Enquanto o formato tradicional de 35 mm corre verticalmente pela câmara, o VistaVision utiliza uma orientação horizontal da película, o que permite um quadro maior e mais detalhado.
Na prática, este formato resulta numa maior resolução, numa imagem mais estável e que preserva melhor a proporção das imagens. O VistaVision parou de ser amplamente usado porque era caro, ao gastar mais película, e exigia câmeras grandes e pesadas. Com o tempo, formatos mais práticos como o CinemaScope, 70mm e a chegada do digital, tornaram o VistaVision menos necessário.
Depois do sucesso de “Brutalista”, com Adrien Brody, nos Óscares 2025, onde recebeu dez nomeações, o formato VistaVision voltou à moda. O realizador Brady Corbet, escolheu utilizar esta técnica para dar ao filme um ar mais antigo e para poder capturar imagens de prédios muito altos e grandes e ainda manter as linhas direitas.
Depois de “Brutalista”, em 2025, quatro filmes estão a utilizar o formato VistaVision, incluindo os filmes de Emerald Fennell, Paul Thomas Anderson, Alejandro Gonzalez Iñárritu e Yorgos Lanthimos.
Depois de Brutalista, Emerald Fennell escolhe VistaVision para o seu próximo filme com Margot Robbie
“Wuthering Heights” é o próximo filme de Emerald Fennell, conhecida por “Promising Young Woman” e “Saltburn”. Tal como em “Brutalista”, a realizadora estará a utilizar esta técnica para obter uma imagem que nos transporte para o século 19, onde se passa a trama.
O filme tem inspiração no livro de Emily Bronte, do mesmo nome, e acompanha, então, a intensa e trágica relação entre Heathcliff, um órfão adotado, e Catherine Earnshaw, a filha do seu pai adotivo.
Margot Robbie e Jacob Elordi são as estrelas desta nova adaptação que estreia em fevereiro de 2026. Por fim, sabe-se, agora, que o novo ator em ascensão Owen Cooper, de “Adolescência”, irá interpretar a versão mais jovem de Heathcliff.
Já conhecias estas curiosidades sobre o formato VistaVision?