Caminhos do Cinema Português regressam com 60 filmes em competição
O festival Caminhos do Cinema Português realiza-se de 14 a 22 de Novembro, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, e recebe mais de meia centena de filmes a concurso.
A visão da organização do festival é um “caminhar dentro do imaginário do Cinema Português desde Outubro de 2012, vendo ou revendo os filmes que se têm feito, ao mesmo tempo que se especula e discute sobre as várias temáticas em mastersessions”.
Virados do Avesso (Edgar Pêra), Famel Top Secret (Jorge Monte Real) e O Grande Kilapy (Zézé Gamboa) são algumas das ante-estreias num cartaz onde se destacam ainda I Love Kuduro, de Mário Patrocínio e Alentejo Alentejo (real. Sérgio Tréfaut), largamente premiados e destacados na imprensa nacional e internacional.
Mas há novidades: na Selecção Novíssimos pode assistir-se à estreia de São José Correia (Uma noite na Praia) como realizadora e ao primeiro filme de Marco Amaral (Outono). No entanto, os Caminhos do Cinema Português não se ficam pelas selecções e secções competitivas, estendem-se no sentido de abarcar todas as gerações. Desta forma, os Caminhos Juniores e os Caminhos Seniores trarão público dos 8 aos 80, à sala do TAGV.
Soraia Chaves, Gisela João, Nicolau Breyner, entre outras figuras de destaque na vida artística portuguesa, são alguns dos jurados.