Courtesy of Marvel Studios - © 2024 MARVEL. (Editado por Vitor Carvalho, © MHD)

Capitão América 4 | Realizador explica a surpreendente cena pós-créditos

Quando os créditos começam no novo filme do Capitão América, os fãs Marvel ficam colados à cadeira, à espera das habituais surpresas pós-créditos. Desta vez, algo mudou.

O universo cinematográfico da Marvel habituou-nos a um ritual quase sagrado: esperar pelas cenas pós-créditos que frequentemente revelam pistas sobre o futuro da saga. Uma tradição que se tornou parte integrante da experiência dos fãs. Contudo, na mais recente aventura do Capitão América, os responsáveis pelo filme decidiram quebrar o protocolo estabelecido, gerando tanto curiosidade quanto especulação entre os aficionados do género. Aviso: Spoilers a partir daqui.

Lê Também:   Keanu Reeves (John Wick) celebra o regresso de uma das suas personagens mais icónicas

A cena pós-créditos que quebrou tradições

Red Hulk/President Thaddeus Ross (Harrison Ford) em Capitão América - Admirável Mundo Novo
© 2024 MARVEL.

Capitão América: Admirável Mundo Novo” optou por incluir apenas uma cena pós-créditos, em vez das habituais duas, numa decisão que já está a dividir opiniões entre os fãs do MCU. Nesta cena, vemos Sam Wilson (interpretado por Anthony Mackie) a visitar Samuel Sterns, também conhecido como O Líder (Tim Blake Nelson), numa instalação prisional de alta segurança chamada The Raft.

Durante este encontro, Sterns transmite um aviso perturbador a Sam, alertando-o sobre uma iminente ameaça proveniente de outros universos. “É melhor estares preparado”, adverte ele, numa frase que deixa no ar possibilidades inquietantes para o futuro do universo Marvel.

O realizador Julius Onah explica a lógica por detrás desta decisão numa entrevista à Collider: “Sempre sentimos que o mais orgânico para este filme era apostar numa cena pós-créditos que pudesse insinuar o que está por vir. Queríamos fazer isto de forma não demasiado explícita. Este filme trata de apresentar Sam como o nosso novo Capitão América. Esse foi o foco principal, por isso começar a inserir demasiadas cenas pós-créditos parecia-nos um desvio desse objetivo. Mesmo a insinuação que temos continua muito centrada no Sam.”

Como a greve dos guionistas moldou o futuro do MCU

Anthony Mackie em Capitão América - Admirável Mundo Novo
© 2024 MARVEL.

A decisão sobre a cena pós-créditos não foi tomada até bastante tarde no processo de produção, revelando como a indústria cinematográfica teve de se adaptar a circunstâncias extraordinárias. Além disso, Onah confirmou que só filmaram a cena durante as filmagens adicionais, depois do fim da greve dos guionistas que paralisou Hollywood.

“Isto foi filmado durante as nossas filmagens adicionais. É a isso que me refiro quando digo que tudo isto é planeado com antecedência. Ainda não sabíamos como seria a nossa cena pós-créditos. Como sabem, houve uma enorme greve de guionistas, o que significou que foi ‘lápis para baixo’ não apenas neste filme, mas em tudo em cinema e televisão. Nada estava a acontecer”, explicou o realizador.

Esta pausa forçada significou que a equipa de Capitão América só conseguiu definir a sua cena pós-créditos quando outros projetos cruciais do MCU voltaram ao desenvolvimento. “Quando saímos daquela greve, e pudemos realmente pôr a caneta no papel para ‘Admirável Mundo Novo’, e toda a gente pôde fazer o mesmo para os seus filmes, foi então que pudemos começar a ter uma conversa real sobre para onde as coisas estão a ir e qual a cena pós-créditos apropriada para insinuar isso. Foi assim que evoluiu”, acrescentou Onah. Podes ver todos os filmes do Capitão América no Disney+.

O que achas que esta misteriosa ameaça de outros universos poderá significar para Sam Wilson e para o futuro do MCU? Diz-nos as tuas teorias nos comentários.



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *