Série baseada em obra-prima da literatura já está entre as mais vistas da Netflix a nível mundial
A aguardada série “Cem Anos de Solidão”, baseada no romance homónimo de Gabriel García Márquez, chegou finalmente à Netflix.
Sumário
- “Cem Anos de Solidão” conta a história da família Buendía, desde a fundação da cidade de Macondo por José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán até gerações posteriores;
- A obra aborda temas como loucura, amores proibidos, guerras e maldições que afligem a família Buendía ao longo dos anos;
- Publicado em 1967, é um dos livros mais importantes de Gabriel García Márquez, e um marco da literatura hispano-americana e mundial.
“Cem Anos de Solidão” [“One Hundread Years of Solitude“] chegou ao catálogo da Netflix na passada quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. Esta produção da autoria de Laura Mora (“Pablo Escobar: El Patrón del Mal”) e Alex García López (“The Witcher“), é um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina.
Eduardo De Los Reyes (“Max&Me”) e Claudio Cataño (“Virginia Casta”), Susana Morales (“O Labirinto do Fauno”) são os protagonistas deste romance de Gabriel García Márquez, considerado uma das obras mais emblemáticas da literatura hispano-americana e mundial.
Neste momento, está no Top-10 das séries mais vistas tanto em Portugal como a nível mundial, como mostram os dados mais recentes do FlixPatrol. No nosso país ocupa o quinto posto. A nível global está um lugar em baixo, no sexto. Porém, a experiência diz-nos que vai escalar rapidamente até às primeiras posições.
Eis o enredo de Cem Anos de Solidão
Após um casamento controverso, realizado contra a vontade das famílias, os primos José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán decidem abandonar o vilarejo onde viviam. Juntamente com amigos e aventureiros, embarcam numa jornada em busca de um novo lar. O destino leva-os até às margens de um rio, repleto de pedras pré-históricas, onde decidem fundar uma cidade utópica. Nasce assim Macondo, uma cidade que viria a ser palco de gerações da família Buendía.
Ao longo dos anos, Macondo torna-se o centro de eventos marcantes, atravessando várias gerações da mesma linhagem. Esta cidade mítica é moldada por amores proibidos, loucura, guerras violentas e o constante temor de uma antiga maldição, que ameaça condenar a família a cem anos de solidão. A história dos Buendía é repleta de simbolismo, revelando os desafios e os ciclos que definem a sua existência.
És assinante da Netflix? Já tinhas ouvido falar desta produção?
O seriado … completamente errado numa coisa muito muito importante, ou seja: em vez que apresentar, como no livro e naquela realidade social, filhos de colonos completamente pobres, sém instrução e sém contatos com o mundo … o seriado apresenta lindissimas familhas bem instruidas e educadas, com aspecto diet-light fitness, jeitos, corpos e dentes bem cuidados… parece de ver a historia de uma familia de uma contemporanea São Paulo, em ferias em uma lindissima posada no meio do mato 😅 …. quando o livro apresenta contesto e pessoas muuuito bem diferentes.
De fato, o que esperar de uma produção do filho do falecido Marquez (escritor do livro) que sempre recusou qualquer oferta de transposição na tela?
Com certeza que aproveitou a chegada de um bom dinheiro.