A cena que Denis Villeneuve (Dune) considera “The most powerful cinematic shot”
Ainda a preparar os últimos ajustes de “Dune: Part 2”, Denis Villeneuve revelou qual é para si a cena mais poderosa do cinema.
O realizador franco-canadense Denis Villeneuve é um dos cineastas mais importantes dos últimos anos. Apesar de ter feito filmes como “Prisioners”, “O Primeiro Encontro” e “Sicário – Infiltrado”, Denis Villeneuve ganhou uma maior notoriedade depois de realizar “Dune” numa nova adaptação do universo literário de Frank Herbet.
A primeira parte foi um grande sucesso e contou com vários nomes sonantes no elenco – Timothée Chalamet, Zendaya, Stellan Skarsgård, entre muitos outros. A segunda parte está prestes a estrear, em Março de 2024, mas até lá os fãs já acreditam num possível terceiro capítulo que o realizador já mostrou interesse em fazer.
No primeiro filme Paul Atreides tem uma visão – “uma grande guerra espalha-se pelo universo com um incêndio incontrolável”. Este episódio só ocorre no segundo livro de Frank Herbet, “Dune Messiah”, precisamente o livro que Denis Villeneuve pretende adaptar para concluir a trilogia.
Até “Dune: Part 2” chegar aos cinemas ainda falta um pouco, e o realizador revelou qual é para si a melhor cena do cinema.
A ESCOLHA DE DENIS VILLENEUVE
O realizador ficou fascinado por Anton Chigurh (Javier Bardem) em “Este País não é para Velhos” mas foi em “A Prophet”, de Jacques Audiard, que encontrou a cena mais poderosa do cinema.
Denis Villeneuve recorda que foi neste policial que encontrou uma cena impactante de um veado a ser atropelado por um carro. Numa entrevista dada ao The New York Times, o realizador diz, “o veado a ser morto em câmara lenta em “A Prophet” continua a ser uma das cenas mais importantes da última década”. A cena em câmara lenta simula a sensação de todos os ossos do animal a serem estilhaçados.
“A Prophet” conta a história de um jovem argelino enviado para um prisão francesa onde acaba por ganhar a confiança de uma das pessoas mais influentes dentro da prisão. O elenco é composto por Tahar Rahim, Niels Arestrup, Adel Bencherif, Reda Kateb, entre outros.
E para ti, qual é a melhor cena do cinema?