Esta icónica cena de Pulp Fiction (Quentin Tarantino) foi inspirada numa obra clássica
O realizador Quentin Tarantino pode ter-se inspirado numa obra clássica para fazer uma das cenas mais famosas de “Pulp Fiction”.
Sumário:
- Quentin Tarantino tem feito uma carreira de sucesso com filmes polémicos pela sua violência, mas também muito aplaudidos;
- Os fãs do realizador sabem que ele próprio é um grande cinéfilo e, como tal, é normal, que algumas das suas obras possam ter referências a outros projetos cinematográficos;
- Há quem considere que a cena mais famosa de “Pulp Fiction”, em que John Travolta e Uma Thurman dançam foi inspirada numa dança semelhante que acontece no filme “Fellini 8 1/2”, de 1963.
O realizador Quentin Tarantino já tem vários êxitos na sua filmografia como “Pulp Fiction”, “Sacanas Sem Lei”, “Era uma Vez em Hollywood”, entre outros. Ao mesmo tempo que é um autor polémico pela violência nos seus filmes é também muito aclamado e, em parte, isso acontece por ser um grande cinéfilo.
Anteriormente Tarantino revelou três das suas maiores inspirações de sempre, os lendários Howard Hawks, Jean-Luc Godard e Brian De Palma. Os filmes do realizador tornam-se muito conhecidos pelos diálogos únicos, narrativas não lineares e pelas suas referências à cultura pop, nomeadamente a outras grandes produções.
“Pulp Fiction” de Quentin Tarantino venceu um Óscar pelo argumento
Quentin Tarantino já foi várias vezes acusado de utilizar ideias de outros realizadores, mas isso é algo que não incomoda o amante de cinema, cuja educação passou pela sétima arte. O seu amor pelo grande ecrã transparece para os seus filmes e o culminar disso é visível em “Era uma vez em Hollywood”.
Um dos filmes mais populares de Quentin Tarantino é, sem dúvida, “Pulp Fiction“, de 1994 e dispensa apresentações. É provavelmente uma das obras mais influentes dos anos 90 e fez o realizador vencer um Óscar de Melhor Argumento, em 1995.
Considerado por muitos uma das cenas mais icónicas da história do cinema, a cena de dança entre John Travolta e Uma Thurman em “Pulp Fiction” é várias vezes relembrada e revista pelos antigos e novos cinéfilos.
Os críticos notaram que a cena famosa tem várias semelhanças com uma outra que acontece no filme “Fellini 8 1/2“, de 1963. Nesta sequência clássica Barbara Steele aparece a dançar com Mario Pisu. Apesar das aparências, Tarantino mantém que a cena foi na realidade inspirada por “Bande à part” (1964), de Jean-Luc Godard, que também tem uma cena icónica própria.
John Travolta também já veio a público esclarecer que improvisou na cena de dança de “Pulp Fiction” com Uma Thurman, de forma a afastar acusações de plágio cinematográfico.
Sabias que Quentin Tarantino se inspirava noutros realizadores? Qual o teu filme favorito da sua filmografia?