Do Céu Caiu Uma Estrela | 7 curiosidades para celebrar os 75 anos
Celebramos o 75º aniversário do filme “Do Céu Caiu Uma Estrela” de Frank Capra com 7 curiosidades que poucos conhecem.
“Do Céu Caiu uma Estrela” é um dos principais filmes sobre o Natal, um dos maiores êxitos da história do cinema e que todos os anos, pela altura das festividades é recuperado pelas televisões. Na verdade, a obra-prima de Frank Capra, integra a lista dos melhores filmes de sempre do American Film Institute sendo igualmente considerado pela organização como o filme mais inspirador de todos os tempos.
Embora feito numa época muito particular, durante a Segunda Guerra Mundial, “Do Céu Caiu uma Estrela” continua a ser um filme humanista para qualquer altura e que remete para o sonho americano, para solidariedade de uma comunidade e ainda para a esperança de um futuro melhor.
75 anos depois desde a sua estreia em sala nos EUA, “Do Céu Caiu Uma Estrela” continua a ser um filme necessário, cujas questões universais parecem-nos contemporâneas, num momento em que precisamos lidar com uma pandemia e o dia a dia passou a ser dominado pela imprevisibilidade. É por isso mesmo que decidimos revisitar este filme, que apesar de não ter feito muito furor nas bilheteiras, conseguiu ser nomeado a 5 Óscares da Academia: Melhor Filme, Melhor Ator (James Stewart), Melhor Realizador, Melhor Gravação de Som e Melhor Montagem, a maioria deles perdidos para “Os Melhores Anos das Nossas Vidas”, de William Wyler.
Eis a sua sinopse oficial de “Do Céu Caiu Uma Estrela”:
Numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos George Bailey, um homem que toda a vida se preocupou em ser justo, honesto, solidário e bom, chegou ao limite das suas forças mentais, físicas e financeiras. Está mesmo à beira de perder tudo o que tem e deixar a família na miséria a menos que se produza um milagre nesse Natal. Mas como George não acredita em milagres, decide suicidar-se atirando-se ao rio gelado. Quando está prestes a saltar é impedido de o fazer por um desconhecido chamado Clarence, na verdade um anjo a tentar ganhar as suas asas. Vai provar a George, que desejava nunca ter existido, a importância da sua vida e mostrar-lhe o pesadelo em que a sua cidade se podia ter transformado se ele não tivesse existido. Convencido a enfrentar a vida, George regressa a casa e descobre que todos aqueles que ajudou se aliaram para o auxiliar numa gigantesca cadeia de solidariedade, produzindo o tal milagre e ajudando um anjo a ganhar as suas asas.
Curiosidades sobre Do Céu Caiu Uma Estrela
1. A ideia original do filme não foi de Frank Capra
Frank Capra foi o grande responsável pela obra “Do Céu Caiu Uma Estrela“. No entanto, a história não é original e trata-se de uma adaptação do conto “The Greatest Gift”, de Phillip Van Doren Stern.
Os direitos da adaptação foram comprados por 10 mil dólares por David Hempstead, um dos produtores dos estúdios RKO Pictures, que percebeu o potencial cinematográfico desta história sobre o Natal. Mais tarde, Frank Capra acabaria por referir “Do Céu Caiu Uma Estrela” como o seu filme preferido de realizar, numa lista de grandes sucessos como “Uma Noite Aconteceu” (1934) ou “Doido Com Juízo” (1936).
2. Onde é o que o filme foi rodado?
Apesar de ser comum na época a rodagem de filmes em estúdios, “Do Céu Caiu Uma Estrela” chegou a ter as suas sequências exteriores rodadas numa cidade de real: Culver City, na Califórnia. Foram precisos 12 dias para filmar as cenas com as crianças Bailey nessa zona e embora seja um filme sobre o inverno, houve uma onda de calor durante as filmagens. Em algumas cenas, a neve utilizada foi obviamente artificial.
Quanto ao set de interiores de Bedford Falls demorou dois meses a ser construído e foi um dos mais longos alguma feitos para um filme americano até à época. Foram criadas 75 lojas e edifícios e uma rua principal com 300 metros de comprimento!
3. Cary Grant esteve associado ao projeto?
Os estúdios RKO queriam que Cary Grant para dar vida ao protagonista George Bailey. Mesmo assim, Frank Capra não queria perder a oportunidade de voltar a colaborar com James Stewart, um dos seus atores preferidos e com quem havia colaborado em “Não O Levarás Contigo” (1938) e “Peço a Palavra” (1939).
Tal como a sua personagem, James Stewart vivia um dos tempos mais conturbados na sua vida, após ter estado na linha da frente da Segunda Guerra Mundial. Durante as filmagens, James Stewart viveu momentos de ansiedade, devido ao transtorno de stress pós-traumático provocado pelo conflito. Algumas cenas foram editadas devido à intensidade das emoções de Stewart.
Quanto a Donna Reed, a atriz que interpretou a esposa de George Bailey, Mary Hatch, o filme abriu-lhe portas a Hollywood. Teve direito a um bem sucedido programa de televisão, o “The Donna Reed Show” que esteve em exibição entre 1958 e 1966 e aborda as crises numa família norte-americana. Em 1954, Donna Reed obteve a sua primeira e única nomeação e vitória nos Óscares da Academia com o tão aclamado filme “Até à Eternidade” (Fred Zinnemann, 1953).
4. Do Céu Caiu Uma Estrela foi um fracasso de bilheteira
Acredites ou não, os cinéfilos na década de 1940 não estiveram tão entusiasmados com este projeto. Na verdade, Frank Capra teve um prejuízo de 500 mil dólares e para um filme que custou aproximadamente 3,8 milhões de dólares arrecadou apenas 3,3 milhões nas bilheteiras.
Aliás, o fracasso foi tão grande que terminaria com a produtora de Frank Capra, a Liberty Films. Como era habitual, a estreia em Portugal tardou algum tempo e só aconteceu a 30 de novembro de 1947.
5. Um filme de culto por acaso
A Republic Pictures, distribuidora do filme deixou que os direitos de autor em relação à obra expirassem em 1974. A partir de então, o drama começou a ficar disponível um pouco por toda a América e qualquer emissora de televisão poderia exibi-lo em pagar qualquer quota à distribuidora.
“Do Céu Caiu Uma Estrela” foi repetido vezes sem conta nos EUA durante a década de 1980 e há quem diga que uma televisão de Los Angeles transmitiu a obra 11 vezes consecutivas na véspera de Natal. Só em 1994 é que os direitos de transmissão passaram a ser exclusivamente da NBC. Em Portugal o filme costuma ser exibido pela RTP, embora não seja tantas vezes transmitido como “Música do Coração”.
O facto de tantas pessoas o conhecerem, acabou por tornar “Do Céu Caiu Uma Estrela” o filme de Natal mais popular de todos os tempos, em comparação com outros filmes natalícios que já ninguém se lembra.
6. Sabias que existe uma versão a cores de “Do Céu Caiu Uma Estrela”?
Desde meados da década de 1980 e com o sucesso televisivo, foram lançadas no mercado doméstico de cassetes e DVD’s três versões coloridas de “It’s a Wonderful Life“. James Stewart, que morreu em 1997 aos 89 anos sempre disse que detestava a versão colorida.
Em Hollywood muitos filmes a preto a branco acabaram por ser coloridos, numa forma de aproximar o público das novas tecnologias. Tal está relacionado de certo modo com a história dos efeitos especiais no cinema.
7. Estrelas do filme afastaram-se de Hollywood
Depois de 75 anos desde a estreia, algumas das estrelas de “Do Céu Caiu uma Estrela” continuam vivas, como é o caso da atriz Karolyn Grimes que deu vida a Zuzu Bailey. Na época com 6 anos, agora com 81 anos, Karolyn Grimes é um dos casos de atrizes que abandonaram Hollywood e, para sermos honestos, foi quase esquecida.
Tudo aconteceu porque Karolyn perdeu tragicamente os seus pais quando tinha 12 anos e que, depois disso, foi obrigada a deixar Hollywood e a mudar-se para o Kansas, onde cresceu com alguns familiares distantes. A revelação foi feita pela própria atriz numa entrevista à Fox News. Abaixo é partilhado o excerto da conferência sobre o legado de “It’s a Wonderful Life” que decorreu a 21 de novembro de 2016 no Samuel Goldwyn Theater e que foi organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
A atriz revelou que graças à ajuda da comunidade, conseguiu superar a perda dos pais e, depois do ano, já adolescente, não quis regressar a Hollywood. Grimes apareceu pela primeira vez no cinema no filme “That Night With You” (William A. Seiter, 1945) e o seu último papel foi “Honeychile” (R.G. Springsteen, 1951). A ex-atriz escreveu um livro sobre a sua experiência na rodagem de “Do Céu Caiu Uma Estrela” intitulado “Zuzu Bailey’s “It’s a Wonderful Life” Cookbook” disponível à venda na Amazon.
Podes ler mais sobre o “Do Céu Caiu Uma Estrela” na nossa rubrica Classic Fever.
Do Céu Caiu Uma Estrela está disponível na Netflix?
Não. O clássico de Frank Capra “Do Céu Caiu Uma Estrela” está disponível para alugar ou para compra na plataforma de streaming e video-on-demand Apple TV+. O preço do aluguer é de 3,99€, enquanto que a compra é de apenas 5,99€. Uma excelente oportunidade para que continues a rever “It’s a Wonderful Life” todas as vezes que quiseres. A versão disponível é a original a preto e branco, sendo realmente aquela que sugerimos.
Abaixo fica com o trailer de “Do Céu Caiu Uma Estrela”.
O título nacional não é A Felicidade não se compra? O filme está disponível no Telecine Play e gratuitamente no Net Movies.
Desculpa, agora percebi que a matéria não é do Brasil.
Vi esse filme maravilhoso, mas com outro nome, ” A felicidade não se compra,”