ChatGPT vs ChatGPT Plus: As principais diferenças entre os dois serviços
A Inteligência Artificial veio para ficar. A ferramenta mais conhecida, o ChatGPT, tem duas versões.
Sumário:
- Existem alguns assistentes virtuais com base na Inteligência Artificial como a Siri, Alexa e o Google Assistant;
- O ChatGPT, da autoria da OpenAI, é o chatbot mais conhecido e é capaz de responder praticamente a tudo;
- Para quem aprecia esta tecnologia, é importante saber que existe a versão gratuita e a versão paga, com várias diferenças significativas.
A Inteligência Artificial está a transformar o mundo, ao tornar processos mais eficientes. Cada vez é mais comum ver grandes empresas a usarem a Inteligência Artificial para auxilio no trabalho que fazem.
Por exemplo, grande parte das marcas mais conhecidas do mundo, como a Amazon, Google e Microsoft, utilizam a IA e bots para estarem sempre disponíveis para os utilizadores. No entanto, isto levanta várias questões éticas e sociais, sobretudo no campo da cultura e da criatividade, mas também na privacidade, segurança e no futuro dos trabalhadores. Já te deverás ter cruzado com alguns assistentes virtuais como a Siri, Alexa e o Google Assistant, que se revelam ferramentas úteis e ajudam a população no seu dia a dia.
Contudo há uma outra ferramenta que é (quase) sinónimo de Inteligência Artificial – o ChatGPT. Da autoria da OpenAI, esta ferramenta é capaz de responder praticamente a tudo, até iniciar uma conversa se o assim pretendermos. Além disso tem duas versões – uma gratuita e outra paga. Eis as diferenças entre os dois serviços e qual é que vale mais a pena.
As principais diferenças
A começar pela versão gratuita, sem qualquer custo adicional, os utilizadores desta versão têm acesso ao GPT-3.5, que só está “atualizado” até setembro de 2021. Da mesma forma a velocidade é completamente diferente, com tempos de espera mais demorados sobretudo em horas de maior fluxo, por exemplo, às 21h.
No final, esta versão gratuita acaba por ter as bases de dados desatualizadas, limitados até ao ano supramencionado, para além de demora na produção de resultados. Além disso não consegue gerar links, nem imagens nem tão pouco fornecer chatbots personalizados.
Já o serviço Plus oferece o acesso ao GPT-4, uma versão mais avançada e capaz de gerar respostas precisas e contextualizadas aos dias de hoje. Com este serviço os utilizadores terão tempos de resposta mais rápidos e prioridade no processamento, o que significa que podes obter respostas de forma mais rápida mesmo nos períodos de maior fluxo.
Ao contrário da versão gratuita, o GPT-4 consegue gerar links, analisar e produzir imagens e criar chatbots personalizados. Este serviço tem um custo de 22 euros por mês.
Mas enquanto ferramenta de trabalho?
A versão gratuita é bastante limitada nas respostas, produzindo resultados de baixa qualidade e estereotipados. Já a versão pro é o assistente mais equilibrado – permitindo identificar e cortar partes muito repetitivas num texto e corrigir algumas gralhas, para além disso tem ainda a capacidade de sugerir sinónimos e até de ajudar com novas ideias. Conforme as tuas necessidades, a versão Pro parecer ser um serviço a ter em conta devido aos diversos pontos positivos.
Já experimentaste esta ferramenta?