Cinema Monumental e Medeia Filmes | Mudanças drásticas para 2019
O Cinema Monumental, uma das salas mais emblemáticas da 7ª Arte em Portugal, não vai entrar em 2019 da melhor maneira. São várias as mudanças a caminho!
O Cine-Teatro Monumental, projetado pelo Arquitecto Raul Rodrigues Lima, foi o primeiro edifício a reunir num único local quatro espaços diferentes, todos eles convergentes num tema: arte! Um dos locais mais emblemáticos da 7ª arte em Portugal, reunia um espaço de teatro (para 1182 espectadores), de cinema (2170 espectadores), uma sala de exposições e um café-restaurante.
Hoje, a poucos dias de terminar o ano de 2018, ficamos a saber que a actividade do Cinema Monumental vai deixar de existir… pelo menos da forma como decorre actualmente.
Numa conferência de imprensa esta manhã, Paulo Branco, produtor de cinema, comentou os projectos em calha para a Medeia Filmes, a sua empresa de distribuição e exibição de filmes e, consequentemente, abordou a questão à volta do Cinema Medeia Monumental, que de momento tem quatro salas a ser exploradas pela sua empresa. O Monumental, que já se previa estar em vias de encerrar há algum tempo, tem diversas sessões regulares e eventos de cinema ocasionalmente.
Agora, foi confirmado pelo próprio Paulo Branco que no próximo ano, a Medeia Filmes deixará de explorar o Cinema Monumental de forma regular como tem sido habitual, sendo que essa alteração terá efeito a partir de 20 de fevereiro de 2019. Até lá as sessões serão “normais”, e após essa data apenas irão existir sessões especiais ao fim-de-semana, todas elas organizadas pela Medeia, e apenas na maior sala disponível. Para celebrar o fecho de um ciclo, a Medeia já anunciou que no dia 20 de fevereiro será feita uma homenagem a João Cesár Monteiro, realizador português.
O produtor não deixou de tecer elogios à qualidade de exploração do espaço por parte da Medeia Filmes e das condições técnicas do espaço, apesar de ter criticado a concorrência e de ter dado a entender que a falta de consideração deles pela Medeia também levou a um fim abrupto da exploração do espaço.
O fim do Cinema Monumental será mesmo definitivo no dia em que o prédio onde está começar a ser reestruturado. Branco já confirmou que após as obras do prédio a Medeia não irá explorar os cinemas do Monumental por não haver condições viáveis de explorar o espaço. Fica no ar no entanto quem irá explorar as futuras salas de cinema já que o Centro Comercial Monumental tem intenções de manter as salas de cinema em funcionamento pós obras.
A Medeia Filmes vai manter a exploração em outros sete espaços no norte e sul do país (Teatro Municipal Rivoli – Porto; Teatro Municipal Campo Alegre – Porto; Teatro Académico Gil Vicente – Coimbra; Theatro Circo – Braga; Centro de Artes e Espetáculos – Figueira da Foz; Charlot – Setúbal; Nimas – Lisboa).
Tens por hábito ir ao Cinema Monumental?