Estes são os realizadores favoritos do grande Clint Eastwood
Estes são os realizadores favoritos do oscarizado Clint Eastwood, um dos maiores nomes do cinema americano.
SUMÁRIO
-
Clint Eastwood é uma figura que se destacou não só como ator, mas também como realizador de cinema;
-
Vencedor de quatro Óscares, Clint Eastwood é conhecido por filmes como “Unforgiven”, “Million Dollar Baby” ou “Sniper Americano”;
-
Como alguém que dedicou toda a sua vida ao cinema, Eastwood tem opiniões sobre a sétima arte que valem a pena conhecer, incluindo os seus realizadores favoritos.
Quando se fala em Clint Eastwood, já não é só o ator de western como “O Bom, o Mau e o Vilão” que nos vem à cabeça, mas também o prestigiado realizador de cinema responsável por filmes como “Unforgiven”, “Million Dollar Baby” ou “Sniper Americano”.
Vencedor de quatro Óscares, Clint Eastwood foi deixando a sua marca e mostrando que é um dos cineastas americanos que vale a pena acompanhar.
Eastwood estreou-se na realização em 1971 com “Play Misty for me”, no mesmo ano em que viveu o detetive Harry Callahan, pela primeira vez, em “Dirty Harry”, de Don Siegel. Ao longo da sua carreira, o cineasta colaborou com alguns dos maiores talentos do cinema, como Sergio Leone, Wolfgang Petersen, Michael Cimino ou John Sturgers.
Durante uma conversa com o Directors Guild of America em 2006, Clint Eastwood começou por destacar, que “naquela época, não era tão comum saber quem era o realizador. Sabia-se quem estava no filme – Gary Cooper ou Ingrid Bergman – e se gostávamos daquela pessoa, então íamos ver o filme. Não se ia por causa do realizador. Mais tarde, começou-se a ir”.
Eastwood refletiu então sobre quais são os seus realizadores favoritos, prosseguindo “Eu gostava de filmes italianos – [Mario] Monicelli, [Vittorio] De Sica, [Federico] Fellini. Sempre gostei de [Akira] Kurosawa. E ao revisitar filmes antigos agora, há alguns realizadores que se valoriza mais. Olhando para um filme como ‘As Vinhas da Ira’ [de John Ford] e percebe-se que é um filme pequeno filmado num período relativamente curto, mas que tem muito alcance. ‘Consciências Mortas’ [de William Wellman] também é uma história íntima”.
Akira Kurosawa, John Ford e Federico Fellini são cineastas sempre muito citados quando se fala dos melhores de sempre, sendo refrescante e surpreendente ver Clint Eastwood citar os nomes de Mario Monicelli e Vittorio De Sica como os seus favoritos.
O primeiro, menos conhecido, realizou “Gansgters Falhados” em 1958, enquanto De Sica é celebrado pelo seu grande clássico “Ladrões de Bicicletas”, de 1948.
TRAILER | O INESQUECÍVEL LADRÕES DE BICICLETAS, DE VITTORIO DE SICA
E tu, quais são os teus realizadores favoritos? Conhecias estes nomes referidos por Clint Eastwood?