Parasitas | © CJ ENTERTAINMENT

Cine Quarentena | Coleção Dentro de Casa da FILMIN Portugal

[tps_header]

A FILMIN Portugal apresenta a “Coleção Dentro de Casa”, um dos melhores catálogos para a tua quarentena cinematográfica. 

#FicaEmCasa #StayHome 

A casa é um espaço mais comentado nestes dias de quarentena que enfrentamos. Tudo pode acontecer quando uma ou mais pessoas estão rodeadas por quatro paredes. Em casa encontramos famílias cujos membros não se entendem, casais à beira de um ataque de nervos, choque de classes sociais, histórias sobre idosos solitários e de jovens em pleno amadurecimento.

A casa é o berço da vida quotidiana, abriga a família e torna a nossa vida privada. Ou melhor, é o que permite diferenciar a vida privada da vida pública e de tudo o resto que lhe está circunscrito.

Também esse tem sido o fundamento da representação do espaço casa no cinema, e o espectador vive e deixa-se levar pelo “espectáculo cinematográfico” quando mostradas imagens do espaço onde realiza as suas tarefas mais corriqueiras e banais.

[/tps_header]

A FILMIN aumentou o seu catálogo durante a quarentena

Filmin Portugal
O espectáculo cinematográfico continua online © FILMIN

Pois bem, essas são apenas algumas das situações que vários cineastas procuraram transpor numa série de filmes que agora estão juntos na “Coleção Dentro de Casa” da FILMIN Portugal.

Nesta coleção encontramos obras de cineastas contemporâneos como Michael Haneke, Sally Potter, Gabriele Muccino, Hannes Holm, Paolo Genovese, Thomas Vinterberg, Abel Ferrara, Anna Muylaert e, inclusive, os vencedores do Óscar de Melhor Realizador Bernardo Bertolucci e Bong Joon Ho, entre outros. Enfim, cineastas provenientes dos vários países e vários cantos para mostrar o que pensam sobre o “estar em casa”…

Ao longo deste artigo iremos destacar alguns dos filmes da “Coleção Dentro de Casa” da FILMIN Portugal. Aproveita e fica a conhecer também ainda outras novidades desta plataforma para a quarentena.


Canino (2009)

FILMIN Portugal
Angeliki Papoulia em Canino (2009) © Kino International

O pai, a mãe e os três filhos vivem numa casa nos subúrbios da cidade. À volta dela, existe uma cerca alta que as crianças nunca passaram. São educadas, entretidas e exercitadas pelos pais, sem qualquer influência do exterior. Acreditam que os aviões são brinquedos e que os zombies são pequenas flores amarelas. O único elemento com acesso à família é Christina, que visita regularmente a casa para apaziguar os impulsos sexuais do primogénito. Toda a família gosta dela, sobretudo a filha mais velha. Um dia, Christina oferece-lhe uma bandolete com pedras e pede-lhe algo em troca.


Eu e Tu (2012)

Filmin Portugal
Tea Falco e Jacopo Olmo Antinori em “Eu e Tu” (2012) © Fiction Cinematografica S.p.a.

Lorenzo é um jovem solitário de 14 anos, diferente dos outros. Um dia, engana os pais e falta a uma viagem escolar para realizar o sonho de se esconder numa cave abandonada do prédio onde mora. Durante uma semana, pode finalmente evitar todos os conflitos e as pressões e comportar-se como um adolescente dito normal. A chegada inesperada da meia-irmã Olivia vai mudar tudo.


Amor (2012)

amour cannes palme dor
Retrata dinâmicas amorosas e a crueldade do tempo com igual inteligência © Les Films du Losange

Georges e Anne são octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova…


Que Horas Ela Volta (2015)

filmes na tv
“Que Horas Ela Volta” de Anna Muylaert | ©Globo Filmes

Val é o tipo de empregada interna que leva o seu trabalho muito a sério. Trabalha de manhã à noite ao serviço dos seus patrões abastados de São Paulo, cuidando também com amor do filho adolescente, que criou desde bebé. Tudo e todos estão no lugar certo nesta casa elegante até ao dia em que Jessica, a filha ambiciosa e inteligente de Val, regressa da cidade natal para fazer os exames de entrada na universidade.


A Comuna (2015)

Filmin Portugal
Trine Dyrholm e Ulrich Thomsen em “A Comuna” (2016) © Zentropa

Na década de 1970, Erik e Anna são um casal com um sonho: juntos com a sua filha, Freja, montam uma comuna no enorme casarão de Erik, no bairro mais chique de Copenhaga. Com a família no centro da história, somos convidados a entrar no sonho de uma verdadeira comunidade; participamos nas reuniões domésticas, nos jantares e nas festas. É amizade, amor e a vida em conjunto debaixo do mesmo tecto, até que um devastador caso de amor sujeita a comuna ao seu maior teste.


Um Homem Chamado Ove (2015)

Filmin Portugal
Rolf Lassgård em “Um Homem Chamado Ove” (2015) © Music Box Films

Ove Lindahl é um reformado que ainda não se adaptou à ausência da mulher, falecida há seis meses devido a um cancro. A dor da perda transformou-o numa pessoa amargurada e ressentida, afastando todos os que de algum modo lhe tentam atenuar o sofrimento. Um dia, algo acontece na vizinhança: uma jovem (e ruidosa) família muda-se para a casa ao lado da sua. Se, a princípio, a presença deles é mais um motivo de irritação para o velho senhor, que simultaneamente os despreza e inveja, depressa uma amizade inesperada começa a desenvolver-se entre eles. É assim que, pouco a pouco, Ove vai mudando a atitude perante a vida e as pessoas à sua volta, começando a retomar o gosto pela existência…


Amigos Amigos, Telemóveis à Parte (2016)

filmes na tv
Elenco de “Amigos Amigos, Telemóveis À Parte” | ©Medusa Film

Todos nós temos 3 vidas: a pública, a privada e a secreta. Até então, a vida secreta estava bem escondida nos arquivos da nossa mente, hoje nos nossos cartões SIM.O que aconteceria se estes pequenos cartões começassem a falar? É o que vai descobrir um grupo de amigos quando, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa e tornar públicas todas as chamadas e mensagens, para provar que não têm nada a esconder. Será que não?


A Festa (2017)

european film challenge a festa
© Alambique

Uma comédia envolta em tragédia que se desenvolve em tempo real numa casa de Londres, nos dias de hoje. Janet recebe um grupo de amigos próximos para celebrar a sua promoção a “Ministra-Sombra” da Saúde do partido da oposição. Mas o marido, Bill, parece preocupado. À medida que os amigos chegam, alguns com notícias para partilhar, a noite vai-se desenredando. Um anúncio de Bill provoca uma série de revelações que rapidamente escalam em confronto aberto. Enquanto as ilusões das pessoas em relação a si próprias e umas às outras se vão desfazendo em fumo, tal como os canapés, a festa torna-se numa noite que começou com champanhe e acaba com sangue no chão.


Cá Por Casa Tudo Bem (2018)

Cá Por Casa Tudo Bem
Cá Por Casa Tudo Bem | ©Outsider

Era suposto ser apenas uma reunião de família de uma tarde para celebração das bodas de ouro dos anfitriões da maravilhosa casa na ilha. Quando a maré levanta e todos os ferrys são cancelados devido à tempestade, toda a família fica presa em terra. Mas o verdadeiro tsunami acontece em casa quando, obrigados a permanecer debaixo do mesmo tecto 2 dias e duas noites, intrigas reacendem, antigas paixões são retomadas e ajustes de contas feitos. Quando todos têm telhados de vidro, ninguém está seguro.


Parasitas (2019)

parasitas
“Parasitas” | © Alambique

Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspectivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família. Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes.

Lê a nossa crítica a “Parasitas” aqui!

Para assistires a estes filmes da “Coleção Dentro de Casa” na FILMIN Portugal subscreve à plataforma de streaming.

A FILMIN Portugal é uma das plataformas de streaming em Portugal e tem uma mensalidade de 6,95 €.  As sinopses reproduzidas são da FILMIN©. 

[tps_footer]

Lê Também:   10 filmes para recordar o Dia contra a Discriminação Racial

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *