Comic Con Portugal | Ivana Baquero em conferência de imprensa
Apenas com 22 anos de idade, Ivana Baquero já conta com 12 anos de carreira. Ao longo destes anos, a atriz já trabalhou com o realizador Guillermo del Toro e o ator Kevin Costner.
A atriz de origem espanhola ficou reconhecida em 2006 com O Labirinto de Fauno. Com 11 anos, Ivana Baquero trabalhou com Guillermo del Toro. A artista admite que foi “uma experiência diferente”, uma vez que não parecia ser um trabalho como profissional. “Entre os intervalos fazia os meus trabalhos de escola”, confessa.
Ivana Baquero sublinha que Labirinto de Fauno não alterou a sua vida. “Os meus pais tentaram que eu continuasse a ter uma infância normal, apesar do filme me ter aberto muitas portas para novos trabalhos”, revela.
Labirinto de Fauno foi a longa-metragem que lhe trouxe reconhecimento, mas Ivana Baquero já contava com cinco projetos no currículo desde 2004. Desses títulos a maioria era de fantasia e terror, por isso admite que a produção de Guillermo del Toro não foi assustadora: “Já estava habituada a que me atirassem sangue falso para a cara”.
No entanto a atriz admite que não se reconhece quando assiste Labirinto de Fauno: “Acho que é outra atriz que está a interpretar Ofelia”. Ivana Baquero revela mesmo que quando vê um filme em que participa não consegue concentrar-se na história da longa-metragem. Apenas se foca na sua interpretação e nas histórias que rodearam as gravações.
Atualmente, Ivana Baquero protagoniza a série de ficção científica de sucesso da MTV, The Shannara Chronicles. A atriz afirma que está a adorar o projeto e em especial a sua personagem, Eretria.
Eretria é uma personagem com uma componente física forte, o que agradou Ivana. A atriz revela que adora aprender novas competências com os papéis que interpreta e com Eretria aprendeu vários movimentos de defesa, o que a tornou mais confiante.
Lê também: Comic Con | Cobie Smulders canta e encanta na cidade do Porto
Relativamente à segunda temporada de The Shannara Chronicles, Ivana Baquero apenas revelou que a sua personagem vai descobrir mais sobre o seu passado, o que conduz a uma storyline mais intensa. A atriz afirmou ainda que o novo ano da série vai contar os acontecimentos que decorreram entre o segundo e o terceiro livro.
A produção da MTV é inspirada na série literária de fantasia Shannara, do escritor Terry Brooks. Embora seja uma adaptação, a série apresenta algumas diferenças em relação aos livros. Distinções que agradam Ivana Baquero: “Os livros foram escritos há mais de 20 anos atrás e a televisão tem que se adaptar às novas mentalidades”. A atriz confessa que The Shannara Chronicles necessita de se focar em temas atuais, daí abordar o racismo e as alterações climáticas. Segundo Ivana, estas alterações tornam a série atual, mas sempre próxima dos livros.
Em 2016, Ivana Baquero participou no filme português Gelo, produção que diz ter gostado muito. “Foi um projeto único, porque foi a minha experiência em Portugal”, revela. A atriz espanhola afirmou ter gostado da experiência, porque além do elenco ter sido acolhedor, teve de oportunidade de filmar em várias cidades espanholas e portuguesas.
Quando questionada sobre as diferenças entre as produções espanholas e portuguesas, Ivana afirma que não existem desigualdades. No entanto, sublinha que verifica uma grande disparidade entre as produções americanas e europeias.
O terceiro dia da Comic Con Portugal teve presença dos criadores do Pokémon, produtores do documentário Building Star Trek, Nuno Markl, Kevin Sussman, Cobie Smulders, Jason Isaacs & Katie Leung.