© 2024 FOCUS FEATURES LLC. © 2024 CONCLAVE DISTRIBUTION, LLC.

Conclave | Semelhanças e diferenças do verdadeiro ritual do Vaticano

O filme “Conclave” está nas bocas do mundo depois da triste notícia da morte do Papa Francisco. Mas quão preciso é esta obra?

O início desta semana, após a Páscoa, começa com a triste notícia da morte do Papa Francisco, que esteve em Portugal duas vezes. Este evento desencadeia um inúmero de movimentações no Vaticano, desde a preparação do funeral do Papa, ao período de luto e acabando no Conclave. Este evento misterioso decorre sempre após a morte do pontífice para escolher o próximo líder da Igreja Cristã entre o grupo dos cardeais.

No ano passado, surge a longa-metragem “Conclave”, baseada na obra de Robert Harris, onde seguimos o ritual da escolha do próximo Papa, mas o foco está no cardeal que está responsável pela realização deste evento. O filme, que recebeu oito nomeações para os Óscares e venceu o Melhor Argumento Adaptado, conta com Ralph Fiennes, Isabella Rossellini, assim como Stanley Tucci e John Lithgow.

Ralph Fiennes em Conclave, vencedor
© 2024 Focus Features
Lê Também:
Conclave, a Crítica | Ralph Fiennes no centro de intrigas papais

Quão preciso é Conclave?

Durante as promoções desta longa-metragem, o realizador (Edward Berger) revela que fizeram de tudo para que “Conclave” fosse o mais parecido com a realidade. O cineasta também mencionou a enorme pesquisa feita por Harris, tal como inúmeras visitas ao Vaticano e um consultor que esteve ao seu lado todos os dias. Também Ralph Fiennes expressou, na altura, o querer que todos os detalhes sejam certos, e também confessou que detesta quando isso não acontece.

Muitas publicações religiosas, como a “American Magazine”, congratularam “Conclave” por ser fidedigno ao evento da Igreja. Especialmente sobre como é feita a votação ou como a Capela Sistina é inspecionada para dispositivos de escuta.


O que não está certo em Conclave?

Embora muitos concordem com a sua precisão, existem alguns detalhes sobre o ritual da escolha do novo Papa que estão errados. Alguns especialistas contam que a cor do tapete na Capela Sistina está errada, tal como a disposição das mesas. Outra inconsistência está nas vestes dos cardiais, mas isto também é uma maneira de distinguir as personagens.

Outro elemento de críticas a “Conclave” é a constante ligação às políticas do mundo. O padre William McCormick escreveu no “Church Life Journal” que a Igreja não existe para programas políticos.

Conclave
O grande Ralph Fiennes assume o comando de um tenso e esplêndido thriller eleitoral. @Festival de San Sebastián
Lê Também:
Conclave de Ralph Fiennes alcança recorde após a trágica morte de Papa Francisco

Como é que Conclave filmou na Capela Sistina?

É claro que esta longa-metragem não teve a permissão de filmar dentro das portas da Basílica de São Pedro, nem dentro da Capela Sistina. Por isso, Berger e a sua equipa foram criativos ao filmar nos estúdios da Cinecittá em Roma. Aqui tiveram a surpresa de encontrar uma Capela Sistina que restauraram e contruíram outros cenários. Fora do estúdio, “Conclave” filmou em outras localizações em Roma, como por exemplo o Pallazzo Barberini.

Onde podes ver Conclave?

Em Portugal, esta longa-metragem não está disponível no streaming para já. Embora, no resto do mundo está disponível no Prime Video, onde já é o segundo filme mais visto, segundo os dados da Flixpatrol.

Já viste esta obra?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual a nota para "Adolescence" da Netflix?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *