Curtas Vila do Conde anuncia sessão especial Drive-In e VoD
A 28ª edição do Curtas Vila do Conde acontece em outubro de 2020 mas será já este mês que lança uma sessão especial de Drive-In. Não percas este evento!
Pela situação actual, a 28ª edição do Curtas Vila do Conde foi adiada até outubro, mas a organização não quis deixar passar a data original em branco. Inicialmente previsto para o dia 11 de julho, o festival vai celebrar neste verão o formato da curta-metragem de uma forma alternativa, organizando uma sessão especial no espaço Drive-In, instalado na Seca do Bacalhau, em Vila do Conde.
Adaptada aos tempos em que vivemos, e relembrando a nostalgia das sessões Drive-In (que têm estado a ganhar nova popularidade), o Curtas Vila do Conde vai exibir vários filmes premiados ao longo das suas 27 edições. Em destaque estarão títulos como “Logorama” de François Alaux, “Hervé” de Crécy e Ludovic Houplain, vencedor do título de Melhor Curta-metragem de Animação nos Óscares e “Panique Au Village: La Bûche De Noël”, de Stéphane Aubier e Vincent Patar. As curtas portuguesas também não serão esquecidas e estão confirmadas a multipremiada animação “Amélia & Duarte” e “A Ver o Mar”, rodada num local próximo do cenário onde será exibida, e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes, estreada na Berlinale.
A sessão especial de Drive-In é realizada em parceria com a Câmara de Vila do Conde e será de acesso livre, implicando no entanto uma inscrição prévia obrigatória através do site da entidade. Paralelamente ao evento ao ar livre, o Curtas irá disponibilizar online mais 16 filmes premiados no festival. Os títulos estarão a um preço especial no serviço Video on Demand (VoD) da Agência da Curta Metragem, entre os dias 11 e 19 de julho.
CURTAS VILA DO CONDE | PROGRAMA SESSÃO ESPECIAL DRIVE-IN
- A Ver O Mar, Ana Oliveira, André Puertas, Portugal, 2017, DOC, 25′
- Amélia & Duarte, Alice Guimarães, Mónica Santos, Portugal, Alemanha, 2015, ANI, 8’3”
- Logorama, François Alaux, Hervé de Crécy, Ludovic Houplain, França, 2009, ANI, 16’05”
- Os Humores Artificiais, Gabriel Abrantes, Portugal, Brasil, 2017, FIC, 29’03”
- Panique Au Village: La Bûche De Noël, Stéphane Aubier e Vincent Patar, Bélgica, França, 2014, ANI, 26’30”
Recordamos que a 28ª edição irá decorrer de 3 a 11 de outubro, após a decisão de adiamento resultado do surto pandémico que está a afectar Portugal. A iniciativa agora apresentada, do Drive-In, é apenas o “ponto de partida duma estratégia de gradual aproximação do público do festival, num período em que ainda demoramos a retomar os hábitos naturais de partilha, celebração e descoberta que apenas um festival concentrado no tempo e lugar podem proporcionar”, garante Nuno Rodrigues, director do Curtas Vila do Conde. A programação da próxima edição deverá ser revelada na íntegra nas próximas semanas.
Tens acompanhado o Curtas Vila do Conde ao longo dos anos?