©RTP

Daqui Houve Resistência, a nova série do 25 de Abril, já chegou à RTP Play

A RTP1 estreou esta sexta-feira “Daqui houve resistência”, uma nova série para comemorar os 51 anos do 25 de Abril. Inspirada no livro “Guimarães Daqui houve resistência” esta obra tem 5 episódios e manter-se-á em exibição até ao próximo dia 2 de maio. Sempre após o Telejornal e, a partir das 12h, na RTP Play. Podes também ler a nossa crítica.

Lê Também:
Daqui Houve Resistência: Episódio 1, a Crítica | À força não há 25 de abril

Sobre “Daqui houve resistência”

Daqui houve resistência - still do episósio 2
©RTP

Produzida por Rodrigo Areias (Bando à Parte), “Daqui houve resistência” é uma série antológica realizada por Carlos Amaral e Edgar Pêra. Aborda temáticas como a Guerra Colonial, as greves, as lutas estudantis, a luta armada e as falsas eleições. Assim, esta é uma série que se foca na resistência ao Estado Novo nos últimos anos do regime, evocando os últimos 13 anos de ditadura.

É, portanto, uma obra baseada em factos e pessoas reais antifascistas, com destaque para o concelho de Guimarães, abordadas no livro “Guimarães Daqui houve resistência” de César Machado.

A saber, a série tem como protagonistas João Nunes Monteiro, Nuno Nolasco, António Durães, João Pedro Vaz, Miguel Borges, Diana Sá, Carolina Amaral, Joana Ribeiro, António Capelo, entre outros.

Através de testemunhos reais, a série revela como, em várias localidades, a resistência ao fascismo teve diferentes formas. Desde a clandestinidade política até as ações mais diretas. Ao focar-se em figuras anónimas e em movimentos menos conhecidos, “Daqui houve resistência” reforça, assim, a ideia de um retrato humano e plural do caminho para a liberdade. Em suma, mostra-se que a mudança nasceu de múltiplos pontos do país e de quem ousou resistir.

Outras séries para o 25 de Abril na RTP Play

João Nunes Monteiro em Daqui Houve Resistência
©RTP

A RTP Play é a plataforma de streaming gratuita da RTP. Podes aceder à RTP Play no browser ou através de aplicação para dispositivos móveis e TV’s. Nos últimos anos, a RTP tem produzido várias séries sobre o 25 de Abril ou sobre os anos do Estado Novo que lhe antecederam.

Além de “Daqui houve resistência”, a plataforma tem disponíveis séries como por exemplo “Sempre” (2024, Manuel Pureza), “3 Mulheres” (2018-2022, Fernando Vendrell), “Mulheres de Abril” (2014, Henrique Oliveira) ou “Histórias da Montanha” (2023, Luís Galvão Teles), entre muitas outras. Espreita o catálogo da RTP Play!

Lê Também:
Filmes e séries sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos no streaming


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual a nota para "Adolescence" da Netflix?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *