De Conclave a Emilia Pérez, Denis Villeneuve (“Dune”) revela os seus filmes favoritos de 2024
Denis Villeneuve (“Duna”) mencionou os seus cinco filmes favoritos do ano passado numa entrevista recente
Sumário:
- Denis Villeneuve realizou em 2024 um dos grandes filmes do ano, “Dune: Parte II”;
- O realizador revelou recentemente cinco dos seus filmes favoritos de 2024, que incluem “Conclave” e “Emilia Pérez”;
- Outros filmes mencionados por Villeneuve, como “Queer” e “Nickel Boys” ainda não estrearam em Portugal.
“Duna: Parte II” aparece em diversas listas de críticos como um dos melhores filmes de 2024, incluindo a da MHD. É um épico de um grande realizador que tem vindo a expandir os limites do cinema de ficção científica desde “Arrival”, “Blade Runner 2049” e antes disso, com obras-primas tensas como “Incendies”, “Sicario” e “Enemy”.
Villeneuve revelou recentemente as suas escolhas para os melhores filmes de 2024 e não incluiu o seu próprio filme. No entanto, ele escolheu um épico drama histórico que pode vir a dominar os Óscares (“The Brutalist”), um belo e poético filme independente (“Nickel Boys”), um drama sobre religião e poder (“Conclave”), uma adaptação inovadora de um clássico da literatura (“Queer”) e um controverso filme francês que também promete dar que falar nos Óscares (“Emilia Pérez”).
O realizador, em entrevista, disse:
“Adorei mesmo “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard. Achei-o muito original e inspirador. Os filmes de Jacques Audiard dão-me sempre uma carga de energia, ele é um dos nossos melhores realizadores. Também adorei “The Brutalist” de Brady Corbet e “Nickel Boys” de RaMell Ross, bem como “Conclave” de Edward Berger. Ah, também adorei “Queer” de Luca Guadagnino, que achei muito inspirador. Daniel Craig fez uma interpretação incrível.”
“Foi um grande ano,” disse também Villeneuve. “Fiquei impressionado com muitos filmes este ano, apenas mencionei estes e ainda não vi tudo.”
Onde ver os filmes mencionados por Villeneuve?
“Emilia Pérez” e “Conclave” estão neste momento nas salas de cinema portuguesas. “The Brutalist” irá estrear também nos cinemas no próxima dia 23 de janeiro.
No entanto, “Queer“, de Luca Guadagnino e “Nickel Boys” ainda não têm estreia marcada nas salas portuguesas, apesar de serem ambos bastante aclamados.
Que achas da lista de Villeneuve? Já viste algum destes cinco filmes?