Digi acaba de resolver finalmente o seu maior problema
Os clientes que têm Digi acabam de receber boas notícias. Isto porque a rede móvel vai finalmente ser melhorada.
A Digi Portugal deu um passo estratégico na expansão da sua rede móvel. A ANACOM confirmou, a 21 de janeiro de 2025, a aprovação da transferência dos direitos de utilização do espectro na faixa dos 3,6 GHz, anteriormente atribuídos à NOWO.
Como tudo começou?
Os direitos agora detidos pela operadora romena foram inicialmente concedidos à NOWO no leilão 5G. No entanto, com a aquisição da NOWO pela DIGI Portugal, a transmissão desses direitos tornou-se um passo natural para consolidar a presença da operadora no mercado nacional.
A posição da ANACOM
A ANACOM, entidade reguladora do setor das telecomunicações, analisou todas as respostas aos procedimentos de consulta pública e audiência prévia antes de aprovar a transferência. Com esta decisão, a DIGI assume oficialmente o controlo de 40 MHz na faixa dos 3,6 GHz (3400-3800 MHz), essenciais para o desenvolvimento da sua rede móvel de nova geração.
Quais as condições impostas à Digi?
Ainda assim, a aprovação da transmissão do espectro não veio sem exigências. A ANACOM estabeleceu um conjunto de condições e prazos para garantir que a DIGI implemente rapidamente os serviços e cumpra as obrigações de desenvolvimento de rede. As principais determinações incluem:
- A DIGI tem um prazo de 30 dias, a contar da notificação oficial, para iniciar a oferta de serviços de comunicações eletrónicas ao público utilizando as novas frequências;
- A operadora tem seis meses para cumprir as obrigações relacionadas com a expansão da rede, garantindo a cobertura eficiente da nova faixa de espectro;
- A DIGI deve instalar as estações identificadas no Averbamento N.º 3 ao DUER N.º 04/2021 num prazo máximo de três anos, caso tal lhe seja solicitado no período de dois anos após a notificação da decisão da ANACOM;
Estás a ponderar mudar de operadora?
O que vale que é só sai digi acaba de resolver o problema , digi acaba de resolver o problema , só o que se ouve falar , mas a rede móvel cada vez pior , gratuito funcionava bem agora do nada começa se a pagar ,mal se rede móvel no centro de Lisboa , então fica a questão afinal que problemas é que eles estão a resolver relativos a sinal , relativos a cobertura fixa do sinal é que continua sem se ver , nada de melhoria em relação a cobertura de rede móvel