Directors Guild Awards 2023 revela os seus nomeados
A temporada de prémios ainda decorre e os Directors Guild Awards também já têm os seus nomeados para este ano. Os filmes da A24 estão em destaque.
Nos prémios do sindicato de realizadores dos Estados Unidos não há espaço para nomeados repetidos mas há margem para se revelar os grandes favoritos da temporada. Se no passado vários foram os que saíram dos Directors Guild Awards consagrados e no bom caminho para o cobiçado Óscar, este ano são vários os trabalhos que estão a chamar a atenção da comunidade cinematográfica.
Como é habitual, os Directors Guild Awards distinguem realizadores em duas categorias: Melhor Realizador e Melhor Estreia em Realização. Não havendo nomeados duplos, voltam a estar em destaque favoritos como “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” ou “Tár”, mas são deixados de fora os trabalhos de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”, Darren Aronofsky, “The Whale” e ainda Baz Luhrmann, “Elvis”.
No entanto, ao contrário de outros prémios da temporada que foram destacando realizadoras nas suas nomeações, como Sarah Polley (“Women Talking“), Maria Schrader (“Ela Disse”) ou Gina Prince-Bythewood (“A Mulher Rei“), os DGA Awards voltam a contar com um grupo de nomeados completamente masculino (à semelhança de edições anteriores). Em contrapartida, a categoria de estreia na realização destaca nomes como Charlotte Wells, que se tem destacado com “Aftersun”.
Conhece a lista completa dos nomeados, que conhecerão o resultado final no próximo dia 18 de fevereiro, ainda antes dos SAG Awards.
NOMEADOS AOS DGA AWARDS 2023
MELHOR REALIZADOR
- Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por “Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo” (A24)
- Joseph Kosinski, por “Top Gun: Maverick” (Paramount Pictures)
- Martin McDonagh, por “Os Espíritos de Inisherin” (Searchlight Pictures)
- Steven Spielberg, por “Os Fabelmans” (Universal Pictures)
- Todd Field, por “Tár” (Focus Features)
MELHOR ESTREIA EM REALIZAÇÃO
- Alice Diop, por “Saint Omer” (Neon)
- Antoneta Alamat Kusijanovic, por “Murina” (Kino Lorber)
- Audrey Diwan, por “Happening” (IFC Films)
- Charlotte Wells, por “Aftersun” (A24)
- John Patton Ford, por “Emily the Criminal” (Bleecker Street)
Quais são as cerimónias da awards season que acompanhas mais de perto?