© PHLD Luca via Shutterstock.com, ID 2328040287

Era esta a divisão dos ganhos dos Beatles

Tendo sido a banda mais influente dos anos 60, não surpreende que os Beatles tenham lucrado muito com os concertos e os discos vendidos. 

Começaram a surgir em 1957, quando Paul McCartney se juntou à banda de John Lennon da altura. O conjunto chamava-se “The Quarrymen”, e George Harrison juntou-se no ano a seguir à entrada de McCartney. No entanto, o nome “The Beatles” só nasceu em 1960, e Ringo Starr só se juntou à banda para preencher a secção rítmica em 1962.

Lê Também:   Os 15 melhores filmes portugueses na HBO Max para celebrar o 25 de Abril

Desde aí, o crescimento do grupo foi astronómico, devendo-se muito a Brian Epstein, o manager da banda. Foi Epstein quem idealizou o estilo inicial dos quatro músicos que, a par de dois discos muito concisos e inovadores, lançaram os jovens britânicos.

Lê Também:   Documentário esquecido dos Beatles chega à Disney+ numa versão restaurada pela Park Road Post de Peter Jackson

Então, entre 1962 e 1964, a banda ganhou cada vez mais destaque no panorama da música internacional, e um dos maiores passos que deu foi a tour de 1964 pelos EUA. O momento mais marcante foi quando foram tocar ao programa de Ed Sullivan, o qual foi visto, em direto, por 73 milhões de pessoas.


Com esta rápida ascensão veio o constante aumento do lucro, o que fez com que os Beatles se tornassem numa das bandas mais ricas dos anos 70. Ora, visto que muito do sucesso do conjunto se devia ao espírito visionário de Brian Epstein, 25% dos lucros iam para o manager. O resto era dividido igualmente por George, Ringo, Paul e John.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes para ver na Netflix, Disney+, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (8 a 14 de Abril)

Porém, não é segredo para nenhum fã da banda que os maiores compositores eram Lennon e McCartney. Assim, a divisão do dinheiro entre os membros mudou, acabando com os mais criativos a receber uma maior parte dos lucros.

A banda desfez-se em 1970. No entanto, Paul McCartney manteve-se como um dos músicos mais bem pagos da indústria.

“I WANT TO HOLD YOUR HAND” | THE ED SULLIVAN SHOW

De acordo com a empresa do grupo, a Apple Corps, a banda alcançou o valor de 17 milhões de libras em vendas de discos só entre 1962 e 1970. Estes valores explicam o peso que os Beatles tiveram nessa década e demonstram toda a sua influência na música daí em diante.



Também do teu Interesse:


About The Author


3 thoughts on “Era esta a divisão dos ganhos dos Beatles

  • 25% ? Foi por isso q numa das tournés nos USA, John, sempre o porta voz quando era necessário dar a cara, respondeu “we want money first “,quando questionado se já estavam ricos. Nos 70s, numa entrevista na TV,disse q “Brian was ripping us off “. John Lennon sempre frontal e direto ✌

  • Banda incrível. 4 músicos geniais.

  • Os maiores : músicos / compositores, poetas e cantores. Sem a tek atual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *