Duster regressam com novo álbum
Após duas décadas de pausa, a banda Duster volta para nos transmitir o som de uma galáxia em expansão.
A legendária banda Duster não precisou mais de dois álbuns para ser conhecida. A banda de slowcore e space rock, constituída por Clay Parton, Canaan Dove Amber e Jason Albertini, separou-se em 2000, depois do lançamento de Contemporary Movement, para só em 2018 se voltar a reunir. Dezoito anos separaram este grupo e o resultado da reunião está no álbum homónimo que aí vem, depois de alguma actividade aparentemente preparatória deste regresso.
Os Duster começaram por partilhar, já este ano, um tema avulso, “Interstellar Tunnel”, que não consta do alinhamento do novo álbum e editaram uma compilação de toda a sua discografia, intitulada Capsule Losing Contact. Quanto a Duster, sairá no dia 13 de Dezembro, por meio da Muddguts. Dele, para além do tema lançado esta semana, também podemos ouvir o single principal “Copernicus Crater”, título que nos lembra quão do outro mundo nos parece o reencontro da banda.
“Letting Go” explora as matrizes de sons sintetizados. Quem estiver à procura de uma melodia, encontra-la-á cantada por instrumentos electrónicos. Apesar disto, a música não perde a sua humanidade ou suavidade. Duster encontrou um balanço difícil entre sintetizadores, um vocalista instrumental e uma voz escondida, soterrada na estrutura melódica. Uma textura que nos faz sentir capazes de “letting go”, de desistir e deixarmo-nos ir neste mundo, ao mesmo tempo que suscita o incómodo desta mesma desistência.”Oh, I just can’t do anymore” é cantado num tom dolente, a condizer com o ritmo monótono e arrastado.
O vídeo mostra fotografias antigas, dando indícios de um carácter retro, subjacente à música também. Sendo feito de simples imagens, dá-nos fôlego para penetrarmos no universo de texturas melódicas da canção.
DUSTER| “LETTING GO”
DUSTER | “COPERNICUS CRATER”
DUSTER | Alinhamento do álbum
- “Copernicus Crater”
- “I’m Lost”
- “Chocolate And Mint”
- “Summer War”
- “Lomo”
- “Damaged”
- “Letting Go”
- “Go Back”
- “Hoya Paranoia”
- “Ghoulish”
- “Ghost World”
- “The Thirteen”