© Photo by Bettmann

As melhores 11 bandas sonoras de sempre segundo os maiores compositores

Desde Ennio Morricone a John Williams, sessenta compositores escolheram as onze melhores bandas sonoras de sempre.

A música tem um papel essencial no cinema, definindo o ritmo da ação e intensificando as emoções. Desde os anos 1930, quando as bandas sonoras se tornaram parte central dos filmes em Hollywood, muitas marcaram momentos inesquecíveis.

A BBC pediu a mais de 60 compositores de cinema e televisão que escolhessem as suas cinco bandas sonoras favoritas de todos os tempos. Nesta lista de 60 compositores contam nomes mais recentes, com mais experiência e, até Oscarizados.

 

Lê Também:
John Williams | As melhores bandas sonoras do lendário compositor

Inclui, então, David Newman, David Arnold, Lorne Balfe, Stephen Barton, Tyler Bates e Volker Bertelmann. Assim, após escolherem as suas cinco bandas sonoras favoritas, estas foram elegidas como as melhores de sempre. Portanto podes contar com a presença de Ennio Morricone e John Williams nesta lista de grandes bandas sonoras.

11 – Chinatown

Jack Nicholson em “Chinatown” | © Paramount Pictures

Bruce Broughton, compositor com nomeação para os Óscares, por “Silverado”, partilhou sobre “Chinatown”: “Tinha uma composição única, com o trompete solo, quatro pianos, quatro harpas, cordas e percussão. O tema era belo, evocativo, mas não imitativo, do período. Cinquenta anos depois, continua tão belo e comovente como quando apareceu pela primeira vez”.

“Chinatown”, de Roman Polanski, com Jack Nicholson, acompanha o detetive privado Jake Gittes. Ele envolve-se numa teia de corrupção, traições e segredos sombrios, enquanto investiga um caso aparentemente simples em Los Angeles, nos anos 1930.


10 – The Godfather (Nino Rota)

Marlon Brando em Godfather
© 1972 Paramount Pictures

Logo depois, “The Godfather”, de Francis Ford Coppola, que é um dos maiores clássicos do cinema. Conta a história de uma poderosa família da máfia e da ascensão de Michael Corleone ao mundo do crime. Com atuações marcantes de Marlon Brando e Al Pacino, a banda sonora, de Nino Rota, também é inesquecível. A sua melancolia, captura perfeitamente o tom épico e emocional da narrativa.


9 – Como Treinares o Teu Dragão (Stephen Barton)

como treinares o teu dragão dreamworks
©DreamWorks

Agora, passamos para o cinema mais recente, para o nono lugar. “Como Treinares o Teu Dragão”, de 2010, é uma animação que segue Hiccup, um jovem viking que desafia as tradições da sua aldeia ao fazer amizade com um dragão que deveria caçar.

 

Lê Também:
Hans Zimmer and Friends, a Crítica | O filme transporta-nos para Interstellar e Dune

Stephen Barton, vencedor dos Grammy por “Star Trek: Picard” partilha sobre a banda sonora: “Há tantos momentos nesta banda sonora que fazem arrepiar os cabelos da nuca”.


8 – American Beauty (Thomas Newman)

Kevin Spacey
American Beauty | © FOX Portugal

Em seguida, “American Beauty”, de Sam Mendes. É um drama que retrata a crise existencial de Lester Burnham, um homem em busca de sentido numa vida suburbana vazia. A banda sonora de Thomas Newman é minimalista e hipnótica, ajudando a criar a atmosfera introspectiva que define o tom do filme. O compositor recebeu uma nomeação para os Óscares, com a banda sonora de “American Beauty”.


7 – Cinema Paradiso (Ennio Morricone)

Cinema Paradiso
Cinema Paradiso é um dos destaques da nossa Agenda Cultural de Julho | ©Alambique

“Cinema Paradiso” é um clássico em todos os sentidos. Com realização de Giuseppe Tornatore, é uma emocionante homenagem ao cinema. Assim, o filme é visto através da amizade entre um jovem rapaz, Toto, e Alfredo, o projecionista da pequena aldeia onde vive.

A banda sonora, composta por Ennio Morricone, é profundamente tocante e poética, tornando-se uma das mais icónicas do cinema. Alexandra Harwood, compositora de “The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society” reflete: “A música capta na perfeição os temas de nostalgia, amor e perda abordados no filme.


6 – Vertigo (Bernard Herrmann)

“Vertigo”, de Alfred Hitchcock, é um thriller psicológico sobre um ex-detetive, com fobia de alturas, que se apaixona obsessivamente por uma mulher envolta em mistério. A banda sonora de Bernard Herrmann é hipnótica e envolvente.


5 – Blade Runner 1982 (Vangelis)

“Blade Runner”, de Ridley Scott, acontece num futuro distópico. Assim, acompanhamos Rick Deckard, um agente especial com a missão de exterminar um grupo de andróides violentos. À medida que se aprofunda na sua missão, começa a questionar a sua própria identidade. A banda sonora atmosférica de Vangelis, com sintetizadores melancólicos e futuristas, tornou-se lendária.


4 – The Good, The Bad and The Ugly (Ennio Morricone)

The Good The Bad and The Ugly
© 1966 United Artists – MGM

Em seguida, com realização de Sergio Leone, “The Good, The Bad and The Ugly”. É um clássico western que acompanha três pistoleiros numa corrida intensa por um tesouro enterrado durante a Guerra Civil Americana.

 

Lê Também:
Enciclopédia de Fadas de Emily Wilde, a Crítica | Uma introdução à fantasia

A banda sonora de Ennio Morricone, com o seu assobio inconfundível e temas épicos, é uma das mais reconhecíveis da história do cinema, elevando a tensão e o drama em cada cena.


3 – The Mission (Ennio Morricone)

“The Mission”, de Roland Joffé, conta a história de um missionário jesuíta e um ex-mercador de escravos que lutam para proteger uma comunidade indígena na América do Sul do século XVIII. Assim como em “Cinema Paradiso” e “The Good, The Bad and The Ugly”, a banda sonora é composta pelo grande Ennio Morricone.


2 – E.T. (John Williams)

E.T. - O Extra-Terrestre
E.T. – O Extra-Terrestre

No segundo lugar do pódio não poderia deixar de estar uma das maiores colaborações do mundo do cinema, Steven Spielberg e John Williams. Como o nome indica, “E.T.” conta a comovente história de amizade entre um rapaz e um extraterrestre perdido perdido na Terra.

Dessa forma, a banda sonora, composta por John Williams, transmite magia, emoção e aventura, sendo especialmente notável o tema principal, que se tornou um dos mais reconhecíveis da história.


1 – Psycho (Bernard Herrmann)

Psycho
Psycho | © 1960 – Paramount Pictures

E, por fim, o grande escolhido é “Psycho”, de Alfred Hitchcock. É um thriller psicológico que segue Marion Crane, que, após roubar uma grande quantia de dinheiro, se refugia num isolado motel, onde conhece o estranho e perturbador proprietário, Norman Bates.

A banda sonora é, então, composta por Bernard Herrmann, e é essencial para a tensão do filme, especialmente a sua famosa sequência de violinos agudos durante o assassinato no chuveiro.

Assim, desde John Williams a Bernard Herrmann, qual destas bandas sonoras elegias como a tua favorita? 



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


2 thoughts on “As melhores 11 bandas sonoras de sempre segundo os maiores compositores

  • A música do filme “Psico” foi composta por Bernard Herrmann, colaborador de Alfred Hitchcock. Desta vez é “Psico”.

    Então, a música do filme “Como Treinares o Teu Dragão” foi composta por John Powell e não foi composta por Stephen Barton. Foi o John Powell.

  • Boa tarde, sabemos que John Powell é o compositor de “Como Treinares o Teu Dragão”. A referência a John Powell deve-se ao compositor ter comentado sobre esta banda sonora quando a escolheu para este ranking criado pela BBC. Como noutras partes do artigo, incluímos algumas citações dos compositores que participaram no ranking.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *