As melhores 11 bandas sonoras de sempre segundo os maiores compositores
Desde Ennio Morricone a John Williams, sessenta compositores escolheram as onze melhores bandas sonoras de sempre.
A música tem um papel essencial no cinema, definindo o ritmo da ação e intensificando as emoções. Desde os anos 1930, quando as bandas sonoras se tornaram parte central dos filmes em Hollywood, muitas marcaram momentos inesquecíveis.
A BBC pediu a mais de 60 compositores de cinema e televisão que escolhessem as suas cinco bandas sonoras favoritas de todos os tempos. Nesta lista de 60 compositores contam nomes mais recentes, com mais experiência e, até Oscarizados.
Inclui, então, David Newman, David Arnold, Lorne Balfe, Stephen Barton, Tyler Bates e Volker Bertelmann. Assim, após escolherem as suas cinco bandas sonoras favoritas, estas foram elegidas como as melhores de sempre. Portanto podes contar com a presença de Ennio Morricone e John Williams nesta lista de grandes bandas sonoras.
11 – Chinatown
Bruce Broughton, compositor com nomeação para os Óscares, por “Silverado”, partilhou sobre “Chinatown”: “Tinha uma composição única, com o trompete solo, quatro pianos, quatro harpas, cordas e percussão. O tema era belo, evocativo, mas não imitativo, do período. Cinquenta anos depois, continua tão belo e comovente como quando apareceu pela primeira vez”.
“Chinatown”, de Roman Polanski, com Jack Nicholson, acompanha o detetive privado Jake Gittes. Ele envolve-se numa teia de corrupção, traições e segredos sombrios, enquanto investiga um caso aparentemente simples em Los Angeles, nos anos 1930.
10 – The Godfather (Nino Rota)
Logo depois, “The Godfather”, de Francis Ford Coppola, que é um dos maiores clássicos do cinema. Conta a história de uma poderosa família da máfia e da ascensão de Michael Corleone ao mundo do crime. Com atuações marcantes de Marlon Brando e Al Pacino, a banda sonora, de Nino Rota, também é inesquecível. A sua melancolia, captura perfeitamente o tom épico e emocional da narrativa.
9 – Como Treinares o Teu Dragão (Stephen Barton)
Agora, passamos para o cinema mais recente, para o nono lugar. “Como Treinares o Teu Dragão”, de 2010, é uma animação que segue Hiccup, um jovem viking que desafia as tradições da sua aldeia ao fazer amizade com um dragão que deveria caçar.
Stephen Barton, vencedor dos Grammy por “Star Trek: Picard” partilha sobre a banda sonora: “Há tantos momentos nesta banda sonora que fazem arrepiar os cabelos da nuca”.
8 – American Beauty (Thomas Newman)
Em seguida, “American Beauty”, de Sam Mendes. É um drama que retrata a crise existencial de Lester Burnham, um homem em busca de sentido numa vida suburbana vazia. A banda sonora de Thomas Newman é minimalista e hipnótica, ajudando a criar a atmosfera introspectiva que define o tom do filme. O compositor recebeu uma nomeação para os Óscares, com a banda sonora de “American Beauty”.
7 – Cinema Paradiso (Ennio Morricone)
“Cinema Paradiso” é um clássico em todos os sentidos. Com realização de Giuseppe Tornatore, é uma emocionante homenagem ao cinema. Assim, o filme é visto através da amizade entre um jovem rapaz, Toto, e Alfredo, o projecionista da pequena aldeia onde vive.
A banda sonora, composta por Ennio Morricone, é profundamente tocante e poética, tornando-se uma das mais icónicas do cinema. Alexandra Harwood, compositora de “The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society” reflete: “A música capta na perfeição os temas de nostalgia, amor e perda abordados no filme.
6 – Vertigo (Bernard Herrmann)
“Vertigo”, de Alfred Hitchcock, é um thriller psicológico sobre um ex-detetive, com fobia de alturas, que se apaixona obsessivamente por uma mulher envolta em mistério. A banda sonora de Bernard Herrmann é hipnótica e envolvente.
5 – Blade Runner 1982 (Vangelis)
“Blade Runner”, de Ridley Scott, acontece num futuro distópico. Assim, acompanhamos Rick Deckard, um agente especial com a missão de exterminar um grupo de andróides violentos. À medida que se aprofunda na sua missão, começa a questionar a sua própria identidade. A banda sonora atmosférica de Vangelis, com sintetizadores melancólicos e futuristas, tornou-se lendária.
4 – The Good, The Bad and The Ugly (Ennio Morricone)
Em seguida, com realização de Sergio Leone, “The Good, The Bad and The Ugly”. É um clássico western que acompanha três pistoleiros numa corrida intensa por um tesouro enterrado durante a Guerra Civil Americana.
A banda sonora de Ennio Morricone, com o seu assobio inconfundível e temas épicos, é uma das mais reconhecíveis da história do cinema, elevando a tensão e o drama em cada cena.
3 – The Mission (Ennio Morricone)
“The Mission”, de Roland Joffé, conta a história de um missionário jesuíta e um ex-mercador de escravos que lutam para proteger uma comunidade indígena na América do Sul do século XVIII. Assim como em “Cinema Paradiso” e “The Good, The Bad and The Ugly”, a banda sonora é composta pelo grande Ennio Morricone.
2 – E.T. (John Williams)
No segundo lugar do pódio não poderia deixar de estar uma das maiores colaborações do mundo do cinema, Steven Spielberg e John Williams. Como o nome indica, “E.T.” conta a comovente história de amizade entre um rapaz e um extraterrestre perdido perdido na Terra.
Dessa forma, a banda sonora, composta por John Williams, transmite magia, emoção e aventura, sendo especialmente notável o tema principal, que se tornou um dos mais reconhecíveis da história.
1 – Psycho (Bernard Herrmann)
E, por fim, o grande escolhido é “Psycho”, de Alfred Hitchcock. É um thriller psicológico que segue Marion Crane, que, após roubar uma grande quantia de dinheiro, se refugia num isolado motel, onde conhece o estranho e perturbador proprietário, Norman Bates.
A banda sonora é, então, composta por Bernard Herrmann, e é essencial para a tensão do filme, especialmente a sua famosa sequência de violinos agudos durante o assassinato no chuveiro.
Assim, desde John Williams a Bernard Herrmann, qual destas bandas sonoras elegias como a tua favorita?
A música do filme “Psico” foi composta por Bernard Herrmann, colaborador de Alfred Hitchcock. Desta vez é “Psico”.
Então, a música do filme “Como Treinares o Teu Dragão” foi composta por John Powell e não foi composta por Stephen Barton. Foi o John Powell.
Boa tarde, sabemos que John Powell é o compositor de “Como Treinares o Teu Dragão”. A referência a John Powell deve-se ao compositor ter comentado sobre esta banda sonora quando a escolheu para este ranking criado pela BBC. Como noutras partes do artigo, incluímos algumas citações dos compositores que participaram no ranking.