Para Eric Clapton, este é o melhor guitarrista do mundo
Eric Clapton aclamou um famoso guitarrista do século XX como dos melhores do mundo, e a influência deste pode-se facilmente notar na maneira de Clapton tocar.
Sumário
- Eric Clapton consagrou-se como um dos melhores guitarristas do mundo;
- O músico ocupa até o segundo lugar no pódio dos cem melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone;
- É, então, curioso saber qual é um dos maiores heróis de Eric Clapton na guitarra.
Eric Clapton foi um fenómeno quando surgiu nos anos 60. Aliás, até Jimi Hendrix ter aparecido de maneira abrupta e ter roubado o palco a qualquer outro guitarrista do final da década de 60, Clapton era visto como o melhor guitarrista do mundo, tendo até ficado muito conhecida a graffiti de uma parede do metro de Londres que lia “Clapton is God”.
Passou por algumas bandas antes de se lançar sozinho, tais como os Yardbirds e os Cream, mas foi na sua carreira a solo que o músico edificou o estilo musical por que viria a ser reconhecido até aos dias de hoje: o blues.
Tal é a sua importância no mundos das guitarras que hoje em dia aquele que é provavelmente o maior festival de música dedicado a este instrumento, o Crossroads Guitar Festival (onde se reúnem vários guitarristas em colaborações espetaculares, muitas delas disponíveis no youtube), foi criado por Eric Clapton.
O herói de Eric Clapton
Eric Clapton tem óbvias influências, na sua forma de se expressar na guitarra elétrica, de B.B King, e isto acontece devido à admiração que Clapton nutre pelo “Rei dos blues“.
De facto, B.B. King faz parte de uma geração de músicos anterior à de Clapton, e influenciou muitos músicos que vieram manter a chama do blues, tais como Eric Clapton, Robert Cray, e John Mayer numa geração mais recente (que também tem óbvia influências do “Rei”).
Numa entrevista que Eric deu a meio do Crossroads Guitar Festival ficou bem claro o que este pensa de B.B: “Comecei a ver cada vez mais B.B. e comecei a aperceber-me de que a sua proficiência no instrumento estava provavelmente muito para além do alcance de qualquer pessoa”.
E, para se perceber esta opinião de Eric Clapton, é necessário ter uma perceção desenvolvida do que é solar na guitarra. É que, aos olhos de um simples ouvinte de música, parece que Eric Clapton toca melhor que B.B. King: tem mais técnica, consegue solar mais rápido, usa mais variações, etc. Mas B.B. King tem uma calma excelente, uma capacidade de colocar a nota certa no sítio perfeito e fazê-la durar exatamente o tempo pedido. Por alguma razão se diz que uma nota de B.B. vale tanto quanto dezenas de notas de outro qualquer guitarrista.
Crossroads Guitar Festival
Deixamos aqui uma versão da famosa canção “The Thrill Is Gone” no Crossroads Guitar Festival, onde Clapton e o seu herói partilharam o palco.