Este é o filme mais assustador de sempre, segundo a ciência
Quem diria que existe ciência no terror. Este estudo não só nos vem mostrar que isso é verdade, como também nos vem dizer qual é o filme mais aterrorizante de sempre.
Sumário:
- O estudo Science of Scare monitorizou a frequência cardíaca de 250 pessoas para encontrar o filme de terror mais assustador de sempre;
- “Sinister” (2012) foi eleito o mais assustador, aumentando em 34% os batimentos cardíacos dos candidatos;
- A lista dos mais assustadores inclui 20 filmes, destacando “Oddity” (2024), que recebeu o prémio de melhor filme de terror europeu, mas teve um Scare Score menor.
Cada Halloween que passa, procuramos o filme de terror que vai fazer a diferença. Um cinco estrelas no Letterboxd ou simplesmente algo que nos desconcerte por dias a fio. A discussão é longa e as respostas são muitas sobre qual o filme mais assustador no catálogo de terror.
Se havia uma resposta que ainda não tínhamos, era a da ciência. O estudo Science of Scare revela qual o filme de terror mais assustador de sempre.
A pretensão deste estudo é monitorizar os batimentos cardíacos de centenas de voluntários, mais especificamente 250 candidatos, equipados com monitores de frequência cardíaca, enquanto vêem filmes de terror em inglês.
A ideia é estabelecer um Scare Score, que combina a frequência cardíaca (medida em batimentos por minuto – BPM) e a variação da frequência cardíaca (medida em milissegundos), que mede o tempo entre cada batimento cardíaco.
O filme apontado como o mais assustador fez com que os candidatos sentissem um aumento médio de 34% na frequência cardíaca – de 64 BPM em repouso até 86 BPM do filme, com o momento mais assustador do filme (como por exemplo um jump scare) fazendo o coração bater até 131 BPM.
O filme de terror mais ‘Sinister’ de todos os tempos, de acordo com a Ciência
“Sinister” (2012), de Scott Derrickson teve um Scare Score de 96 em 100. O filme conta história de um escritor (Ethan Hawke) que descobre uma caixa com gravações antigas de crimes terríveis. Ao investigar melhor os mesmo, ele e a sua família tornam-se alvos de uma entidade sobrenatural maligna.
A Euronews avança a notícia, que divulgou também a lista com os vinte filmes mais assustadores, de acordo com os seus Scare Scores. Em último lugar ficou um filme que conheceu as salas de cinema portuguesas este ano, no festival de terror Motelx.
“Oddity” (2024) ganhou o Meliès d’Argent, que reconhece o melhor filme europeu, mas não ficou tão bem classificado nesta lista. Damian Mc Carthy dá vida à vingança de Dani (Carolyn Bracken), uma médium que tenta descobrir a verdade por detrás do homicídio da sua irmã.
A lista do Science of Scare Project também inclui filmes que privilegiam jump scares – o que parece fazer bastante sentido, considerando que a metodologia é centrada nos batimentos cardíacos.
Vê “Sinister” no Halloween e comprova se este estudo está certo.