Novo extraction shooter chega à Steam em 2025 e promete inovar o género
A Sharkmob regressa à Steam em 2025 com um novo jogo que promete inovar o género do extraction shooter, intitulado “Exoborne”.
“Escape from Tarkov” e “Hunt: Showdown” são alguns dos extration shooters que tornaram o sub-género popular nos últimos anos, principalmente na Steam. Neste tipo de gameplay, o jogador é convidado a iniciar uma missão na qual terá de enfrentar inimigos (PvPvE), na procura por equipamento ou outro tipo de recompensa. Por norma, estes títulos são também rogue-like, o que significa que quando morre, o jogador perde tudo e regressa uma versão básica da sua personagem.
Em 2025, os fãs deste sub-género podem experimentar um novo projeto que promete inovar – “Exoborne”. Martin Hultberg (CMCO & Narrative Director) e Brynley Gibson (Executive Producer) apresentaram o jogo aos media esta semana, com a promessa de que o PlayTest da Steam seria a oportunidade perfeita para conseguirem o feedback da comunidade que definirá o futuro do jogo.
Qual a história de “Exoborne”?
O título da Sharkmob, developer responsável por “Vampire The Masquerade: Bloodhunt“, leva o jogador a um futuro não muito distante. O planeta Terra é ameaçado por uma catástrofe ambiental, travada pela Rebirth Corpotation, uma empresa tecnológica que desenvolve as STRATO Towers. Estas torres tinham como objetivo controlar a atmosfera do planeta mas, na realidade, acabam por ser usadas para dominar também a humanidade.
Os protetores das STRATO Towers foram equipados com Exo-Rigs, exoesqueletos capazes de lhes conceder habilidade avançadas. Contudo, é-lhes colocado ainda um implante capaz de os controlar. Os indivíduos capazes de se libertar ficam conhecidos como os Reborn, formando um movimento de resistência que leva a Rebirth Corporation a agir.
Numa tentativa de travar os seus avanços, a empresa usa as STRATO Towers contra eles, culminando numa catástrofe ambiental que altera por completo o planeta, deixando-o em ruínas. Tu, o jogador, és um dos sobreviventes e terás de navegar por Colton Country, uma região afetada por inundações, tornados, tempestades, crateras, e muito mais.
Força da Natureza, Exo-Rigs e RvR tornam “Exoborne” num jogo único
Durante a apresentação de “Exoborne” foram destacadas três características principais do título: Clima Dinâmico & Forças da Natureza, Equipamento Hi Tech & Exo-Rigs, e Risco vs Recompensas.
O Clima vai obrigar-te a adaptar o teu gameplay
Acontecendo num planeta pós-catástrofe climática, “Exoborne” mergulha-te num mapa em constante mudança. Terás de te adaptar ao nevoeiro, chuva, tornados, tempestades, fogos, gás tóxico e muito mais. Cada elemento traduz-se em novas recompensas, mas também novos perigos.
Por exemplo, podes usar o ar quente do fogo para voar com o glidder mas se este se juntar a um tornado, toda a área acabará destruída. Isto obriga-te a escolher constantemente entre continuar, mudar de rota ou regressar à base, deixando para trás loot importante.
Um Exo-Rig em constante atualização
Existem três mapas principais, com perigos e recompensas que vão aumentando. O teu Exo-Rig base permite-te cair sem receber dano mas o ideal é conseguires upgrades (na forma de mods), que resultam em habilidades únicas, desde o lança granadas, à capacidade de atirar raios elétricos aos inimigos.
O facto de puderes adquirir vários Exo-Rigs alimenta diversos tipos de gameplay, desde algo mais defensivo quando estás à procura de materiais, a um equipamento mais ofensivo e perfeito para lutares contra outros jogadores ou explorares áreas mais avançadas do mapa. Cada missão pode ter um Exo-Rig diferente e personalizado ao teu estilo de jogo.
Boas recompensas, maior o perigo de perderes tudo
Como referido acima, o mapa mundo de “Exoborne” possui áreas mais iniciantes e outras mais avançadas. O loot que encontras nelas melhora consoante os perigos aumentam. Isto significa que a vontade de ter o melhor Exo-Rig tem de ser ponderado. Podes estar quase a conseguir a armadura perfeita, e morreres, regressando ao base.
“Exoborne” entrou hoje na fase de PlayTest na Steam e podes candidar-te a participar através da plataforma. O jogo será lançado em 2025 também para PS5 e Xbox Series X/S. Curioso para descobrir este novo extration shooter?